Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Revolução Russa

A Revolução Russa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
A Revolução Russa

Caminhando contraria à onda de transição entre o sistema feudal e capitalista, a Rússia foi relutante em mudar. Inclusive a industrialização aconteceu tardiamente, apenas a partir da metade do século XIX. E neste tempo o governo ainda era controlado pelos Czares (imperadores).

A industrialização da Rússia reforçou a desigualdade, visto que o país era o maior da Europa naquele tempo, e a maioria de sua população pertencia a alguma região rural. Em 1861 houve o pontapé inicial da reforma agrária, com a libertação dos escravos. Mas a desvantagem social não só permaneceu, como agravou, uma vez que o Czar Alexandre III promovia perseguições e banimentos aos marginalizados.

Na guerra contra o Japão que aconteceu entre 1904 e 1905 a Rússia política se afundou ainda mais. Neste período surgiram as primeiras manifestações organizadas pelo Partido Constitucional Democrata (Cadete), grupo formado por parte da elite e que lutava por reformas sociais econômicas e políticas. Uma destas manifestações ficou conhecida como Domingo Sangrento, por gerar centenas de mortes.

Em 1905, após inúmeras pressões e manifestações, o Czar Nicolau II promoveu a convocação de um congresso, embora o poder ainda estivesse nas mãos dele. Surgiram então vários comitês de diversas camadas sociais, as quais tiveram papel importante na revolução de 1917, da qual foi marcada pela renúncia do Czar.

Após um período de governo provisório, houve a consolidação do novo governo, com grandes transformações lideradas por Lênin. Em 1922 formou-se finalmente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de regime econômico socialista.

Em 1924, após a morte de Lênin, uma grande cisão na disputa pelo governo marcou o período. De um lado Stálin com seu partido Comunista e de outro, Trotski, um dos grandes líderes da revolução de 1917. Em 1928 Stálin assumiu o poder, e Trotski, exilado no México, foi assassinado. O governo de Stálin foi próspero (com a implantação de inúmeros planos econômicos), porém duro (com características totalitárias).

Este é um breve resumo dos acontecimentos marcado como Revolução Russa. Para mais informações e detalhes, é aconselhável buscar mais conteúdos em livros de história, especialistas no assunto, ou sites que tenham como tema principal a história deste incrível país.

Bons estudos!


Wallace Randal

Título: A Revolução Russa

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Comentários - A Revolução Russa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios