Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Timidez - Não se deixe dominar!

Timidez - Não se deixe dominar!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Timidez - Não se deixe dominar!

Uma das melhores coisas que você pode fazer para perder a timidez é enfrentar as situações sociais que teme ao invés de evitá-las. Evitar mantém a timidez e ainda a piora. Na verdade, quanto mais você evitar uma situação social temida, mais assustadora se tornará. Mas por se por outro lado se expuser a essas situações de uma forma planejada e gradual, o seu corpo vai responder com mais calma. Depois de um tempo essas situações vão perder o poder para o assustar como o faziam antes e irá encarar essas situações como quaisquer outras no seu dia a dia.

Agora, algumas pessoas podem dizer-lhe para assumir seus maiores medos primeiro, mas isso não é aconselhável. Se assumir muito em pouco tempo você vai acabar por ficar mais nervoso do que quando você começou. A chave é começar com situações que você pode manipular e trabalhar gradualmente seu caminho até aos encontros mais exigentes. Feito desta forma, a sua confiança e habilidade de enfrentamento construirá uma "escada timidez" para que você possa subir, degrau a degrau sem grandes aflições.

Primeiro de tudo, você precisa de fazer uma lista de situações sociais que você deve evitar. Caso você não tenha dado muita atenção a este tipo de situações, fazendo este exercício (fazendo uma lista) irá aumentar a sua consciência sobre eles. Vamos usar essas situações para criar um plano de ação, e assim tentar listar alguns.

Para ajudar a dar uma ideia, abaixo estão alguns exemplos de situações que muitas vezes causam sofrimento para as pessoas tímidas.

* Ser o centro das atenções
* Conhecer novas pessoas
* Falando com pessoas-pessoas com autoridade, estranhos, amigos ou conhecidos
* Apresentações ou falar na frente das pessoas
* Ter alguém a assistir quando faz algo como assinar o seu nome, comer ou beber
* Festas e reuniões sociais - grupos pequenos ou grandes, amigos ou pessoas que você não sabe
* Ser assertivo, tal como fazer uma reclamação, perguntar sobre um problema ou recusar um pedido
* Ser elogiado
* Ver alguém a bater em alguém que você conhece, inesperadamente
* Receber respostas repentinas

Existem muitos obstáculos a ser enfrentados por alguém que é presseguido pela timidez. O melhor conselho: comece já, hoje, a dar resposta a essa timidez, ponha-a à prova. Não deixe que ela o domine!


Rua Direita

Título: Timidez - Não se deixe dominar!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Timidez - Não se deixe dominar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios