Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Material Escritório > Como Personalizar Cadernos Escolares

Como Personalizar Cadernos Escolares

Visitas: 8
Como Personalizar Cadernos Escolares

Os cadernos, em tamanho A4 ou A5, quadriculados, pautados ou lisos, são os objetos mais usados pelos estudantes, desde de o 1º ciclo à Universidade (para além disto, podem também ser usados em casa com variadas finalidades- como livro de receitas, listas de tarefas a cumprir, entre variados usos possíveis). Convém, assim, optar por modelos adequados à idade e ao gosto pessoal, pensando, no ato de compra, em fatores como a resistência ou a duração dos mesmos. Uma vez que são tão pessoais e que estão nas nossas mochilas ou sacos diariamente durante um período ou um semestre, a personalização dos cadernos é uma opção divertida e que vai de encontro à individualidade de cada um.

Estas sugestões não são propriamente direcionadas para as crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino obrigatório, tendo em conta que nessa etapa, salvo possíveis e raras exceções, existe uma regulação a cumprir quanto aos cadernos, sendo recomendados pelos professores, não sendo assim aconselhável personalizar. A partir do 2º ciclo, os pais podem ajudar os filhos nesta tarefa, ainda que nesta fase de ensino, devido à grande carga horária, os dossiers prevaleçam. Assim, é principalmente para os estudantes do ensino secundário e universitários que estas dicas se dirigem.

Os cadernos ideais para personalizar são aqueles cuja capa é feita de plástico colorido transparente e rijo, de preferência A4. Assim, as colagens são feitas na primeira folha, que é lisa e espessa, deixando a transparência da capa ver a personalização na perfeição. É possível personalizar com vários motivos, tendo em conta os gostos e preferências de cada um/uma. Assim, quem é apaixonado por moda pode personalizar o seu caderno com a etiqueta em cartão que contém o logótipo das marcas de roupa.

Uma ideia interessante é fazer corresponder a personalização do caderno à área que se estuda ou está a pensar estudar. Assim, a título de exemplo, um aluno de jornalismo poderá personalizar o seu caderno com recortes de jornal e um aluno de desenho poderá “oferecer” um original ao seu caderno, desenhando-o diretamente no mesmo. Necessária é a imaginação, uma vez que, sobretudo nos dias frios e chuvosos de inverno, podem ser estas pequenas coisas a fazer a diferença, alegrando o cinzento.

Sofia Nunes

Título: Como Personalizar Cadernos Escolares

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 8

800 

Comentários - Como Personalizar Cadernos Escolares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios