Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Imóveis Venda > Passos para a compra de um imóvel

Passos para a compra de um imóvel

Categoria: Imóveis Venda
Visitas: 1
Comentários: 2
Passos para a compra de um imóvel

Depois de avaliar pessoalmente, e certificar-se de que encontrou o imóvel dos seus sonhos, resta ainda percorrer diversos caminhos burocráticos.

O percurso inicia na secretaria de habitação do município, verificando situação da área do imóvel, existência de argumento para futura desapropriação ou projeto para ocupar a área posteriormente. Se houver, terá registro no Cartório de imóveis. Feito isso, segue-se a conferência dos documentos oficiais. Verifique registro do título, inscrito no Cartório competente, constando “negativa de ônus”.

Imposto de transferência do bem é responsabilidade do comprador, devido ao município. O pagamento é exigido para emissão da escritura. Para inteirar-se sobre impostos pendentes, solicite “Certidão de Situação Fiscal”. Se o imóvel estiver em condomínio, peça também declaração à administradora ou ao síndico, confirmando que os pagamentos referentes aos serviços estão em dia.

Se o imóvel for para transferência, procure saber se existem ações contra o proprietário. Se houver dívidas, verifique o comprometimento do bem. A Certidão Vintenária atestará ausência de ônus ou previsão de alienação. Este documento garante a integridade jurídica do imóvel, informando hipoteca ou herdeiro, se houver. Em regime de condomínio, a Declaração Negativa de Débitos deverá ser apresentada. Para imóveis financiados, verifique pendências e regras para repasse do contrato.

Se o imóvel ainda estiver na planta, solicite da incorporadora a lista de imóveis levantados pela construtora responsável, e ateste a qualidade do serviço visitando construções informadas. Verifique o registro e a licença de atividade da empresa construtora junto aos órgãos competentes. Na prefeitura, informe-se sobre aprovação do projeto de construção e, no cartório, procure detalhes sobre o registro do imóvel, verificando minúcias do Memorial Descritivo, inclusive a composição do imóvel e acabamento. Saiba se o contrato é por administração ou por empreitada, e veja previsão de custos e reajustes. Teste a idoneidade da empresa verificando ocorrência de registros de ações ou reclamações contra ela. Conheça o cronograma das obras e acompanhe o andamento.

Leia o contrato. Se não puder compreendê-lo, esclareça dúvidas com um advogado. Confirme informações pessoais do proprietário e estude detalhes sobre valores, pagamentos, datas, prazos, condições da venda, e possíveis multas em caso de extrapolação do prazo para entrega.
 
Todos os documentos dos envolvidos na negociação e do imóvel serão entregues ao cartório que lavrará a Escritura, para que se proceda à transcrição do bem no órgão de registro de imóveis.

Pronto! Você conquistou seu imóvel e a segurança de possuí-lo.


Hediene

Título: Passos para a compra de um imóvel

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 1

796 

Imagem por: Visit Hillsborough

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 23:33:42

    Adorei as dicas, bem válidas para quem deseja comprar um imóvel. Não deve esquecer de verificar toda a documentação, ir ao cartório, enfim, todo o cuidado é pouco!

    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • LeiaLeia

    30-11-2010 às 10:38:17

    Quero comprar um imovel, porém, este, é herança de uma familia de 5 irmaõs, 4 destes renunciaram e passaram para os herdeiros de um dos irmão já falecido que também são 5, destes 5 , 3 renunciaram e deixaram para 3 ...Gostaria de saber como proceder diante disso???Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Passos para a compra de um imóvel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Imagem por: Visit Hillsborough

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios