Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Lacrosse - aprenda a controlar a bola

Lacrosse - aprenda a controlar a bola

Categoria: Desporto
Comentários: 2
Lacrosse - aprenda a controlar a bola

O lacrosse, ou futebol com sticks, nasceu na América do Norte, no século XV. Não muito disseminado na Europa, conjuga força, velocidade, controlo da bola e aptidão para jogar em equipa. O esforço conjunto visa inserir uma pequena bola numa baliza, utilizando uns sticks com uma rede no topo.

Foi engendrado pelos índios, que lhe atribuíram o extenso nome de dehuntshigwa’e, designando algo como «homens batendo num objecto redondo». Os colonos franceses deram-lhe a actual denominação, que derivará, presumivelmente, da frase: Le jeu de la crosse (o jogo dos bastões).

Nos primórdios, os jogos eram assaz violentos, chegando a registar-se mortos em campo. As batalhas estendiam-se em duração, podendo atingir os três dias, e em número de jogadores (500 a 1000). Recorria-se ao lacrosse para solucionar contendas e para adestrar jovens soldados. Inicialmente, as bolas eram de couro, madeira ou pedra, usando-se, igualmente, crânios das tribos inimigas dissecados.

No século XIX, os Franceses aperfeiçoaram este desporto, tornando-o mais civilizado. Em 1867, um dentista canadiano, William Beers, concebeu um regulamento, encurtando o tempo de jogo e limitando os jogadores a dez por equipa (12 em femininos).

No lacrosse de homens ao ar livre, cada equipa possui três atacantes, que só marcam golos; três médios, que tanto podem marcar golos como defender a sua baliza; três defesas, cujo papel é, unicamente, defender; e um guarda-redes. A finalidade do grupo é marcar golos, metendo uma bolinha de borracha sólida numa baliza. Para tal, usam sticks, que podem ser curtos (pouco mais de um metro), normalmente empregues pelos avançados e médios por serem mais manobráveis, ou longos (entre 132,08 e 182,88 centímetros), aproveitados pelos defesas e guarda-redes por terem tamanho superior e protegerem melhor a baliza. As balizas são quadradas (1,80 x 1,80 metros), e ficam dentro de uma área circular, com cinco metros e meio de diâmetro.

Os golos são válidos se todos os elementos da equipa estiveram no meio-campo adversário. Sendo o contacto físico consentido – corpo contra corpo e stick contra stick. A falta só se comete em caso de stick contra corpo –, os atletas trazem capacetes e luvas e, geralmente, ombreiras, cotoveleiras, joelheiras, protecções para as costelas…

O jogo começa com um “frente-a-frente” semelhante ao do hóquei, com a bola no chão e dois jogadores a disputá-la com o stick. Apanham a bola e passam-na pelo ar até chegarem à baliza adversária. Podem correr com a bola guardada no stick e, inclusive, chutá-la (no lacrosse feminino o pontapé não é permitido).

O ritmo é rápido e a média é de dez a vinte golos por partida. O relógio não pára, excepto quando o árbitro considera que a perda de tempo será excessiva, nos derradeiros três minutos da última parte do jogo.

Não obstante a “velhice” do lacrosse, somente em 2001 teve lugar a realização da primeira edição do único campeonato profissional do mundo – o MLL (Major League Lacrosse), nos Estados Unidos.



Maria Bijóias

Título: Lacrosse - aprenda a controlar a bola

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

645 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Smithg986

    14-10-2015 às 20:14:42

    Enjoyed examining this, very good stuff, thankyou . While thou livest keep a good tongue in thy head. by William Shakespeare. kgddkeeaakebbedd

    ¬ Responder
  • CarlosCarlos

    19-10-2009 às 11:21:24

    E ai. Eu adoro o jogo do stick de luta,ele é muito legal voces não acham?

    ¬ Responder

Comentários - Lacrosse - aprenda a controlar a bola

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios