Como saber se tenho Fobia? Esclareça suas dúvidas
O medo, apesar de ser um sentimento comum, pode se transformar em um distúrbio a partir do momento em que ele é persistente e excessivo. A fobia vira algo exagerado e irracional. Dessa forma, a pessoa sempre irá tentar evitar o que o ativa aquela sensação de medo e superará as situações e objetos temidos com grande ansiedade e angústia. Se para você andar de elevador é normal, por exemplo, para quem tem claustrofobia pode causar um grande desconforto.
As pessoas que têm algum tipo de fobia, a sensação de medo vem associada à uma ansiedade intensa e em alguns casos, acontecem até sintomas físicos como por exemplo: taquicardia, vertigens, suor excessivo, tremores ou até crises de pânico.
A fobia não tem idade para aparecer, o transtorno pode atingir crianças ou adultos e sua intensidade vária de pessoa para pessoa. É possível que a pessoa que sofra com algum tipo de fobia, tenha uma vida normal e não sofra com os efeitos negativos desse transtorno. Existem três tipos de fobia: agorafobia, fobia social e as fobias específicas. Saiba um pouco sobre cada tipo.
Agorafobia – É um transtorno de ansiedade que normalmente está aliado a crises de pânico. A pessoa fica com medo de estar em lugares fechados ou em ocasiões em que seria difícil escapar ou receber socorro caso aconteça alguma emergência. O agorafóbico evita elevadores, lugares com grande aglomeração de pessoas como cinemas, shoppings, shows, enfrentar engarrafamentos, estar em ônibus, aviões, metrô, passar por túneis e pontes. Em casos mais graves, o medo excessivo pode atrapalhar a vida social e profissional de uma pessoa.
Fobias específicas – A lista de fobias especificas é enorme. Algumas delas são relacionadas a animais, objetos e situações bem conhecidas enquanto outras podem parecer bem estranhas. Medo de altura, de baratas, cobras, cachorros, abelhas, medo de dentista, de injeção, de escuridão, de trovão. Veja alguns exemplos de fobias curiosas:
- Ablutofobia: medo de lavar-se ou de tomar banho.
- Anuptafobia: medo de ficar solteiro (a).
- Astenofobia: medo de desmaiar.
- Brontofobia: medo de trovões e relâmpagos.
- Coulrofobia: medo de palhaços.
- Eisoptrofobia: medo de espelhos ou de se ver no espelho.
- Iatrofobia: medo de ir ao médico.
- Levofobia: medo das coisas que ficam ao lado esquerdo da pessoa.
- Tripanofobia: medo de injeção.
- Unatractifobia: medo de pessoas feias.
- Hipnofobia: medo de dormir; horror ao sono.
- Fonofobia: medo e horror à sua própria voz e pavor de falar alto.
- Fobofobia: medo dos seus próprios medos; de ter algum tipo de fobia.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Luana
16-08-2013 às 00:10:49Queria saber se teno fobia de cachorro tenho 11 anos e tenho muitoo medo de cachorro quando um cachorro chega perto de mim fico apavorada mesmo sendo filhote...
¬ Responder
me ajudem por favor!