Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O incrível Amazonas

O incrível Amazonas

Categoria: Outros
Visitas: 4
O incrível Amazonas

O Amazonas é o rio mais possante da Terra e da florasta húmida, que rodeia as suas margens.
É considerado o maior rio do mundo em comprimento, com 6.400 Km, maior volume e àrea de bacia, abranjendo países como o Brasil, Equador, Guiana, Peru, Bolívia e Venezuela. Percorre todos os kilómetros de oeste e este da América do sul e as suas águas são alimentadas em 20 por cento pelas águas doces da terra, chuva e neve, que cai na América do Sul.

A bacia hidrográfica do Amazonas é rodeada pela cordilheira dos Andes, planalto das guianas e Planalto brasileiro.

A planície é a maior do mundo e próxima do tamanho da Austrália. É ocupada pela floresta húmida da Amazónia, a maior floreta tropical da terra, formada de vegetação densa e húmida.
O seu clima é equatoriial, fica próximo do equador, sendo muito quente e húmido durante todo o ano.

Este clima é favorável a árvores enormes, chegando a 46 m de altura e tem aves lindissimas, répteis, animais arborículas e imensas borboletas.

Nesta floresta perduram animais incríveis como a jibóia, leão dourado, macacos, esquilos, jaguar, urania leilus e tucano.

Contudo, a Amazónia está ameaçada pela desflorestação e alterações climáticas, como por exemplo subida de temperatura.

Há partes da floresta que já foram ocupadas para a prática da agricultura e ranchos de gado.
A floresta do amazonas é incrível e armazena entre 90 e 140 mil milhões de toneladas de carbono. Se estas plantas libertassem o seu carbono para a atmosfera, o efeito de estufa aceleraria o aquecimento global.

Além da vegetação intensa da floresta da Amazónia, há no rio uns colossais quinze por cento de espécies de peixes do mundo, de água doce ou do mar. O seu enorme caudal de água doce dilui o salgado oceano Atlántico por uma extensão até 1600 Km. No entanto, nenhuma ponte atravessa o rio por mais de 4 km, devido à inexistência de povoações à sua volta. Este fato inviabiliza totalmente os projetos de construção de mais pontes no famoso rio.

Esta é assim uma das mais belas paisagens do mundo, devido aos seus animais exóticos, árvores gigantescas, canais, regatos, formados pelas chuvas ,e afluentes de rios.


Pedro gil Ferreira

Título: O incrível Amazonas

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 4

634 

Comentários - O incrível Amazonas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios