Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Material Escritório > Uma variedade de papel

Uma variedade de papel

Uma variedade de papel

Só quem já entrou numa tipografia em funcionamento, consegue compreender o cheiro, cor e som que se podem experimentar.

O som pode ser incomodativo, não passando de simples barulho aos ouvidos dos menos experientes, mas o cheiro é inconfundível.

O aroma do papel, misturado com as diferentes tintas, origina sensações únicas, apenas relembradas quando “enfiamos” o nariz num livro novo.

Por falar em livros, podemos tentar perceber um pouco mais os diferentes tipos que existem. São muitos, difíceis de enumerar todos, mas podemos referir os mais comuns, como a cartolina.

Esta é um intermédio entre o papel e o papelão. Na prática, chama-se cartão se a folha pesar 180g ou mais por m2, menos que isso, é considerado papel. A distinção entre cartolina e papelão, costuma ser feita pela grossura – é papelão quando supera 0,5mm.

O papel de jornal é um produto à base de pasta mecânica de lato rendimento, cuja superfície pode variar de áspera, alisada ou acetinada.

O papel reciclado, tão em voga, é normalmente constituído por 50% de papel apara (sobras sem impressão). A restante percentagem varia entre os 20 e os 50% de papel impresso e reciclado pós-consumo, variando de acordo com o efeito que se deseja obter.


Rua Direita

Título: Uma variedade de papel

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Imagem por: Photoshop Roadmap

Comentários - Uma variedade de papel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Photoshop Roadmap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios