Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Ferramentas
Visitas: 157
Comentários: 10
Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Os proprietários de pequenos e médios estabelecimentos rurais são responsáveis pela quantidade maior da produção agropecuária no mundo, especialmente no que se refere a alimentos básicos da população. No Brasil, segundo o IBGE são responsáveis pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Os proprietários foram fortemente influenciados, e conseqüentemente abalados pelo assédio da modernização acelerada da agricultura brasileira, que provocou uma quase revolução no campo.

As tecnologias introduzidas nos países, através da agricultura moderna, privilegiam a grande produção, favorecendo os grandes proprietários e marginalizando os pequenos.

A mecanização foi baseada em economias de escala semelhantes à da agricultura norte-americana.

O pequeno produtor ficou a margem desse processo, e quando quis se adaptar acabou investindo num campo desconhecido, que proporcionou pouco acesso às informações de políticas agrícolas, culminando num retrocesso tecnológico, e perdas de propriedades de terra e riqueza social.

Na tentativa de fixar o homem no campo e proporcionar condições de trabalho dento de suas capacidades naturais, é que surge a política de incentivo à utilização da tração animal, ferramenta alternativa indispensável e econômica para uma boa produção das pequenas e médias propriedades.

Dentro desse panorama se percebe a importância que deve ser dada aos pequenos e médios produtores rurais, no sentido de readaptá-los e fornecer instrumentos viáveis à sua economia, desenvolvendo alternativas tecnológicas e propiciar-lhes condições de uso.

A tração animal resolve as principais limitações das propriedades, sem substituir a mão de obra pela máquina e aumentando a produtividade em todos os níveis, pois a mecanização não é viável em regiões de relevo muito acidentado, característica de muitas pequenas propriedades.

Os pequenos estabelecimentos rurais são de importância indiscutível na produção agropecuária mundial, e trabalham quase sempre em condições tecnológicas impróprias, ou por utilizarem tecnologia muito tradicional, ou por terem adquirido tecnologia não adaptada às suas condições técnicas ou sócio-econômicas.

O aprimoramento da força animal, combinando a tração animal com a mecanização, oferece excelentes vantagens tanto na escala de produção, como nas condições topográficas das áreas de cultivo.

Embora seja difícil determinar a aplicação ideal da tração animal entre os agricultores, o conhecimento da realidade indica a necessidade de incentivar seu uso, melhorando a qualidade dos animais, aumentando a quantidade, desenvolvendo tecnologia de trabalhos, inovando, principalmente nas pequenas áreas, onde o trator custaria muito caro.

O melhoramento das raças dos animais de tração, aliado ao aperfeiçoamento dos implementos agrícolas, proporcionará um processo de mecanização intermediária, coerente com as condições dos pequenos produtores rurais, promovendo um avanço tecnológico na produção de milhares de agricultores.


Cláudio Júnior

Título: Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 157

791 

Imagem por: foxypar4

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • neri

    01-09-2014 às 03:55:30

    Olá muito boa a matéria gostei! estou no 2° semestre de bacharelado em desenvolvimento rural. o pequeno produtor esta sempre a mercê das tecnologias, ai trabalha de forma rudimentar, hoje precisamos de empreendedores que queiram desenvolver maquinas e tecnologias de baixo custo para que estes produtores possam adquiri-las e tornar as atividades menos onerosas e mais produtivas, para serrem mais competitivos no mercado agrícola. acredito que as informações do texto devem as pessoas interessadas. obrigado Neri

    ¬ Responder
  • Rua Direitabruna cristina pereira de jesus

    18-06-2012 às 18:55:11

    todus te que utililza a tração animal

    ¬ Responder
  • Sidney JúniorSidney Júnior

    13-01-2012 às 13:05:40

    Os nº na pesquiza mostram a impotancia da produção familiar e pequenas propriedades na produção do pais. Comungo com vc que a tração animal é a grande saída para esses produtores. Por está mais proximo deles que os tratores e seus empementos por custarem menos, além do custos de manunteção serem mais baixos, assim como o dominio da tecnica de recuperação e manunteção estarem mais acessível a esse grupo.

    ¬ Responder
  • renatorenato

    12-12-2011 às 18:22:33

    Muito interessante seu texto.. se pude me manda algum material sobre tração animal eu agradeço. pois estou fazendo um seminario sobre o tema.

    ¬ Responder
  • julio cezarjulio cezar

    03-08-2011 às 17:44:22

    Foi um excelente texto

    ¬ Responder
  • thiagothiago

    16-06-2011 às 15:21:30

    foi otimo para estudar para prova

    ¬ Responder
  • Jeová RafaelJeová Rafael

    17-03-2011 às 23:04:35

    Olá! Esse texto sobre tração animal foi uma mão na roda, to cursando agropecuaria e professor pediu um seminario sobre isso, deu certinho! Parabens!

    ¬ Responder
  • jonathasjonathas

    28-01-2011 às 10:58:23

    ola.
    seu assunto sobre tracao animal foi fudamental
    no meu trabalho para tecnico em agropecuaria
    sempre q puder me mandar uns assuntos sobre agricultura em agradeco muito.
    vai me servir bastante em meu curso

    ¬ Responder
  • ElisElis

    04-11-2010 às 21:52:36

    Oi Claudio, tudo bem?

    Li seu texto e achei interessante
    sobre Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor.

    Gostaria de obter mais algum material sobre o assunto na atualidade pois estou começando a fazer um seminário, agradeço.

    ¬ Responder
  • JOB LUCASJOB LUCAS

    12-08-2010 às 14:01:42

    traçao animal garante energia na produçao agricola, de modo que haJa menos esforço do homem e garantindo maior produçao. é a segunda fonte de energia utilizada na agricultura

    ¬ Responder

Comentários - Tração animal: ferramenta alternativa para o produtor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Energias Renováveis
Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais\"Rua
Economizar energia elétrica é importante para nós e para o planeta, já que esse recurso é produzido, em sua grande maioria, através de processos caros e extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

O consumo racional e eficiente de energia elétrica depende de mudanças de hábito por parte dos consumidores (residenciais, comerciais e industriais), principalmente no que diz respeito a ações cotidianas.

Nesse texto selecionamos algumas dicas e informações de grande utilidade pra ajudá-los a programar o uso racional da energia elétrica em condomínios, empresas e em edificações comerciais.

Tome nota:

•Faça manutenção planejada e constante nas instalações elétricas, e não sobrecarregue os circuitos além do que foi especificado em projeto, ou pelo eletricista. A falta de manutenção e a sobrecarga dos circuitos podem causar curtos, aquecer a fiação e permitir que quantidade significativa de energia elétrica se perca pela rede, e ainda danifique a própria fiação.

•Troque todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (tubulares ou compactas), e, se possível, invista na iluminação de LED. As lâmpadas de LED consomem cerca de 80% menos de energia elétrica, quando comparadas às incandescentes e duram oito vezes mais.

•Se o ambiente é muito grande, muito largo, ou muito extenso, divida a iluminação em vários circuitos. Essa medida permite o desligamento parcial de lâmpadas em desuso ou desnecessárias.

•Em áreas de pouca circulação e de permanência transitória como corredores, sanitários, garagens, áreas de serviço e copas, é recomendável a instalação de sensores de presença, mecanismos que acionam a iluminação somente quando houver circulação de pessoas.

•Em áreas cuja iluminação natural consegue ser aproveitada, podem ser também instalados sensores de fotocélulas, dispositivos que detectam automaticamente a necessidade de acionamento da iluminação artificial quando a iluminação natural é insuficiente (á noite e em dias nublados, por exemplo).

•Mantenha as luminárias sempre limpas para que a potência das lâmpadas seja 100% aproveitada.

•Pinte as paredes internas e os tetos dos ambientes com cores claras, pois essas refletem e espalham a luz para todo o ambiente.

•Troque equipamentos elétricos velhos, motores defasados, aparelhos de ar condicionados antigos, luminárias muito gastas, por modelos mais novos, que já são projetados para consumirem menos energia elétrica, e contam com selos de garantia que os qualificam com relação à eficiência.

•Faça manutenção e limpeza constantes nos aparelhos de ar condicionado. Filtros sujos exigem maior esforço dos aparelhos (maior gasto energético) no processo de refrigeração e ainda causam grande risco à saúde.

•Não deixe caixas condensadoras e resfriadoras do sistema de ar condicionados instaladas em locais onde recebam incidência solar constante. Quando recebem sol durante muito tempo esses equipamentos chegam a consumir o dobro da energia prevista, já que a utilizam primeiramente para promover o seu próprio resfriamento e só depois a refrigeração dos ambientes.

Aproveitem nossas dicas e se precisarem de mais informações, entrem em contato com um profissional capacitado.

Pesquisar mais textos:

Danília Oliveira Gonçalves

Título:Como economizar energia em condomínios, empresas e edificações comerciais

Autor:Danília Oliveira Gonçalves(todos os textos)

Imagem por: foxypar4

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios