Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Ferramentas para todos os gostos

Ferramentas para todos os gostos

Categoria: Ferramentas
Visitas: 18
Comentários: 11
Ferramentas para todos os gostos

Ao ouvido, pode soar a exagero afirmar-se que o simples acto de ter algumas ferramentas sempre à mão, é passível de salvar uma vida!
Contudo, a experiência de algumas circunstâncias comprova-o. O caso do médico é ilustrativo desta realidade. Tendo sido chamado para ver um doente que se encontrava com febre alta, o profissional entrou no quarto, para sair logo de seguida, à procura de um canivete. Voltou, pouco tempo depois, a abandonar os aposentos do enfermo e pediu uma chave de fendas. Saiu uma terceira vez e solicitou um martelo. A família, que estava a ficar deveras preocupada, indagou se o padecimento do seu ente querido era assim tão grave. O doutor não soube responder, pois, na verdade, estava a tentar abrir a sua mala medicinal numa perspectiva de ter condições de o observar…!

Qualquer ferramenta é concebida para um fim e uma utilidade específica; todavia, a versatilidade de algumas delas permite aplicações diferentes e adaptações igualmente válidas. Não convém é chegar a cúmulos em que a chave-mestra dá aulas à fechadura… Ou em que o berbequim fura a língua do miúdo que diz palavrões… Ou em que o martelo dá uma mocada no dedo do garoto que aponta, para lhe desencorajar a falta de educação… Ou em que se comece a puxar as orelhas de alguém com um alicate…Ou em que, com o intuito de fazer desaparecer problemas, se serrem as facturas das contas a pagar… Ou em que uma mente brilhante se lembre de aparafusar os noivos no dia do casamento, numa perspectiva de tornar a união indissociável…

Independentemente da diversidade de propósitos, existem ferramentas de todas as cores e feitios, manuais e eléctricas, que satisfazem as múltiplas necessidades de quem as compra. Pensando bem, as ferramentas estão presentes em várias actividades do dia-a-dia. Até para pregar um quadro na parede se tem de recorrer a elas. Atenção: nos prédios é preciso ter cuidado para não se furar demais; o cimento é escasso e, se não houver cautela, a respectiva obra de arte ainda aparece exposta na sala do vizinho do lado!...

Não há que esquecer que, associada a cada ferramenta, há uma metodologia própria de manuseamento, pelo que será grandemente vantajoso inteirar-se das normas de utilização e de segurança antes de iniciar qualquer trabalho. De contrário, correm-se riscos desnecessários, não apenas no que se refere à deterioração das peças, mas também, e sobretudo, no respeitante à integridade de quem as está a manipular.

Maria Bijóias

Título: Ferramentas para todos os gostos

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 18

638 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 21:27:10

    As ferramentas em casa são essenciais, independente de quais sejam. Elas nos salvam a vida no momento que mais precisamos. A Rua Direita agradece suas informações de ferramentas para todos os gostos!

    ¬ Responder
  • Maria GabrielaMaria Gabriela

    07-10-2012 às 22:02:26

    As ferramentas são algo imprescindível numa casa pois há sempre necessidade de um pequeno conserto disto ou daquilo. O exemplo do uso de ferramentas pelo médico foi um bom exemplo. Também já vi fazer um furo a mais na fita da sandália com a ajuda de um prego e de um martelo. Martela-se o prego por cima da fita da sandália e já está, já podemos ajustar a sandália porque já tem mais um furo.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 17:00:10

    Ferramentas são coisinhas muito úteis. Nos dias de hoje, podemos dizer que são úteis para homens e mulheres. Pena que só descobri isso quando comecei a morar em uma república feminina. Logo, os trabalhos manuais como trocar dobradiças e desentupir a pia virou um trabalho comum.E conforme aparecem os trabalhinhos, compramos mais e mais ferramentas. Chave de fenda, filipis, boca, alicate...só falta uma furadeira... =)

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    04-10-2012 às 08:46:20

    Em qualquer habitação deve haver algumas ferramentas básicas para as necessidades prementes.Delas deve contar o alicate, mertelo, tesouras, berbequim, chave de fendas e serra elétrica, pelo menos.Estas são sempre necessárias para qualquer trabalho de bricolage.

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    02-10-2012 às 22:02:46

    É bom pensar que temos a ferramenta ideal quando precisamos, quando isso não acontece podemos sempre pensar comprar uma, certamente vamos precisar dela mais tarde. Se forem ferramentas muito específicas e caras podemos tentar evitar compra-las pedindo emprestado a um amigo ou em ultimo caso dar o trabalho a um profissional, que em grande parte dos casos sairá mais barato que comprar a ferramenta que precisávamos.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    01-10-2012 às 23:05:49

    Ferramentas são instrumentos que facilitam cada vez as nossas vidas. Que interessante saber que elas possuem uma diversidade e que tem para todos os gostos e estilos. Quando vamos à uma loja, fica até difícil escolher aquela que está de acordo com a nossa necessidade, pois tem de tudo. Precisamos de alguém que entenda do assunto e esteja bem à par, para que nos auxilie e ajude. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    01-10-2012 às 20:11:17

    Meu pai tem um fusca, carro bem antigo que é utilizado para ir para o sítio onde mora a minha avó. Dentro desse carro, meu pai sempre carrega uma mala de ferramentas, que contém todas as básicas e umas mais específicas. Corda e facões já fizeram parte desse arsenal de ferramentas, pois como a estrada é de terra, uma chuva forte pode mudar de figura o caminho, deixando bem liso. Ferramentas são sempre bem vidas!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    01-10-2012 às 01:01:09

    Eu que ando de carro sempre levo comigo um estojo de ferramentas pois nunca se sabe quando pode ocorrer um imprevisto.Já passei por bons apuros uma vez que meu carro apresentou um problema simples porém não pude resolver por não carregar na ocasião nenhuma ferramenta.Mas ter ferramentas é importante em qualquer ocasião , não só no carro, mas ter em casa ferramentas para reparos pode poupar uma boa dor de cabeça.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    23-09-2012 às 22:37:51

    Concordo consigo quando diz que é essencial termos ferramentas sempre à mão (para pregar pregos, ajeitar as dobradiças de uma escrivaninha ou as juntas de uma mesa), uma vez que serão necessárias em muitas ocasiões. A ideia é que tenhamos à mão uma caixa de ferramentas de boa qualidade, sendo que a quantidade e a variedade das ferramentas devem ser, evidentemente, apropriadas à experiência e conhecimento da pessoa que as irá manejar.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    21-09-2012 às 22:11:14

    as ferramentas necessárias em qualquer casa: martelo, chave de fendas de vários tamanhos, chave philips com várias pontas, chaves sextavadas interiores, etc. Actualmente, também serão necessárias chaves torx, pois recentes electrodomésticos trazem parafusos com este tipo de cabeças. a minha ferramenta preferida é a chave de fendas, porque permite por vezes substituir outras chaves. não é o mais recomendado, eu sei. parabéns pelo tema.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoIsabel P.

    15-03-2009 às 20:13:59

    Sabes Maria, eu sou psicologa.

    Sabes Maria , eu adoro martelos.

    Sabes Maria, se eu só tivesse uma ferramenta (martelo) só poderia dar marteladas.

    Sabes Maria, muitas vezes penso (com um enorme prazer) que alguns dos meus pacientes mereciam.

    Sabes Maria, gostei do teu ponto de vista.

    Sabes Maria, vou dar uma martelada.

    ¬ Responder

Comentários - Ferramentas para todos os gostos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios