Confira algumas dicas para criar um bom currículo
Dica 1
Não faça o currículo com pressa, pois isso acarretará em descuidos que podem trazer malefícios a você. Dedique o tempo necessário, pois não será tempo perdido e valerá a pena.
Dica 2
Antes de enviar seu currículo para alguma vaga, pesquise sobre o perfil da empresa que está oferecendo essa vaga. Assim você saberá o que destacar em seu documento para ser valorizado no primeiro contato com a companhia, que é pelo currículo.
Dica 3
Nunca copie modelos de currículos que existem na web. Você pode utilizar eles para inspirar-se, gerar ideias ou até adotar poucos tópicos, mas procure sempre ser original para não ser considerado “apenas mais um”.
Dica 4
Sempre coloque suas informações de contato em local de destaque. Por exemplo, no centro do currículo e nas primeiras linhas do documento. Basicamente, deve conter o nome completo da pessoa, telefone fixo, celular e e-mail. Nunca deixe suas informações desatualizadas, principalmente as de contato. Não coloque 2 ou mais telefones fixos ou celulares, pois o mínimo que os recrutadores esperam e o discernimento dos candidatos de decidirem qual telefone fixo ou celular irão utilizar.
Dica 5
Se você está procurando vaga de emprego para duas áreas distintas, faça um currículo para cada. Você pode colocar informações extras em cada um de seus currículos (se for o caso), como por exemplo: hobbies, trabalhos voluntários, atividades extracurriculares. Isso pode falar mais de você para os recrutadores e eles desejam saber sobre como você é pessoalmente, não só como profissional.
Dica 6
Seja sempre claro e objetivo em suas informações sobre seu currículo e seu potencial. Nunca tente mentir ou omitir informações relevantes, pois quando descobertas poderão trazer vários malefícios a você mesmo.
Dica 7
Procure escrever corretamente o português em seu currículo e de maneira informal. Sempre revise as informações, contato, acentuação e gramática. Peça para outra pessoa revisar também. Sem dúvida a atualização e a atenção com esses dados são indispensáveis.
Dica 8
Coloque apenas as informações realmente necessárias em seu currículo. Cursos técnicos, superiores, experiência profissional e estágios são bem vindos. Cursos de idiomas, informática e profissionalizantes também. Dispense colocar informações sobre seu curso de violão ou piano quando tinha 12 anos. Isso demonstrará que você não tem nada mais importante para colocar ou que não tem bom senso.
Dica 9
Algumas informações que são essenciais em seu currículo: Contato; Detalhes sobre você (nome completo, nascimento, cidade onde reside, estado civil e se tem filhos); Experiências profissionais com as atividades desenvolvidas e o período; Formação acadêmica com apenas detalhes relevantes; Atividades extracurriculares como participação em eventos, palestras, cursos; Conhecimentos em Idiomas e outras informações realmente necessárias.
O visual não é o essencial, mas vale a pena dedicar um pouco nisso. Sempre entregue o documento original e não o xerox. Se houver a necessidade de editar não rasure o documento, edite o arquivo e imprima novamente. E lembre-se, nunca exagere, pois o equilíbrio faz a diferença.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Daiany Nascimento
18-09-2012 às 12:53:02Olá autor do ruadireita.com, este seu texto contém dicas importantes para todas as pessoas que desejam arrumar um bom emprego. Concordo com o que você expos, quando um recrutador vai analisar um currículo, ele procura por um conjunto de informações essências e cabe ao interessado na vaga disponibilizá-las em equilíbrio e sem exageros. O que muitas pessoas acabam fazendo é produzir um currículo na pressa ou esquecem que cada vaga necessita de um currículo específico.
¬ Responder