Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Informática para a terceira idade

Informática para a terceira idade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 153
Comentários: 29
Informática para a terceira idade

Com a evolução tecnológica que temos vindo a presenciar nestas duas ultimas décadas, podemos afirmar que a tecnologia veio para ficar e que independentemente das idades, esta encontra-se presente em todos os locais da nossa sociedade e marca presença em todos os lares e como tal não são os mais novos que se veem com confrontados com uma nova realidade mas sim os que vieram antes de nós e que nasceram num mundo em que o computador e outros gadgets vieram apenas mais tarde.

Uma coisa é certa, não há idade para se aprender! A tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou género. Diante deste facto, cada vez mais se vê pessoas com mais idade procurar instruir-se e aprender a lidar com as oportunidades e facilidades que os computadores podem propiciar, num mundo em que a informática ocupa um lugar estridente na nossa forma de funcionar em comunidade nesta aldeia global informatizada.

Existem inúmeras opções de cursos, prazos, tempos e modalidades. Há cursos específicos para pessoas com idade avançada, no qual o tempo de cada uma é respeitado, porém muitas pessoas com mais idade preferem buscar conhecimentos em cursos normais, sem delimitação de idade. A escolha fica por conta de cada um, porém é importante não parar no tempo e buscar outras formas de distração, trabalho e interação com o mundo.

A informática é a melhor opção atual para isso. Nela se pode comprar, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, estudar, formar-se à distância eficar a conhecer locais e culturas distantes, entre inúmeras outras possibilidades. Quem não está a par dessa tecnologia, fica distante de um mundo de oportunidades e interação não apenas tecnológica mas também com todo um outro mundo.

Uma vez chegando à terceira idade, muitas pessoas pensam ainda que não são capazes de utilizarem o recurso da informática e ficam abismadas como seus netos têm tanta facilidade de manusear tais instrumentos. Quando tentam utilizar um computador, se deparam com uma dificuldade de lidar com esta nova tecnologia, o que por vezes, pode ser igualmente desmotivador é o facto que, muitos adultos, filhos e netos não terem paciência, por já dominarem a máquina, de passar informações e ensinar os mais velhos a trabalharem no computador.

A dica é procurar cursos ou aulas particulares com profissionais qualificados para ensinar e dar dicas do manuseio dos computadores. Para usar a informática não há limite de idade, as opções estão abertas para todos, independente da idade que tenham. As capacidades quanto à aprendizagem também são as mesmas. Uma pessoa de mais idade talvez exija um tempo maior para lidar com a máquina que uma criança que desde cedo já tem contato com a informática, mas de igual forma, se dedicar-se conseguirá usufruir das possibilidades que os computadores, programas e internet podem dar.

A grande diferença que distingue a aprendizagem da informática na terceira idade é romper barreiras e pré-conceitos impostos pelos mais velhos de que informática é para os jovens, acabar com o receio do manuseio da máquina e mostrar a amplitude do mundo virtual, já que os mais velhos viviam com a dimensão da realidade próxima, do palpável e do que poderia ser visto. A informática vai muito além disso, amplia mundos e conceções. O objetivo da informática na terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias. Daí a importância de conhecer as possibilidades da informática e focar a aprendizagem naquilo que de fato vai ser necessário e importante.

Há pessoas idosas que usam a informática apenas para escrever cartas, outras só querem lidar com a internet, outras querem fazer transações bancárias para não precisarem mover-se aos bancos. Para cada pessoa uma necessidade e uma oportunidade que o computador oferece. A sensibilidade de quem ensina informática na terceira idade é mostrar ao idoso as ofertas e ensinar com calma e paciência o que ele realmente busca nessa tecnologia, aumentando sua autoestima e mostrando que todos são capazes quando se preparam e buscam conhecimentos que os qualificam para o que querem fazer.

A informática na terceira idade só vem a trazer benefícios, além de ser uma excelente atividade mental, pois auxilia na manutenção da memória, proporciona também a apreensão de algo novo e valoriza a vida e a experiência das pessoas,, enquanto seres humanos, vivendo neste planeta e que têm agora de fazer parte um planeta interligado, não só fisicamente mas também digitalmente.


Rosana Fernandes

Título: Informática para a terceira idade

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 153

783 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 29 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 19:40:20

    É ótimo saber que eles também estão se modernizando. Só precisam de cuidados para não exagerarem.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • harmonia

    11-04-2014 às 23:55:41

    Curso de informática para Adultos e Terceira Idade em São Paulo -(Rua Clelia 2118, Lapa e Av dos Autonomista 3738 - Osasco Tel Contato (11) 3628-7315

    ¬ Responder
  • José Carlos da Costa

    13-04-2015 às 20:44:29

    Boa Tarde,
    Vc dá aula particular em domicilio?
    Cidade: Diadema (proximo Km. 20 IMIGRANTES)
    Fone: (11) 4061-1230

    ¬ Responder
  • ana elizabeth torres

    06-10-2013 às 18:53:20

    Estou aceitando dar aulas de informática para senhoras da terceira idade na parte da manhã. Moro em Guarulho-SP e pretendo dar aulas na minha casa. Quero deixar minhas futuras alunas bem à vontade para me dizerem suas dúvidas e o que querem aprender. Pretendo cobrar por aula dada, assim não nos amarramos com mensalidades e compromissos. A aluna terá aula quando quiser. É só agendar por telefone. As aulas serão individuais. Meu e-mail é: [email protected]
    Tel. (11)9-6868-4849

    ¬ Responder
  • Carla Barbosa

    11-04-2013 às 19:51:08

    Estou procurando professores interessados em dar aula para idosos na parte da manhã. No bairro de Campo Grande. Caso alguém se interesse favor enviar currículo com pretensão salarial referente a hora/aula para [email protected]

    ¬ Responder
  • maria manso

    08-10-2014 às 00:16:51

    olá boa noite! sou prog. informática e gostava de ensinar pessoas idosas a usar pc.
    vi este anúncio.
    não sei se ainda procuram!!!
    obrigada

    ¬ Responder
  • ba

    21-05-2013 às 07:00:23

    idaiii

    ¬ Responder
  • leide

    01-03-2013 às 11:00:47

    admiro muitissimo a terceira idade, amo as minhas avos e foi pensando nelas q comecei o meu projeto ensinar informatica a essas pessoas tao especiais e essenciais em nossas vidas, quero somar a pessoas q apostam nesse projeto tao maravilhoso e importante.

    ¬ Responder
  • ElianeteElianete Vieira

    20-10-2012 às 23:50:14

    Uma das maneiras de trabalharmos a memória é estudar e aprender algo novo que estimule o raciocínio e a memorização.
    Dia 24/10 a partir das 18:30 estarei lançando o livro Desvendando a Informática na Melhor Idade que ensina a usar o computador, a internet, comunicação com pessoas que vivem longe, uso das redes sociais, numa linguagem simples e clara destinado à todas as idades principalmente à melhor idade. Pessoas que não sabiam usar o computador hoje enviam e-mail para mim. Fico muito feliz com isso.
    Espero vocês na Livraria Martins Fontes Paulista (Av.Paulista 509, ao lado metro Brigadeiro). Abraço. Elianete

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    17-09-2012 às 17:01:22

    estão todos a tempo de aprender. É bom que os idosos também aprendam

    ¬ Responder
  • ElianeteElianete

    16-06-2012 às 12:58:42

    Já se encontra a venda a 2a edição do livro Desvendando a Informatica na Melhor Idade, pela editora Scortecci. A sessão de autógrafos ocorrera na Bienal do Livro dia 11/08 as 16:30 no stand da editora.
    Vendas: Asabeça, Cultura e Martins Fontes.
    Detalhes em www.elianetevieira.com. Aqui faço divulgação das pessoas que ministram treinamento. Quem quiser q eu divulgue basta me contatar.
    Podemos agendar sessão de lançamento e autógrafos exclusivo para vocês!
    Obg pela atenção.
    Elianete

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãookaoskoakok

    04-06-2012 às 19:19:11

    adorei esse site

    ¬ Responder
  • márciamárcia

    22-05-2012 às 01:09:03

    oi rosana,estou fazendo meu tcc sobre inclusão digital na terceira idade,mas preciso da data em que você escreveu este texto para poder usá-lo,e também preciso saber em qual área você trabalha,obrigada

    ¬ Responder
  • LucianeLuciane

    04-05-2012 às 16:50:18

    Dou aula de informática para 3ªidade em uma ONG, eles são uns fofos muito atenciosos e com uma vontade imensa de aprender, alguns tem mais facilidades outros não, ai conheça a neura e a ansiedade toma conta, então tenho que ter jogo de cintutra. Sempre falo que cada um tem seu tempo. Dou aula de básico e avançado quando termina o curso eles não querem sair da oficina de informática, pois temos um vínculo muito grande de amizade, é muito legal e para ficar melhor ainda em meses intercalados fazemos bingos e palestras e um delicioso chá da tarde, é ótimo adoro o que eu faço, sem contar que tenho muita paciência e carinho pelos meus alunos.

    ¬ Responder
  • David

    24-03-2014 às 19:09:38

    Olá Luciane, estou participando de um projeto aqui na minha cidade de inclusão digital para idosos, e gostaria de sua ajuda, se for possível é claro, em relação ao conteúdo das aulas, o tempo de cada uma delas e outros. Se possível, mande para mim por email. [email protected]

    ¬ Responder
  • Amanda

    09-08-2013 às 21:56:11

    Olá Luciane,
    Sou universitária e tenho um trabalho para falar sobre formas de aprender em tempo livre e realizar um documentário, vi que você dá aula para a 3ª Idade em uma ONG e tem muito carinho pelos seus idosos (e eu admiro muito), poderia me dizer onde é a ONG? Sou de São Paulo a ONG fica na cidade de São Paulo?
    Se puder me responder ficaria agradecida.
    Obrigada :)

    ¬ Responder
  • Sandra

    29-10-2012 às 14:34:53

    Olá Luciane,

    Gostei da sua matéria, também dou aula de informática para Sras. e gostaria se possível de dar aulas nos sábados. Moro em Copacabana, se souber de alguém que queira ter aulas e puder me ajudar eu agradeço.
    Sandra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRafael

    03-07-2012 às 14:02:57

    Olá, Luciane! Achei interessante o que você disse. Também dou aulas de informática para terceira idade e gostaria de conversar com você a respeito. Se possível, entra em contato comigo pelo email: [email protected]

    Abraço!

    ¬ Responder
  • Sandra

    27-09-2012 às 19:49:26

    Adorei o texto fslando sobre como lidar com a terceira idade, comecei a dar aulas de informática meio de brincadeira ensinando um amigo com planilhas do excel, faço digitação de trabalhos e agora surgiu a oportunidade de trabalhar com idosos fiquei um pouco receosa porem estou adorando tenho 3 alunos super bonzinhos e cada com uma necessidade diferente, gostaria de mais dicas, Luciene se puder entrar em contato comigo, desde já agradeço ( esta semana tive a oportunidade de conhecer uma ONG e fiquei encantada-assim que tiver mais tempo quero me dedicar a alguma coisa deste tipo)

    ¬ Responder
  • olanildaolanilda

    18-04-2012 às 21:11:01

    Estou procurando material para projeto voltado para inclusão digital na terceira idade.

    ¬ Responder
  • jonathan fernando pindulujonathan fernando pindulu

    03-04-2012 às 20:44:04

    gostei

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJosé

    08-03-2012 às 13:10:05

    Já existem sensores (mica2) para detectar se uma pessoa da 3ª idade tem uma queda e se essa queda pode ser, ou não, um problema de saúde.

    Por exemplo se a pessoa ficar mais de 10 segundos no chão, pode ser algo grave.

    O que acham desta tecnologia?

    ¬ Responder
  • Emerson PereiraEmerson Pereira

    21-02-2012 às 15:49:05

    Achei bacana a forma como dissertou sobe a importância da informática na Terceira Idade, pois ministro aulas particulares há mais de 15 anos a esse público e percebo que é uma troca muito gratificante, além de um orgulho ímpar vê-los se desenvolver tomas as rédeas do computador

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNubiara Godoi

    30-11-2011 às 18:46:13

    È muito bom poder ministrar aulas de informática para a terceira idade, estou terminando a faculdade (curso de Sistemas de Informação) e tive a oportunidade de fazer um estágio dadno aulas para essa pessoas especiais.
    Por conta disso resolvi fazer um mestrado e seguir carreira acadêmica.

    ¬ Responder
  • dina pintodina pinto

    19-07-2011 às 08:05:57

    gostava que me imformaçem onde posso ter aulas de informatica tenho 55 anos mais não quero parar ainda estou desempregada obrigado

    ¬ Responder
  • Lucas LimaLucas Lima

    12-04-2011 às 14:51:44

    @nilce velez
    Se vc mora no Rio de Janeiro, na Tijuca tem a Bit Company, se se interessar entra em contato comigo: [email protected]

    ¬ Responder
  • odnanreefodnanreef

    17-02-2011 às 02:14:29

    Realmente as aulas de informática para terceira idade possibilitam novas descobertas e novos desafios, eu fiz o curso em uma escola no campo belo, http://www.ibit.com.br/informatica-para-terceira-idade.htm e hoje sou uma pessoa realizada, pois o curso de informática aumentou minha auto estima.

    ¬ Responder
  • nilce veleznilce velez

    03-02-2011 às 01:47:32

    gostaria de saber ,onde sao esses curso!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSilvania

    29-01-2011 às 13:39:22

    Estou buscando material para a minha monografia, que será voltada para a informática na 3ª idade.

    ¬ Responder

Comentários - Informática para a terceira idade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Colares artesanais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Colares artesanais\"Rua
O artesanato tem campo muito vasto para criações, são inúmeras as pessoas que fizeram dessa arte um meio de vida, fazendo dela seu sustento. Cooperativas se organizam desenvolvendo e ensinando pessoas a arte do artesanato, muitas dessas cooperativas produzem peças em grande escala para exportação.
Uma das peças que muito se destacam são os colares artesanais, eles são de tamanhos, formatos e matéria prima diversa, acompanham tendências da moda e também criam novas.

Os colares artesanai, como antes dito, podem ser confecionados de todos os tipos de matéria prima, inclusive o reciclável, o que dá liberdade aos artesãos para criação de uma peça. O colar pode ser de pedras, madeira, plástico, tecido, fitas, crochê, etc. A grande variedade das peças dão oportunidade de estar-se sempre inovando e trocando as bijuterias, que são adornos que embelezam e contribuem para realçar o pescoço e compor como aliados o vestuário.

Quando falamos em colar de tecido, para quem nunca viu, parece que estamos nos referindo a um pedaço de pano ou lenço amarrado ao pescoço, nada disso, um lenço pode ser usado sim dependendo do momento e do lugar mas a intenção aqui é o colar artesanal. O colar de tecido fica muito bonito e é extremamente leve, tem bom visual e detalhes que imitam contas, os de crochê além de colares tem gargantilha, todos esses com variedade de cores ou apenas uma. Os de fuxico assim como os outros, tem detalhes bem femininos, a intenção é mesmo não ser um pedaço de pano e sim um adorno. Caso contrario ninguém usaria não é mesmo?

Há os colares em pedras que ficam muito elegante e, para mulheres que se importam com o significado das cores, funcionalidade e influência astral, os colares feitos com pedras são os ideais, são pedras em lascas ou polidas para não ficar pesado. Tem os colares de madeira que caem bem em todas as estações do ano.

Bem, assim como os colares citados como muitos outros que não foram, os colares artesanais são conhecidos em todo o mundo, essa forma de criar adornos é conhecida e valorizada tanto nas aldeias como nas grandes cidades por criar peças que enfeitam e valorizam e o melhor, estão ao alcance de todos.

Alguns artesãos aceitam trabalhar sob encomenda, nesse caso, a pessoa estará contratando-o para fazer uma peça única, personalizada diferente das outras.
Os colares artesanais estão à venda em feiras, lojas, sites e sem dúvida há sempre uma maneira de ter um e melhor ainda quando são mais.

Pesquisar mais textos:

Sílvia Baptista

Título:Colares artesanais

Autor:Sílvia Baptista(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-09-2014 às 19:33:44

    Um dos melhores acessórios para usar são estes colares artesanais. Ainda mais, que eles não são tão caros e é possível fazer diferentes combinações. Sempre que dar, eu compro colares artesanais.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    08-05-2014 às 19:40:40

    Uma mulher com colares artesanais ficam bem charmosas. O melhor que se pode aprender a confeccioná-las e oferecer às amigas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • simone 24-08-2011 às 01:16:18

    Carol, procura pelo menos escrever certo, nojento é com "J" e não vom "g', pra depois falar de artesanato tá bom?

    ¬ Responder
  • Rose Eliane 20-06-2011 às 05:42:48

    Carol, pessoas riquíssimas da minha roda de amigos não pensam como você... ou você é uma dessas emergentes tipo aquela personagem deprimente do Zorra Total... ou... é uma pobre coitada que pensa que ser chique é esbanjar dinheiro.
    Artesanato... "handmade" peças únicas... arte, querida. Tenho amigos e clientes ricos, mas não sou rica, porém, não como sardinha e arroto caviar.

    ¬ Responder
  • lu 03-03-2011 às 13:10:47

    Querida Carol,se vc acha colares artesanais nojentos,me diz onde vc compra suas jóias de brilhantes,aquelas que a tarracha do brinco dá para comprar um carro.Que pobreza de espiríto!

    ¬ Responder
  • Nina 28-01-2011 às 20:30:10

    Respeite você. Não é porque você não gosta que não exista quem goste. E é noJentos o correto.

    ¬ Responder
  • carol 27-12-2010 às 18:12:05

    esses colares são nogentos e horriveis, fala sério, respeitem os clientes, ou vai pra outro ramo, vai ter mal gosto assim...

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios