Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Informática para a terceira idade

Informática para a terceira idade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 153
Comentários: 29
Informática para a terceira idade

Com a evolução tecnológica que temos vindo a presenciar nestas duas ultimas décadas, podemos afirmar que a tecnologia veio para ficar e que independentemente das idades, esta encontra-se presente em todos os locais da nossa sociedade e marca presença em todos os lares e como tal não são os mais novos que se veem com confrontados com uma nova realidade mas sim os que vieram antes de nós e que nasceram num mundo em que o computador e outros gadgets vieram apenas mais tarde.

Uma coisa é certa, não há idade para se aprender! A tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou género. Diante deste facto, cada vez mais se vê pessoas com mais idade procurar instruir-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar, num mundo em que a informática ocupa um lugar estridente na nossa forma de funcionar em comunidade nesta aldeia global informatizada.

Existem inúmeras opções de cursos, prazos, tempos e modalidades. Há cursos específicos para pessoas com idade avançada, no qual o tempo de cada uma é respeitado, porém muitas pessoas com mais idade preferem buscar conhecimentos em cursos normais, sem delimitação de idade. A escolha fica por conta de cada um, porém é importante não parar no tempo e buscar outras formas de distração, trabalho e interação com o mundo.

A informática é a melhor opção atual para isso. Nela se pode comprar, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, estudar, formar-se à distância eficar a conhecer locais e culturas distantes, entre inúmeras outras possibilidades. Quem não está a par dessa tecnologia, fica distante de um mundo de oportunidades e interação não apenas tecnológica mas também com todo um outro mundo.

Uma vez chegando à terceira idade, muitas pessoas pensam ainda que não são capazes de utilizarem o recurso da informática e ficam abismadas como seus netos têm tanta facilidade de manusear tais instrumentos. Quando tentam utilizar um computador, se deparam com uma dificuldade de lidar com esta nova tecnologia, o que por vezes, pode ser igualmente desmotivador é o facto que, muitos adultos, filhos e netos não terem paciência, por já dominarem a máquina, de passar informações e ensinar os mais velhos a trabalharem no computador.

A dica é procurar cursos ou aulas particulares com profissionais qualificados para ensinar e dar dicas do manuseio dos computadores. Para usar a informática não há limite de idade, as opções estão abertas para todos, independente da idade que tenham. As capacidades quanto à aprendizagem também são as mesmas. Uma pessoa de mais idade talvez exija um tempo maior para lidar com a máquina que uma criança que desde cedo já tem contato com a informática, mas de igual forma, se dedicar-se conseguirá usufruir das possibilidades que os computadores, programas e internet podem dar.

A grande diferença que distingue a aprendizagem da informática na terceira idade é romper barreiras e pré-conceitos impostos pelos mais velhos de que informática é para os jovens, acabar com o receio do manuseio da máquina e mostrar a amplitude do mundo virtual, já que os mais velhos viviam com a dimensão da realidade próxima, do palpável e do que poderia ser visto. A informática vai muito além disso, amplia mundos e conceções. O objetivo da informática na terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias. Daí a importância de conhecer as possibilidades da informática e focar a aprendizagem naquilo que de fato vai ser necessário e importante.

Há pessoas idosas que usam a informática apenas para escrever cartas, outras só querem lidar com a internet, outras querem fazer transações bancárias para não precisarem mover-se aos bancos. Para cada pessoa uma necessidade e uma oportunidade que o computador oferece. A sensibilidade de quem ensina informática na terceira idade é mostrar ao idoso as ofertas e ensinar com calma e paciência o que ele realmente busca nessa tecnologia, aumentando sua autoestima e mostrando que todos são capazes quando se preparam e buscam conhecimentos que os qualificam para o que querem fazer.

A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, pois auxilia na manutenção da memória, proporciona também a apreensão de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas,, enquanto seres humanos, vivendo neste planeta e que têm agora de fazer parte um planeta interligado, não só fisicamente mas também digitalmente.


Rosana Fernandes

Título: Informática para a terceira idade

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 153

783 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 29 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 19:40:20

    É ótimo saber que eles também estão se modernizando. Só precisam de cuidados para não exagerarem.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • harmonia

    11-04-2014 às 23:55:41

    Curso de informática para Adultos e Terceira Idade em São Paulo -(Rua Clelia 2118, Lapa e Av dos Autonomista 3738 - Osasco Tel Contato (11) 3628-7315

    ¬ Responder
  • José Carlos da Costa

    13-04-2015 às 20:44:29

    Boa Tarde,
    Vc dá aula particular em domicilio?
    Cidade: Diadema (proximo Km. 20 IMIGRANTES)
    Fone: (11) 4061-1230

    ¬ Responder
  • ana elizabeth torres

    06-10-2013 às 18:53:20

    Estou aceitando dar aulas de informática para senhoras da terceira idade na parte da manhã. Moro em Guarulho-SP e pretendo dar aulas na minha casa. Quero deixar minhas futuras alunas bem à vontade para me dizerem suas dúvidas e o que querem aprender. Pretendo cobrar por aula dada, assim não nos amarramos com mensalidades e compromissos. A aluna terá aula quando quiser. É só agendar por telefone. As aulas serão individuais. Meu e-mail é: [email protected]
    Tel. (11)9-6868-4849

    ¬ Responder
  • Carla Barbosa

    11-04-2013 às 19:51:08

    Estou procurando professores interessados em dar aula para idosos na parte da manhã. No bairro de Campo Grande. Caso alguém se interesse favor enviar currículo com pretensão salarial referente a hora/aula para [email protected]

    ¬ Responder
  • maria manso

    08-10-2014 às 00:16:51

    olá boa noite! sou prog. informática e gostava de ensinar pessoas idosas a usar pc.
    vi este anúncio.
    não sei se ainda procuram!!!
    obrigada

    ¬ Responder
  • ba

    21-05-2013 às 07:00:23

    idaiii

    ¬ Responder
  • leide

    01-03-2013 às 11:00:47

    admiro muitissimo a terceira idade, amo as minhas avos e foi pensando nelas q comecei o meu projeto ensinar informatica a essas pessoas tao especiais e essenciais em nossas vidas, quero somar a pessoas q apostam nesse projeto tao maravilhoso e importante.

    ¬ Responder
  • ElianeteElianete Vieira

    20-10-2012 às 23:50:14

    Uma das maneiras de trabalharmos a memória é estudar e aprender algo novo que estimule o raciocínio e a memorização.
    Dia 24/10 a partir das 18:30 estarei lançando o livro Desvendando a Informática na Melhor Idade que ensina a usar o computador, a internet, comunicação com pessoas que vivem longe, uso das redes sociais, numa linguagem simples e clara destinado à todas as idades principalmente à melhor idade. Pessoas que não sabiam usar o computador hoje enviam e-mail para mim. Fico muito feliz com isso.
    Espero vocês na Livraria Martins Fontes Paulista (Av.Paulista 509, ao lado metro Brigadeiro). Abraço. Elianete

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    17-09-2012 às 17:01:22

    estão todos a tempo de aprender. É bom que os idosos também aprendam

    ¬ Responder
  • ElianeteElianete

    16-06-2012 às 12:58:42

    Já se encontra a venda a 2a edição do livro Desvendando a Informatica na Melhor Idade, pela editora Scortecci. A sessão de autógrafos ocorrera na Bienal do Livro dia 11/08 as 16:30 no stand da editora.
    Vendas: Asabeça, Cultura e Martins Fontes.
    Detalhes em www.elianetevieira.com. Aqui faço divulgação das pessoas que ministram treinamento. Quem quiser q eu divulgue basta me contatar.
    Podemos agendar sessão de lançamento e autógrafos exclusivo para vocês!
    Obg pela atenção.
    Elianete

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãookaoskoakok

    04-06-2012 às 19:19:11

    adorei esse site

    ¬ Responder
  • márciamárcia

    22-05-2012 às 01:09:03

    oi rosana,estou fazendo meu tcc sobre inclusão digital na terceira idade,mas preciso da data em que você escreveu este texto para poder usá-lo,e também preciso saber em qual área você trabalha,obrigada

    ¬ Responder
  • LucianeLuciane

    04-05-2012 às 16:50:18

    Dou aula de informática para 3ªidade em uma ONG, eles são uns fofos muito atenciosos e com uma vontade imensa de aprender, alguns tem mais facilidades outros não, ai conheça a neura e a ansiedade toma conta, então tenho que ter jogo de cintutra. Sempre falo que cada um tem seu tempo. Dou aula de básico e avançado quando termina o curso eles não querem sair da oficina de informática, pois temos um vínculo muito grande de amizade, é muito legal e para ficar melhor ainda em meses intercalados fazemos bingos e palestras e um delicioso chá da tarde, é ótimo adoro o que eu faço, sem contar que tenho muita paciência e carinho pelos meus alunos.

    ¬ Responder
  • David

    24-03-2014 às 19:09:38

    Olá Luciane, estou participando de um projeto aqui na minha cidade de inclusão digital para idosos, e gostaria de sua ajuda, se for possível é claro, em relação ao conteúdo das aulas, o tempo de cada uma delas e outros. Se possível, mande para mim por email. [email protected]

    ¬ Responder
  • Amanda

    09-08-2013 às 21:56:11

    Olá Luciane,
    Sou universitária e tenho um trabalho para falar sobre formas de aprender em tempo livre e realizar um documentário, vi que você dá aula para a 3ª Idade em uma ONG e tem muito carinho pelos seus idosos (e eu admiro muito), poderia me dizer onde é a ONG? Sou de São Paulo a ONG fica na cidade de São Paulo?
    Se puder me responder ficaria agradecida.
    Obrigada :)

    ¬ Responder
  • Sandra

    29-10-2012 às 14:34:53

    Olá Luciane,

    Gostei da sua matéria, também dou aula de informática para Sras. e gostaria se possível de dar aulas nos sábados. Moro em Copacabana, se souber de alguém que queira ter aulas e puder me ajudar eu agradeço.
    Sandra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRafael

    03-07-2012 às 14:02:57

    Olá, Luciane! Achei interessante o que você disse. Também dou aulas de informática para terceira idade e gostaria de conversar com você a respeito. Se possível, entra em contato comigo pelo email: [email protected]

    Abraço!

    ¬ Responder
  • Sandra

    27-09-2012 às 19:49:26

    Adorei o texto fslando sobre como lidar com a terceira idade, comecei a dar aulas de informática meio de brincadeira ensinando um amigo com planilhas do excel, faço digitação de trabalhos e agora surgiu a oportunidade de trabalhar com idosos fiquei um pouco receosa porem estou adorando tenho 3 alunos super bonzinhos e cada com uma necessidade diferente, gostaria de mais dicas, Luciene se puder entrar em contato comigo, desde já agradeço ( esta semana tive a oportunidade de conhecer uma ONG e fiquei encantada-assim que tiver mais tempo quero me dedicar a alguma coisa deste tipo)

    ¬ Responder
  • olanildaolanilda

    18-04-2012 às 21:11:01

    Estou procurando material para projeto voltado para inclusão digital na terceira idade.

    ¬ Responder
  • jonathan fernando pindulujonathan fernando pindulu

    03-04-2012 às 20:44:04

    gostei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    08-03-2012 às 13:10:05

    Já existem sensores (mica2) para detectar se uma pessoa da 3ª idade tem uma queda e se essa queda pode ser, ou não, um problema de saúde.

    Por exemplo se a pessoa ficar mais de 10 segundos no chão, pode ser algo grave.

    O que acham desta tecnologia?

    ¬ Responder
  • Emerson PereiraEmerson Pereira

    21-02-2012 às 15:49:05

    Achei bacana a forma como dissertou sobe a importância da informática na Terceira Idade, pois ministro aulas particulares há mais de 15 anos a esse público e percebo que é uma troca muito gratificante, além de um orgulho ímpar vê-los se desenvolver tomas as rédeas do computador

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNubiara Godoi

    30-11-2011 às 18:46:13

    È muito bom poder ministrar aulas de informática para a terceira idade, estou terminando a faculdade (curso de Sistemas de Informação) e tive a oportunidade de fazer um estágio dadno aulas para essa pessoas especiais.
    Por conta disso resolvi fazer um mestrado e seguir carreira acadêmica.

    ¬ Responder
  • dina pintodina pinto

    19-07-2011 às 08:05:57

    gostava que me imformaçem onde posso ter aulas de informatica tenho 55 anos mais não quero parar ainda estou desempregada obrigado

    ¬ Responder
  • Lucas LimaLucas Lima

    12-04-2011 às 14:51:44

    @nilce velez
    Se vc mora no Rio de Janeiro, na Tijuca tem a Bit Company, se se interessar entra em contato comigo: [email protected]

    ¬ Responder
  • odnanreefodnanreef

    17-02-2011 às 02:14:29

    Realmente as aulas de informática para terceira idade possibilitam novas descobertas e novos desafios, eu fiz o curso em uma escola no campo belo, http://www.ibit.com.br/informatica-para-terceira-idade.htm e hoje sou uma pessoa realizada, pois o curso de informática aumentou minha auto estima.

    ¬ Responder
  • nilce veleznilce velez

    03-02-2011 às 01:47:32

    gostaria de saber ,onde sao esses curso!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSilvania

    29-01-2011 às 13:39:22

    Estou buscando material para a minha monografia, que será voltada para a informática na 3ª idade.

    ¬ Responder

Comentários - Informática para a terceira idade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Aprenda a emagrecer com os homens

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Aprenda a emagrecer com os homens\"Rua
Não há igualdade entre homens e mulheres quando o assunto é perder de peso. Emagrecer é biologicamente mais fácil para eles, afinal, os músculos a mais e os hormônios a menos têm impacto direto no metabolismo e na fome. Além disso, elas costumam colocar expectativas muito altas no emagrecimento. Já pensou “quando eu for magra vou ser feliz” ou algo do tipo? Então, isso é algo que eles não fazem. Mas existem alguns hábitos que podem ser copiados deles para acelerar o emagrecimento delas também. Confira.

1 - O que eles têm: mais massa muscular
Comparado às mulheres, os homens têm mais músculos e menos gordura, o que garante um gasto maior de calorias, mesmo quando eles estão descansando, e, consequentemente, um metabolismo mais acelerado. Além disso, a massa muscular tem papel essencial na captação de glicose, substância que ajuda no acúmulo de gordura.

O que nós podemos fazer: Musculação ou outra atividade que renda músculos mais fortes, como pilates ou boxe.
Mas se você estiver em processo de emagrecimento, é melhor trocar a balança pela fita métrica. Isso porque o músculo também pesa e, mesmo perdendo gordura, você verá que o ponteiro da balança não irá abaixar como o esperado. Mas ao contrário da gordura, que ocupa muito espaço nos lugares errados, o crescimento dos músculos é mais restrito e localizado. Ou seja, o aumento da massa muscular vai te dar curvas e você verá suas medidas diminuindo progressivamente.

2- O que eles têm: equilíbrio hormonal
Para começar, eles não têm TPM, que vem acompanhada daquele desejo súbito de comer uma barra de chocolate (das grandes). Além disso, não passam, como as mulheres, por oscilações hormonais durante o dia todo. Um estudo realizado na Universidade de Ottawa, por exemplo, descobriu que os hormônios são os responsáveis pelo aumento do apetite das mulheres após o exercício. Os homens não sentem o mesmo efeito.

O que nós podemos fazer:
Se os sintomas da sua TPM forem muito intensos, vá ao ginecologista e pensem juntos na possibilidade de fazer uma terapia hormonal para reequilibrar seu corpo. Para controlar a vontade de comer doces no período menstrual, o ideal é apostar em alimentos adocicados, pouco calóricos e com índice glicêmico baixo, ou seja, aquele que mantém a liberação de glicose constante no sangue. Iogurte com pedacinhos de fruta e farelo de aveia é uma boa opção. Devorar um doce cheio de açúcar vai elevar sua glicose, que vai cair bruscamente depois e novamente gerar o desejo de comer um bolo de chocolate inteiro sozinha. Para evitar comer demais após o treino, faça um lanchinho saudável antes de ir malhar.

3- O que eles têm: menor carga emocional
De acordo com o The National institute of Mental Health dos Estados Unidos, de 5 a 15% dos indivíduos diagnosticados com anorexia ou bulimia são homens. Entre os diagnosticados com compulsão alimentar, apenas 35% são homens. A pressão da mídia, da sociedade e às vezes até da família para que a mulher esteja dentro dos “padrões” é maior em comparação com a imposição sentida pelos homens. Tudo isso faz com que ela coloque na perda de peso mais expectativas e inseguranças.

O que nós podemos fazer:
Buscar ajuda para passar por esse período. Conversar com alguém – seja um amigo, um parceiro ou até um psicólogo (existem alguns que são especialistas em emagrecimento) – ajuda a aliviar a carga emocional e a enxergar a perda de peso de forma realista.

Pesquisar mais textos:

Elisangela Lourenço de Oliveira

Título:Aprenda a emagrecer com os homens

Autor:Elisangela Lourenço Oliveira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios