Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Programas essenciais para o computador

Programas essenciais para o computador

Categoria: Informática
Visitas: 14
Comentários: 13
Programas essenciais para o computador

O computador é ferramenta essencial nos dias de hoje. Não só para entretenimento, como para o trabalho. Mas existem fatores essenciais para desfrutar de todo que o computador oferece. Fatores que podem melhorar a sua performance e torna-lo mais rápido e eficiente. E outros ainda se tornam obrigatório para obter um bom resultado, evitando assim o comprometimento do seu Pc. Existem alguns programas que realmente são essenciais para o seu bom desempenho. A maioria deles pode ser baixado diretamente da internet. Alguns deles são freeware (gratuitos), outros são shareware (com licença temporária de uso). Segue abaixo uma lista desses programas que se fazem necessários para o bom funcionamento do seu computador, junto com a explicação acerca da sua função. É aconselhavel também que se baixe os programas em seu idioma, para que possam ser aproveitados o máximo de seus recursos.

Antivírus: Servem para assegurar uma navegação segura na internet. Hoje em dia é obrigatório que se tenha um antivírus instalado no computador. Existem milhares de vírus espalhados pela rede que podem causar severos danos ao seu computador. Desde os chamados spy que são verdadeiros espiões que espionam o seu Pc, até aqueles que podem destruir literalmente o seu computador. Alguns fazem com que sejam perdidos dados importantes que na maioria das vezes são irrecuperáveis e outros podem comprometer o desempenho, tornando-o lento demais.

Limpador. Limpa literalmente arquivos mortos ou danificados que estão comprometendo o desempenho e a velocidade do seu Pc.

Descompactador. Alguns arquivos disponíveis na internet se encontram em formato compactado, ou seja, uma forma de armazenamento de arquivos onde se diminui o tamanho do mesmo. Quando baixado um arquino desse tipo é necessário descompactar-lo para que este seja aberto.

Player de áudio: Normalmente já vem instalado no computador. Serve para ouvir músicas.

Player de vídeo: Serve para assistir filmes e qualquer tipo de mídia de vídeo. Pesquise na internet aquele que suporta a maiorvariedade de formatos de vídeo, pois são vários os formatos encontrados pela internet. A maioria destes players também executam músicas.

Leitor de PDF: Muitos arquivo de texto da internet estão no formato PDF que é um formato muito usado em e-books (livros virtuais) e documentos importantes. É necessário um leitor de PDF para que seja executados arquivos desse tipo.

Gerenciador de downloads: Serve para otimizar os downloads. Pode pausar e reiniciar downloads de arquivos grandes, agendar downloads e procurar arquivos em deferentes sites e até dividir em partes baixando-as simultaneamente.

Navegador: Também conhecido como browser, sua função é exibir o conteúdo da internet. Existem muitos navegadores, mas procure um atualizado e que não seja muito pesado para não desacelerar a sua internet e evitar que alguns sites não consigam abrir.

Gravador de cds: A maioria dos Pcs já vem com este programa, mas se desejar baixar algum fica à seu critério.

Pacote Office: É um conjunto de programas com editores de textos, planilhas, programas para fazer apresentação em slides e banco de dados locais. Normalmente já vem com o computador.

Pronto. Com estes programas será possível desfrutar de todos os recursos que o seu computador oferece, seja para divertimento o trabalho.


Celia Silva

Título: Programas essenciais para o computador

Autor: Celia Silva (todos os textos)

Visitas: 14

784 

Imagem por: betic0

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 20:29:24

    Esses programas são bem importantes e altamente necessários. Por eles serem pesados, acabam carregando demais a velocidade e o bom andamento no uso, então, recomenda-se salvar os arquivos em um HD externo. É uma das melhores soluções.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Davi

    06-05-2014 às 12:19:06

    horrivel

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    08-10-2012 às 16:13:15

    Quem trabalha pela internet deve ter os programas essenciais e eficientes para um melhor desempenho.Cada vez há mais programas para adaptar no computador, mostrando-se realmente mais eficazes e rápidos.A grande necessidade deles faz com que a tecnologia se aperfeicoe cada vez mais.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 03:44:16

    Um dos programas que não vivo sem no meu computador é o Concept Draw. Ele cria mind maps e brainstorm o que ajuda muito nos momentos sem criatividade. Além de ajudar a organizar os pensamentos e tarefas a serem realizadas.Outro que uso bastante é do pacote Office 2010, que é o One Note. Excelênte organizador. Como é uma espécie de fichário, conseguimos colocar pastas de diferentes áreas, além dos aplicativos legais que possui.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    28-09-2012 às 14:31:50

    Quase todos os autores são unânimes no que diz respeito à necessidade de programas especiais para o computador.Na verdade o trabalho hoje exige cada vez mais conhecimentos e programas especiais para uma boa performance.Assim, há que ter os programas mais simples e que sejam eficazes para o trabalho a desempenhar por cada um. E, nunca esquecer de um anti- vírus e de esvaziar os e-mails e ficheiros.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:29:30

    Um bom antivírus é essencial para poder se navegar tranquilo na internet, eu uso um antivírus gratuito o Avast Free Trial e estou satisfeito, ele é bem básico mas protege contra vírus e malwares.Com os programas citados no texto já é possível navegar e realizar a maioria das atividades na internet, sendo que muitos deles já vem instalados no computador e os que não vierem são facilmente baixados em sites como Baixaki

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    27-09-2012 às 12:51:14

    Existem diversos programas que são fundamentais em um computador. Todos os que você citou realmente são indispensáveis: Antivírus, limpador, descompactadora, Player de áudio, player de vídeo, leitor de PDF, gerenciador de downloads, navegador, gravador de cds e o pacote office. Certamente com ele, todos os usuários poderão desfrutar de todos os recursos que a máquina disponibiliza. Mas além desses, existem muitos outros softwares muito úteis que também ajudam a facilitar o nosso dia a dia.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 14:32:37

    Existem vários programas essenciais e muito importantes para o computador, como por exemplo um antivírus não pode faltar a cada computador, é essencial, e recomendo um programa de limpeza de disco e erros de pc, o CCleaner.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 13:54:47

    Atualmente os programas para computador são cada vez em maior número.Com efeito, hoje há programas informáticos para tudo, desde atrair visitantes a site, fazer tabelas, fazer mini sites ou sites e tantos outros.As técinas informáticas evoluem a cada passo, de modo a tornar cada vez mais simples e rápido trabalho nas empresas e noutros setores.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    25-09-2012 às 06:15:22

    Todo computador, notbook ou netbook precisam ter uns programas específicos para garantirem maior rendimento no uso. Percebemos que sua ausência causa sérios problemas como lentidão, vírus, ele fica pesado e muito carregado. Cuidar para que mantenha tudo funcionando bem é de suma importância. Por isso, adorei suas dicas de programas que não podem faltar de maneira alguma em nosso PC. Valeu!! Muito bom seu texto.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 17:54:56

    Quem é que nunca passou pela experiência quase aterradora de precisar imenso de ter um programa no computador (seja para fins pessoais ou profissionais) e não o conseguir instalar? Por vezes acontece-me e não descanso até que tudo esteja operacional, uma vez que o computador e os seus programas são essenciais em tantas dimensões das nossas vidas. Daqueles a que se referiu, certamente que os mais importantes para mim são as ferramentas do office.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    21-09-2012 às 22:40:28

    dependendo do uso que pretendemos dar, um usuário normal terá de ter basicamente o seguinte: um processador de texto, cálculo, e afins, um antivírus, um bom editor de imagem/fotos, um bom player de vídeo e audio, etc. aconselho: mediaplayer, vlccplayer, microsoft office, microsoft essentials, powerISO, entre outros. por fim, um browser de internet rápido e leve, tal como o google chrome. excelente tema. parabéns e continue a publicar.

    ¬ Responder
  • Duarte Marinhoalicia

    02-05-2012 às 20:46:56

    q bosta kkk n e mesmo????kkk

    ¬ Responder

Comentários - Programas essenciais para o computador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: betic0

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios