Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

Categoria: Outros
Visitas: 2
Primeiros Socorros

A expressão de " primeiros socorros", significa a prestação de auxílio a alguém que sofreu um acidente, e engloba desde um chamado beijo da vida respiração boca- a- boca, até à colocação de pensos adesivos em feridas.

Numa situação de emergência é muito bom que as pessoas saibam como prestar estes cuidados essenciais, de socorro básicos, assim como colocar uma ligadura ou retirar um pico, com uma pinça, a uma criança por exemplo ou adulto.

Apesar desta ajuda, deve mesmo assim, consultar-se um médico para confirmar se não há nada a agravar a situação de urgência.

Toda a gente deve ter em casa uma mala de primeiros socorros, onde conte, uma tesoura, pensos, ligaduras, mercúrio, algodão, uma pinça , água oxigenada, pomada antissética, lenços e adesivos.

Estes são, com efeito os principais objetos usados para prestar socorro a alguém, como uma queda, desmaio, queimadura, acidentes ou entorses
No caso de um ferimento sangrento, se este for profundo deve haver um procedimento médico porque pode haver necessidade de uma mini -cirurgia. Mas, se for um golpe pequeno, deve lavar-se suavemente, com algodão embebido em água tépida e, de seguida limpar com uma toalha limpa.

Depois basta colocar um penso adesivo a tapar o golpe, e ir mudando para estar bem limpo.

Relativamente a queimaduras, que afetam só a camada superficial da pele, deve colocar-se a zona queimada debaixo de uma torneira corrente com água fria, para deste modo impedir que se formem bolhas. De seguida tapa-se com um pano bem limpo e seco.

Se for pequena, conserva-se seca e tapada durante algumas horas, mas se cobrir uma vasta área, o melhor é ser tratada por um médico.

Os desmaios são normalmente provocados por falta de oxigénio no cérebro, o que leva a pessoa a cair, devido à carência de oxigenação, que atinge o cérebro.
Pode ainda ser devido a excesso de calor, fadiga, falta de alimentos ou do facto de se permanecer muito tempo de pé.

O procedimento a ter com uma pessoa que desmaia é sentá-la e colocar a cabeça entre as pernas até passar a sensação de desmaio. Deitar um pouco de água é igualmente benéfico e dissipa a sensação de tontura.

No caso de um acidente grave, deve-se procurar-se imediatamente a ajuda de um adulto, e chamar uma ambulância, mas até ela vir, deve prestar-se os primeiros socorros, ajudando a pesso a respirar, tentar estancar a hemorragia ou verificar se está ou não consciente.

Quando os tornozelos são forçados para além daquilo que podem, pode dar-se um entorse com inchaço e dores durante dias. Assim, se as dores não passarem tem que se ir ao médico, a fim de observar se houve ou não uma fractura no osso.
Na respiração artificial, introduz-se ar nos pulmões da pessoa que deixou de respirar, para assim reiniciar o seu funcionamento. È a chamada respiração boca-a-boca, muito usual em casos de afogamento ou acidentes.


Pedro gil Ferreira

Título: Primeiros Socorros

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

633 

Comentários - Primeiros Socorros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios