Utilize a lixa correcta
“Percebido”, pensamos nós sem nos apercebermos do que na realidade nos foi dito.
O ato de lixar tem muito que se lhe diga, e muitas são as vezes em que só nos apercebemos disso quando chega a precisa altura de lixar.
Tudo vai depender do que quer lixar. Aí vai poder comprar e utilizar a lixa específica de forma a produzir um trabalho bem feito.
Antes de mais, o que é na realidade uma lixa? A lixa é na realidade um papel com uma superfície abrasiva que serve para planar um material. A lixa vai servir como acabamento, pois tem a capacidade de polir e retirar excessos do material que está a trabalhar.
Quando chega a altura de lixar, há que ter em conta os materiais com que se está a trabalhar. Metais, madeiras e até mesmo gesso.
Existem quatro principais tipos de lixas. As lixas de água, as lixas para ferro, as de madeira e as de massa.
A lixa de água adotou este nome exatamente porque é utilizada molhada. Pode ser em água ou em petróleo, dependendo do material em que vai ser utilizado. Os materiais para usar uma lixa de água são os gessos ou por exemplo a resina.
Se quer lixar uma zona de metal, utilize a lixa para ferro. Os materiais são os mais variados, como o aço, o ferro, o inox, entre muitas, muitas outras.
Para a madeira, a lixa para madeira, naturalmente. Pinho, carvalho, mogno, cerejeira estão entre as madeiras, mas como sabe, a variedade não passa só por aqui, mesmo sendo estas as mais conhecidas.
Para trabalhos feitos em massa corrida, argamassa ou rebocos, as lixas devem ser massa. Ideias para utilizar em paredes depois de rebocadas por exemplo.
As lixas têm, como deve imaginar uma graduação que pode ir de 60 a 600 grãos ou granas.
A má aplicação e lixamento pode traduzir-se num mau resultado, pelo que se aconselha que verifique muito bem o tipo de lixa que usa e compra. Cada uma tem uma tem a sua devida especialidade.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
02-05-2014 às 21:51:40Isso é bem verdade! A lixa deve ser usada corretamente para que não cause problemas na aparência, a Rua Direita adorou o texto!
¬ Responder