Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O incrível Amazonas

O incrível Amazonas

Categoria: Outros
Visitas: 4
O incrível Amazonas

O Amazonas é o rio mais possante da Terra e da florasta húmida, que rodeia as suas margens.
É considerado o maior rio do mundo em comprimento, com 6.400 Km, maior volume e àrea de bacia, abranjendo países como o Brasil, Equador, Guiana, Peru, Bolívia e Venezuela. Percorre todos os kilómetros de oeste e este da América do sul e as suas águas são alimentadas em 20 por cento pelas águas doces da terra, chuva e neve, que cai na América do Sul.

A bacia hidrográfica do Amazonas é rodeada pela cordilheira dos Andes, planalto das guianas e Planalto brasileiro.

A planície é a maior do mundo e próxima do tamanho da Austrália. É ocupada pela floresta húmida da Amazónia, a maior floreta tropical da terra, formada de vegetação densa e húmida.
O seu clima é equatoriial, fica próximo do equador, sendo muito quente e húmido durante todo o ano.

Este clima é favorável a árvores enormes, chegando a 46 m de altura e tem aves lindissimas, répteis, animais arborículas e imensas borboletas.

Nesta floresta perduram animais incríveis como a jibóia, leão dourado, macacos, esquilos, jaguar, urania leilus e tucano.

Contudo, a Amazónia está ameaçada pela desflorestação e alterações climáticas, como por exemplo subida de temperatura.

Há partes da floresta que já foram ocupadas para a prática da agricultura e ranchos de gado.
A floresta do amazonas é incrível e armazena entre 90 e 140 mil milhões de toneladas de carbono. Se estas plantas libertassem o seu carbono para a atmosfera, o efeito de estufa aceleraria o aquecimento global.

Além da vegetação intensa da floresta da Amazónia, há no rio uns colossais quinze por cento de espécies de peixes do mundo, de água doce ou do mar. O seu enorme caudal de água doce dilui o salgado oceano Atlántico por uma extensão até 1600 Km. No entanto, nenhuma ponte atravessa o rio por mais de 4 km, devido à inexistência de povoações à sua volta. Este fato inviabiliza totalmente os projetos de construção de mais pontes no famoso rio.

Esta é assim uma das mais belas paisagens do mundo, devido aos seus animais exóticos, árvores gigantescas, canais, regatos, formados pelas chuvas ,e afluentes de rios.


Pedro gil Ferreira

Título: O incrível Amazonas

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 4

634 

Comentários - O incrível Amazonas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios