Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Já todos ouvimos falar na tiróide e até sabemos (uns mais outros menos) onde esta se encontra. Sabemos que pode trazer complicações se algum problema ocorre e que a cura do problema pode até ser rápida e sem preocupações, mas será que estamos mesmo bem informados sobre o funcionamento desta tão pequena glândula que pode descontrolar toda a nossa vida?

A tiróide, localizada no pescoço (na parte da frente da traqueia) é a glândula responsável pelo funcionamento do nosso metabolismo. Entre outras, a hormona tiroxina (T4) é aqui produzida e a sua importância é muito maior do que julgamos. A hormona T4 regula o gasto de energia de todo o corpo e se o funcionamento da tiróide for demasiado acelarado ou lento, podem ocorrer consideráveis transformações no organismo.

O hipertiroidismo ocorre quando a tiróide produz a hormona tiroxina (T4) em excesso. A sensação de constante nervosismo, trémulas, palpitações ou tensão alta, são alguns dos sintomas. Sensação de fome constante sem nunca aumentarem de peso é também uma característica do hipertiroidismo, tal como um descontrolo na menstruação no caso das senhoras (aumento do fluxo e prolongamento do período de tempo em que ocorre).




Por outro lado, deparamo-nos com o hipotiroidismo. A fraca produção de tiroxina causa uma sensação de cansaço e sonolência, prisão de ventre e retenção de líquidos (sendo que a pele se torna mais seca). Verifica-se um aumento de peso, muitas vezes em resultado da retenção de líquidos.

Não é conhecido nenhum habito que cause alterações ou problemas na tiróide, e embora sendo difícil de acontecer, a falta de iodo na alimentação pode levar ao hipotiroidismo. As variações da glândula pode ocorrer devido a razões genéticas ou casuais.

Para além dos sintomas característicos, uma apalpação na região da glândula faz parte da avaliação clinica. No entanto, as analises ao sangue são obrigatórias afim de serem verificados os níveis/valores de TSH (hormona que regula o funcionamento) e da subida ou descida dos valores normais da T4.

A medicação indicada regulam os níveis da hormona e no caso do hipotiroidismo, em aproximadamente em 4 semanas, as taxas ficam estabilizadas.
Se a destabilização for causada pelo hipertiroidismo, o tratamento também pode ser feito através de medicação, mas muitas vezes é preferível optar por métodos definitivos. A extração da glândula ou a indução de iodo radioativo são tratamentos recorrentes e não complicados.

Com estes últimos métodos, em média, 6 meses será o tempo normal para que se recompanha de uma disfunção da tiróide.
Em todo o caso e apesar das informações que possa recolher, o mais importante será aconselhar-se com o seu médico.


Carla Horta

Título: Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Comentários - Tiróide – Hipertiroidismo e hipotiroidismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios