Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As amantes dos Reis

As amantes dos Reis

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 42
Comentários: 1
As amantes dos Reis

As amantes dos reis sempre foi uma constante na história, portanto não devemos ignorá-la.
Destaca-se na história de D. Afonso Henriques a senhora Châmoa Gomes, sua amante, filha de Gomes Nunes de Pombeiro, mulher de Paio Soares da Maia. Era sobrinha do amante de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, Fernão Peres de Trava. Um dos três filhos de Châmoa Gomes com o seu legítimo esposo, Pedro Pais, foi alferes-mor de D. Afonso Henriques, assim como o seu meio-irmão, filho de D. Châmoa com o monarca português, D. Fernando Afonso. Mais tarde, após a queda do monarca em Badajoz (1169), ambos foram para a corte de D. Fernando Afonso. D. Châmoa foi borregã de D. Afonso Henriques, uma espécie de prostituta privada dos dias de hoje. Fala-se que o monarca queria mesmo casar com esta moça, mas não faz muito sentido, pois uma recente monarquia não precisa de situações delicadas como esta seria.

D. Afonso Henriques teve outro bastardo, Pedro Afonso, mas desconhece-se a mãe. Também este bastardo teve um lugar de destaque na corte portuguesa. Sabe-se ainda de uma paixão por Elvira Gualter, possivelmente, mãe dos bastardos D. Teresa Afonso e D. Urraca Afonso. Algumas fontes referem ainda que Elvira Gualter foi a mãe de todos os bastardos do monarca.

Ao seu filho, D. sancho I conhecem-se- duas amentes: Maria Aires de Fornelos, filha de Aires Nunes de Fornelos, e D. Maria Pais Ribeira (a Ribeirinha), filha de Paio Moniz de Ribeira e Cabreira e de D. Urraca Nunes de Bragança. Segundo se consta estas relações tiveram lugar após a morte da rainha D. Dulce, em 1198. Destas amantes teve 8 filhos, dois da primeira (D. Martim Sanches e D. Urraca Sanches), e seis da segunda. Estes constaram do seu testamento.
D. Afonso III teve dois filhos bastardos, e, ao contrário do seu pai, não os colocou no seu testamento. Pouco se sabe da sua relação com estes filhos bastardos, enquanto os filhos bastardos de D. Afonso Henriques, conviviam com ele e com os filhos legítimos. Provavelmente, não eram filhos da mesma mulher, mas fruto de relações pontuais por onde passava nas suas viagens pelo Reino.

Daniela Vicente

Título: As amantes dos Reis

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 42

671 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãozilda

    11-07-2014 às 23:25:28

    adorei muito o texto de amantes dos reis

    ¬ Responder

Comentários - As amantes dos Reis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios