Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Imóveis Venda > Passos para a compra de um imóvel

Passos para a compra de um imóvel

Categoria: Imóveis Venda
Visitas: 1
Comentários: 2
Passos para a compra de um imóvel

Depois de avaliar pessoalmente, e certificar-se de que encontrou o imóvel dos seus sonhos, resta ainda percorrer diversos caminhos burocráticos.

O percurso inicia na secretaria de habitação do município, verificando situação da área do imóvel, existência de argumento para futura desapropriação ou projeto para ocupar a área posteriormente. Se houver, terá registro no Cartório de imóveis. Feito isso, segue-se a conferência dos documentos oficiais. Verifique registro do título, inscrito no Cartório competente, constando “negativa de ônus”.

Imposto de transferência do bem é responsabilidade do comprador, devido ao município. O pagamento é exigido para emissão da escritura. Para inteirar-se sobre impostos pendentes, solicite “Certidão de Situação Fiscal”. Se o imóvel estiver em condomínio, peça também declaração à administradora ou ao síndico, confirmando que os pagamentos referentes aos serviços estão em dia.

Se o imóvel for para transferência, procure saber se existem ações contra o proprietário. Se houver dívidas, verifique o comprometimento do bem. A Certidão Vintenária atestará ausência de ônus ou previsão de alienação. Este documento garante a integridade jurídica do imóvel, informando hipoteca ou herdeiro, se houver. Em regime de condomínio, a Declaração Negativa de Débitos deverá ser apresentada. Para imóveis financiados, verifique pendências e regras para repasse do contrato.

Se o imóvel ainda estiver na planta, solicite da incorporadora a lista de imóveis levantados pela construtora responsável, e ateste a qualidade do serviço visitando construções informadas. Verifique o registro e a licença de atividade da empresa construtora junto aos órgãos competentes. Na prefeitura, informe-se sobre aprovação do projeto de construção e, no cartório, procure detalhes sobre o registro do imóvel, verificando minúcias do Memorial Descritivo, inclusive a composição do imóvel e acabamento. Saiba se o contrato é por administração ou por empreitada, e veja previsão de custos e reajustes. Teste a idoneidade da empresa verificando ocorrência de registros de ações ou reclamações contra ela. Conheça o cronograma das obras e acompanhe o andamento.

Leia o contrato. Se não puder compreendê-lo, esclareça dúvidas com um advogado. Confirme informações pessoais do proprietário e estude detalhes sobre valores, pagamentos, datas, prazos, condições da venda, e possíveis multas em caso de extrapolação do prazo para entrega.
 
Todos os documentos dos envolvidos na negociação e do imóvel serão entregues ao cartório que lavrará a Escritura, para que se proceda à transcrição do bem no órgão de registro de imóveis.

Pronto! Você conquistou seu imóvel e a segurança de possuí-lo.


Hediene

Título: Passos para a compra de um imóvel

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 1

796 

Imagem por: Visit Hillsborough

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 23:33:42

    Adorei as dicas, bem válidas para quem deseja comprar um imóvel. Não deve esquecer de verificar toda a documentação, ir ao cartório, enfim, todo o cuidado é pouco!

    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • LeiaLeia

    30-11-2010 às 10:38:17

    Quero comprar um imovel, porém, este, é herança de uma familia de 5 irmaõs, 4 destes renunciaram e passaram para os herdeiros de um dos irmão já falecido que também são 5, destes 5 , 3 renunciaram e deixaram para 3 ...Gostaria de saber como proceder diante disso???Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Passos para a compra de um imóvel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Visit Hillsborough

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios