Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Já todos ouvimos falar na tiróide e até sabemos (uns mais outros menos) onde esta se encontra. Sabemos que pode trazer complicações se algum problema ocorre e que a cura do problema pode até ser rápida e sem preocupações, mas será que estamos mesmo bem informados sobre o funcionamento desta tão pequena glândula que pode descontrolar toda a nossa vida?

A tiróide, localizada no pescoço (na parte da frente da traqueia) é a glândula responsável pelo funcionamento do nosso metabolismo. Entre outras, a hormona tiroxina (T4) é aqui produzida e a sua importância é muito maior do que julgamos. A hormona T4 regula o gasto de energia de todo o corpo e se o funcionamento da tiróide for demasiado acelarado ou lento, podem ocorrer consideráveis transformações no organismo.

O hipertiroidismo ocorre quando a tiróide produz a hormona tiroxina (T4) em excesso. A sensação de constante nervosismo, trémulas, palpitações ou tensão alta, são alguns dos sintomas. Sensação de fome constante sem nunca aumentarem de peso é também uma característica do hipertiroidismo, tal como um descontrolo na menstruação no caso das senhoras (aumento do fluxo e prolongamento do período de tempo em que ocorre).




Por outro lado, deparamo-nos com o hipotiroidismo. A fraca produção de tiroxina causa uma sensação de cansaço e sonolência, prisão de ventre e retenção de líquidos (sendo que a pele se torna mais seca). Verifica-se um aumento de peso, muitas vezes em resultado da retenção de líquidos.

Não é conhecido nenhum habito que cause alterações ou problemas na tiróide, e embora sendo difícil de acontecer, a falta de iodo na alimentação pode levar ao hipotiroidismo. As variações da glândula pode ocorrer devido a razões genéticas ou casuais.

Para além dos sintomas característicos, uma apalpação na região da glândula faz parte da avaliação clinica. No entanto, as analises ao sangue são obrigatórias afim de serem verificados os níveis/valores de TSH (hormona que regula o funcionamento) e da subida ou descida dos valores normais da T4.

A medicação indicada regulam os níveis da hormona e no caso do hipotiroidismo, em aproximadamente em 4 semanas, as taxas ficam estabilizadas.
Se a destabilização for causada pelo hipertiroidismo, o tratamento também pode ser feito através de medicação, mas muitas vezes é preferível optar por métodos definitivos. A extração da glândula ou a indução de iodo radioativo são tratamentos recorrentes e não complicados.

Com estes últimos métodos, em média, 6 meses será o tempo normal para que se recompanha de uma disfunção da tiróide.
Em todo o caso e apesar das informações que possa recolher, o mais importante será aconselhar-se com o seu médico.


Carla Horta

Título: Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Comentários - Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios