Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Primeiros Socorros

Primeiros Socorros

Categoria: Outros
Visitas: 2
Primeiros Socorros

A expressão de " primeiros socorros", significa a prestação de auxílio a alguém que sofreu um acidente, e engloba desde um chamado beijo da vida respiração boca- a- boca, até à colocação de pensos adesivos em feridas.

Numa situação de emergência é muito bom que as pessoas saibam como prestar estes cuidados essenciais, de socorro básicos, assim como colocar uma ligadura ou retirar um pico, com uma pinça, a uma criança por exemplo ou adulto.

Apesar desta ajuda, deve mesmo assim, consultar-se um médico para confirmar se não há nada a agravar a situação de urgência.

Toda a gente deve ter em casa uma mala de primeiros socorros, onde conte, uma tesoura, pensos, ligaduras, mercúrio, algodão, uma pinça , água oxigenada, pomada antissética, lenços e adesivos.

Estes são, com efeito os principais objetos usados para prestar socorro a alguém, como uma queda, desmaio, queimadura, acidentes ou entorses
No caso de um ferimento sangrento, se este for profundo deve haver um procedimento médico porque pode haver necessidade de uma mini -cirurgia. Mas, se for um golpe pequeno, deve lavar-se suavemente, com algodão embebido em água tépida e, de seguida limpar com uma toalha limpa.

Depois basta colocar um penso adesivo a tapar o golpe, e ir mudando para estar bem limpo.

Relativamente a queimaduras, que afetam só a camada superficial da pele, deve colocar-se a zona queimada debaixo de uma torneira corrente com água fria, para deste modo impedir que se formem bolhas. De seguida tapa-se com um pano bem limpo e seco.

Se for pequena, conserva-se seca e tapada durante algumas horas, mas se cobrir uma vasta área, o melhor é ser tratada por um médico.

Os desmaios são normalmente provocados por falta de oxigénio no cérebro, o que leva a pessoa a cair, devido à carência de oxigenação, que atinge o cérebro.
Pode ainda ser devido a excesso de calor, fadiga, falta de alimentos ou do facto de se permanecer muito tempo de pé.

O procedimento a ter com uma pessoa que desmaia é sentá-la e colocar a cabeça entre as pernas até passar a sensação de desmaio. Deitar um pouco de água é igualmente benéfico e dissipa a sensação de tontura.

No caso de um acidente grave, deve-se procurar-se imediatamente a ajuda de um adulto, e chamar uma ambulância, mas até ela vir, deve prestar-se os primeiros socorros, ajudando a pesso a respirar, tentar estancar a hemorragia ou verificar se está ou não consciente.

Quando os tornozelos são forçados para além daquilo que podem, pode dar-se um entorse com inchaço e dores durante dias. Assim, se as dores não passarem tem que se ir ao médico, a fim de observar se houve ou não uma fractura no osso.
Na respiração artificial, introduz-se ar nos pulmões da pessoa que deixou de respirar, para assim reiniciar o seu funcionamento. È a chamada respiração boca-a-boca, muito usual em casos de afogamento ou acidentes.


Pedro gil Ferreira

Título: Primeiros Socorros

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

633 

Comentários - Primeiros Socorros

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios