Supere o medo de dirigir
Em muitos casos, essa sensação ruim nada mais é do que ansiedade em excesso. Em outros, o medo de dirigir está ligado ao medo de receber críticas, devido a algum trauma, acidente ou simplesmente por causa de um susto anterior.
As mulheres tem um perfil mais emocional e por isso, são mais vulneráveis neste caso. A pressão no trânsito pode ser pior para elas. Portanto, é muito importante dar a devida atenção para este assunto, então, confira algumas dicas e livre-se do medo de dirigir.
Como superar o medo de dirigir? O melhor jeito de perder o medo de dirigir, é dirigindo. Para superar esse sentimento ruim é preciso lidar e tentar se acostumar com ele. Mas se lembre de que nada deve ser feito de uma vez. Primeiro, é necessário buscar ajuda para corrigir possíveis falhas técnicas no aprendizado de direção, assim a pessoa terá mais segurança. Depois, será o momento de fazer pequenas atividades até que a confiança no volante seja adquirida.
Não se preocupe em ir devagar. Arrisque a dar voltas pelo quarteirão e, quando achar que está preparada, comece a fazer pequenos trajetos. Vá aumentando as distâncias gradativamente. Mas, se mesmo com a ajuda dos amigos ou parentes, você não conseguir superar o medo de dirigir, talvez seja preciso recorrer a um tratamento.
Mais dicas de como enfrentar o medo de dirigir:
- Prefira dirigir em lugares de pouco movimento de carro e de pedestres;
- Evite dirigir com uma pessoa falando ao seu lado ou com música, a prioridade é se concentrar no trânsito;
- Caso o carro morra em alguma área muito movimentada e o motorista de trás começar a buzinar, nada de pânico. Mantenha a calma e dê a partida novamente.