Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

Categoria: Outros
Visitas: 2
Primeiros Socorros

A expressão de " primeiros socorros", significa a prestação de auxílio a alguém que sofreu um acidente, e engloba desde um chamado beijo da vida respiração boca- a- boca, até à colocação de pensos adesivos em feridas.

Numa situação de emergência é muito bom que as pessoas saibam como prestar estes cuidados essenciais, de socorro básicos, assim como colocar uma ligadura ou retirar um pico, com uma pinça, a uma criança por exemplo ou adulto.

Apesar desta ajuda, deve mesmo assim, consultar-se um médico para confirmar se não há nada a agravar a situação de urgência.

Toda a gente deve ter em casa uma mala de primeiros socorros, onde conte, uma tesoura, pensos, ligaduras, mercúrio, algodão, uma pinça , água oxigenada, pomada antissética, lenços e adesivos.

Estes são, com efeito os principais objetos usados para prestar socorro a alguém, como uma queda, desmaio, queimadura, acidentes ou entorses
No caso de um ferimento sangrento, se este for profundo deve haver um procedimento médico porque pode haver necessidade de uma mini -cirurgia. Mas, se for um golpe pequeno, deve lavar-se suavemente, com algodão embebido em água tépida e, de seguida limpar com uma toalha limpa.

Depois basta colocar um penso adesivo a tapar o golpe, e ir mudando para estar bem limpo.

Relativamente a queimaduras, que afetam só a camada superficial da pele, deve colocar-se a zona queimada debaixo de uma torneira corrente com água fria, para deste modo impedir que se formem bolhas. De seguida tapa-se com um pano bem limpo e seco.

Se for pequena, conserva-se seca e tapada durante algumas horas, mas se cobrir uma vasta área, o melhor é ser tratada por um médico.

Os desmaios são normalmente provocados por falta de oxigénio no cérebro, o que leva a pessoa a cair, devido à carência de oxigenação, que atinge o cérebro.
Pode ainda ser devido a excesso de calor, fadiga, falta de alimentos ou do facto de se permanecer muito tempo de pé.

O procedimento a ter com uma pessoa que desmaia é sentá-la e colocar a cabeça entre as pernas até passar a sensação de desmaio. Deitar um pouco de água é igualmente benéfico e dissipa a sensação de tontura.

No caso de um acidente grave, deve-se procurar-se imediatamente a ajuda de um adulto, e chamar uma ambulância, mas até ela vir, deve prestar-se os primeiros socorros, ajudando a pesso a respirar, tentar estancar a hemorragia ou verificar se está ou não consciente.

Quando os tornozelos são forçados para além daquilo que podem, pode dar-se um entorse com inchaço e dores durante dias. Assim, se as dores não passarem tem que se ir ao médico, a fim de observar se houve ou não uma fractura no osso.
Na respiração artificial, introduz-se ar nos pulmões da pessoa que deixou de respirar, para assim reiniciar o seu funcionamento. È a chamada respiração boca-a-boca, muito usual em casos de afogamento ou acidentes.


Pedro gil Ferreira

Título: Primeiros Socorros

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

633 

Comentários - Primeiros Socorros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios