Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Ferramentas precisa-se!

Ferramentas precisa-se!

Categoria: Ferramentas
Visitas: 8
Comentários: 1
Ferramentas precisa-se!

O Homem precisa de ferramentas para sobreviver, para realizar da forma mais adequada as suas tarefas, para se superar. Inicialmente, viu-se na iminência de criar a lança para caçar ou defender-se dos seus émulos. Posteriormente, inventou a roda porque era necessário transportar-se, tal como a pesados objectos. Entretanto, começou a recorrer a sinais de fumo para comunicar para longe.

Diz-se que o Homem é um “animal de hábitos”, mas, na verdade, ele consubstancia mais um “bichinho das ferramentas”. Se incluirmos o computador neste rol, então não restam dúvidas de que sem as ferramentas o humano não é nada! Considerado por alguns como uma extensão da mente humana, já há quem apelide o fantástico mecanismo de “cérebro electrónico”, que, à semelhança do que ocorre com o original, aquele de, mais ou menos, massa cinzenta, volta e meia é palco de uns curto-circuitos…

Não obstante, as pessoas que gostam de comprar tudo e mais alguma coisa, alvitrando que, de um momento para outro, as ferramentas poderão vir a fazer falta, vão deitando o olho para o que quer que haja de novidade nas prateleiras dos hipermercados ou passam a vida a contemplar, da montra ou do interior, os instrumentos à venda nas lojas da especialidade. Como isto é, normalmente, uma coisa mais de homens, as senhoras bem careciam de uma chave que remendasse as fendas que tal “mania” abre na sua paciência… E, ainda por cima, raramente esse amontoado de apetrechos tem serventia, porque os ditames da indolência ou da inaptidão assim o determinam. De qualquer forma, há que fornecer aos profissionais que se chamam lá a casa para consertar o que se estraga os melhores utensílios, certo?

As ferramentas devem ser usadas para os fins para que foram inventadas e convém que sejam de boa qualidade. As mulheres, todavia, pelo seu espírito prático e “desenrascado” são capazes de prescindir de algumas, que substituem pelo que têm à mão. Os saltos dos sapatos, por exemplo, não servem só para irritar o marido a andar de cá para lá e vice-versa, ou para ameaçar um pirralho teimoso; na realidade, podem sub-rogar o martelo no espetar de um prego.

Independentemente das alfaias predilectas de cada um, o que interessa verdadeiramente é munir-se de uma boa “mala” de “ferramentas” para a vida. Estas não se prendem com o bricolage ou arranjos caseiros, mas com uma postura de dignidade e ética que não fure a liberdade de ninguém. Contudo, é natural que, de vez em quando, se tenha de apertar um ou outro parafuso…



Maria Bijóias

Título: Ferramentas precisa-se!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    04-05-2014 às 04:59:06

    Realmente, o ser humano depende de um monte de ferramentas para que suas tarefas sejam realizadas com êxitos. Ai de nós se não existem. Adorei o texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Comentários - Ferramentas precisa-se!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios