Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Intolerância alimentar

Intolerância alimentar

Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Comentários: 7
Intolerância alimentar

Há muita gente que sofre de incómodos desagradáveis após ingerir determinados alimentos. Mas, muitas vezes nem sabem que sofrem de intolerãncia alimentar, relativamente a certos alimentos.

Sintomas como enxaquecas, celulite e problemas digestivos, estão normalmente associados a essa patologia.

Normalmente os sintomas da intolerãncia estão associados àqueles problemas que não têm razão aparente, como por exemplo barriga inchada, problemas gastro-intestinais, dermatológicos ou obesidade.

Estes problemas têm a ver com o processo enzimático responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Quando estas não estão a funcionar a cem por cento, geram algumas reações adversas ao organismo, daí o desconforto e os incómodos que lhe estão associados.

Para saber quais os alimentos que provocam os sintomas pode fazer-se um
teste diagnóstico rápido, chamado teste da intolerãncia alimentar , feito por meio de uma técnica de biofeedbacke, através da qual são enviadaos estímulos ao cérebro, via dois meridianos na ponta de dois polegares, e na consequente quantificação de energia dos respetivos alimentos. São analisados no teste 520 alimentos, que estão representados no gráfico, em três cores, como o verde, vermelho e cinzento.

Considera-se intolerâncias altas, as que estão abaixo dos -90.
Quando isso acontece deve retirar-se imediatamente os grupos de alimentos, da dieta alimentar.

No caso de a pessoa ser intolerante a vários alimentos, convêm retirá-los gradualmente da sua alimentação.

Normalmente os maiores culpados das intolerâncias alimentares são os cereais, como pão e farinha, que provocam tensão abdominal. Este sintoma desaparece se ele for abolido da alimentação. Deste modo os mais provocadores são a lactose, os laticínios, o trigo e os cogumelos, frutos secos e a carne vermelha.

Quando surgem os problemas alimentares o melhor é consultar um nutricionista, antes de provocar uma inflamação crónica, que consequentemente pode dar origem a retensão de líquidos.
A absorção deficiente pode ainda gerar reações a nível da pele, problemas de digestão, diarreia e vómitos.

O melhor para evitar estas intolerâncias é fazer-se uma alimentação variada, pois a muita repetição é que as provoca.

Assim, para quem tem tendência a repetir os mesmos alimentos, deve variar mais, nos legumes, nas frutas, na carne e no peixe.

A substituição por outros alimentos como soja, vegetais ou beterraba é sempre uma boa opção.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Intolerância alimentar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

707 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:06:38

    É importante saber as razões dessa intolerância alimentar. Às vezes, não é nada, apenas uma mudança de região, costumes em que não estava acostumada antes, enfim...beber água é muito bom para se hidratar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    16-09-2012 às 12:25:28

    há muita gente que não sabe que é intolerante a certos alimentos. eu gostava de saber os alimentos a que sou intolerante. mas como podemos associar enxaqueca e celulite à intolerância alimentar? são dois sintomas muitos comuns, que pode ocorrer a qualquer pessoa. deixa-me mais descansada ao saber que os mais habituais são os lacticínios, pois não consumo. a substituição por alimentos como a beterraba é um processo doloroso para quem gosta de alimentos deliciosos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Gil

    19-07-2012 às 12:59:10

    Comer em demasia às refeições não é nada saudável, sobretudo se a refeição for demasiado gordurosa ou com fritos. Estes devem ser sempre substituidos por cozidos ou grelhados e o mais variados possível. Se as refeições forem leves e variadas não provoca o famoso enfartamento e suas consequências altamente nefastas.
    Para verificar a intolerância do organismo a um dado alimento, o ideal é experimentar um pouco de vários, a fim de testar se tem efeitos desagradáveis. No caso de provocar sintomas digestivos ou desconforto, deve imediatamente colocar-se de lado e substituir por outros. A repetição diária deles pode desencadear os sintomas de intolerância.
    No caso de se verificar intolerância a algum alimento que está presente na nossa ementa diária, devemos dirigir-nos a um nutricionista, a fim de testar vários grupos de alimentos, que ingerimos com frequência.
    Se algum os alguns deles forem os responsáveis pelos incómodos deve ser banido da alimentação e substituido por outro.
    Sofre de intolerãncia alimentar?. Um teste rápido revela que grupos de alimentos deve evitar e que pode ser a chave para ultrapassar enxaquecas, celulite e problemas digestivos.
    Sabia que as intolerâncias alimentares podem estar na origem daqueles sintomas que não têm razão aparente e com os quais convive diáriamente, como barriga inxada, problemas gastro-intestinais e dermatológicos e até celulite?.
    As pessoas têm muita tendência a repetir muito os alimentos e, por mais saudáveis que sejam, podem criar as célebres intolerâncias, alertam os especialistas em nutrição. Tende-se a fazer a mesma base de sopa, mas com a qiuantidade de legumes que temos podemos variar, só é preciso mais imaginação. O ideal é fazer uma dieta personalizada e não se comer apenas carne ou peixe.
    Simples e rápido de fazer, o teste de intolerância alimentar Pronutri é feito por meio de uma técnica de biofeedback, através do qual são enviados estímulos ao cérebro, via dois meridianos na ponta dos dois polegares, e na consequente quantificação de energia de cada alimento.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Gil

    10-07-2012 às 12:46:19

    As dietas com demasiados hidratos de carbono e gorduras, sobrecarregam o aparelho digestivo, provocando sintomas bastante desagradáveis. No sentido de se evitar o problema convêm variar de alimentos todos os dias para o organismo se tornar mais tolerante.
    Comer pequenas doses de vegetais e frutas, carne branca ou peixe, em pequenas porções é o ideal para a intolerância alimentar.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSophia

    09-07-2012 às 11:49:29

    Eu tive que abolir os cereais da minha dieta pois estava a ficar com grave intolerância a estes géneros alimentícios.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDavid Pereira

    09-07-2012 às 11:47:54

    Eu ando a já algum tempo com desconforto intestinal, será que tenho alguma intolerância?
    Onde me devo dirigir para fazer os teste que falou?

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    10-07-2012 às 13:08:29

    Deve fazer num especialista em Nutrição.

    ¬ Responder

Comentários - Intolerância alimentar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios