Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Mito de Endímion

Mito de Endímion

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Mito de Endímion

O mito de Endímion pertence à tradição grega. Endímion em termos genealógicos aparece-nos de várias maneiras consoante o autor. É apresentado como filho de Étilo ou de Zeus e de Cálice, embora por vezes suja como filho do próprio Zeus. Na lenda mais comum Endímion surge como um pastor (embora alguns autores o vejam como rei ou caçador) dotado de uma incrível beleza que faz surgir na figura mitológica de Selene um grande amor.

Deste modo, Zeus permite a Endímion, através de um pedido de Selene, a realização de um desejo. Endímion escolheu dormir o sono eterno, preservando-se assim eternamente jovem. Outros autores referem que o sono de Endímion fora uma punição de Zeus que ao ter entrado para o Olimpo desejou o amor de Hera.

A lenda de Endímion e Selene é contada de forma diferente na Élide (região da Grécia antiga, na costa ocidental do Peloponeso. Na sua cidade principal celebravam-se os jogos Olímpicos) e na Cária (Antiga região do sudoeste da Ásia menor, banhada pelo mar Egeu e pelo Mediterrâneo oriental).

Na Élide Endímion era o seu rei, que se uniu a Selene e que desta relação resultaram cinquenta filhas. Na Cária, Endímion era um jovem príncipe que se encontrava a caçar cansado decidiu descansar numa gruta fresca do monte Latmo onde adormeceu. A deusa Selene viu-o e sentiu-se atraída pela sua extraordinária beleza pelo que se aproveitou de este se encontrar a dormir e roubou-lhe um beijo. Endímion pedira anteriormente a Zeus que lhe concedesse a imortalidade e juventude eterna, Zeus concedeu-lhe o tão ambicionado desejo em troca do seu sono eterno. Selene apaixonada ia todas as noites admirar o seu amado.

Segundo outros autores a deusa Selene viu Endímion nu enquanto o mesmo estava a dormir no monte Latmo tendo ficado fascinada pela sua beleza, assim desceu do céu e uniu-se com ele nos seus sonhos. Tendo pedido a Zeus que lhe concedesse o sono eterno para que pudesse continuar a ter estes sonhos que tanto eram do seu agrado.

As representações iconográficas de Endímion são muitas e realizadas em vários suportes materiais. Existem desde pinturas parietais, pinturas em tela, mosaicos, baixo e alto-relevo, esculturas, gemas e medalhões. Este é um mito representado desde a antiguidade clássica até aos nossos dias.

Sónia Henriques

Título: Mito de Endímion

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 2

616 

Comentários - Mito de Endímion

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios