A Ilíada E A Odisseia
A Sicília é um exemplo, onde se podem encontrar vestígios desses monumentos e objetos, estátuas, templos e ou poemas.
No Museu Nacional de Arqueologia de Atenas, pode acompanhar-se toda a história da Grécia Antiga através de objetos aí expostos.
Contudo, uma das fontes históricas mais relevantes é cnstituída pelos poemas da Ilíada e A Odisseia, de Homero, escritor que viveu no século VIII a.C. No entanto, ainda hoje se discute se ambos os textos serão da sua autoria.
A hipótese mais provável é pertencerem a uma tradição oral assente nos mitos gregos, que foi passada a escrito por Homero.
Mas, no entanto, a importância destes escritos memoráveis não se confinou apenas à Grécia mas marcam também culturalmente a civilização ocidental.
Ainda hoje, estes poemas continuam a inspirar artistas e escritores, sendo adaptados a livros infantojuvenis, ao teatro, ao cinema e no mundo inteiro.
A Ilíada conta a história da guerra de Troia na qual os gregos cercaram os troianos durante dez anos, no século XII a.C.
Ela foi motivada pelo rapto de Helena, esposa de Melenau, rei de Esparta, por Páris, príncipe troiano.
O exército grego, nesta época era liderado por Agamémnon, irmão de Melenau e rei de Micenas.
O principal herói desta história é Aquiles, considerado o maior guerreiro grego, que se recusa a combater após se ter desentendido com Agamémnon, por este lhe exigir a entrega de uma escrava sua.
As lutas continuam até que Aquiles é morto por Páris.
Os próprios deuses tomam partido na guerra, dividindo-se no apoio a cada um deles.
Esta história apaixonou gente de todas as gerações é alvo de estudo nas universidades.
A Odisseia é a continuação da ilíada. Depois de dez anos na guerra de Troia, Ulisses regressa ao reino da itaca, onde é esperado pela mulher Pénelope e o filho Telémaco.
A viagem de regresso foi longa e difícil.
Estas obras, contadas com grande realismo, inspiraram muitos escritores da época e até de hoje.
Os gregos deixaram um legado culturar enorme e contribuíram para desenvolver outros povos que assimilaram a sua cultura e reescreveram as suas obras.