Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Material Escritório > Carimbos autotintáveis

Carimbos autotintáveis

Visitas: 8
Comentários: 2
Carimbos autotintáveis

Os carimbos parecidos com os que utilizamos hoje surgiram em 1305 como uma criação do Rei português D. Diniz. Segundo ele, na época, para a validação de documentos oficiais, era necessário que tabeliães portugueses autenticassem os documentos com selos ou carimbos típicos de cada vila ou cidade na presença de cinco testemunhas. Esses carimbos continham o nome da vila ou cidade, o nome do Rei D. Diniz e símbolos reais. Os carimbos ficavam com um bom nomeado pelo rei com a reputação de ser um homem bom. Este homem deveria, para obter tal função, jurar fidelidade ao rei sobre os Santos Evangelhos. Contudo a ideia de marcar para dar autenticidade é bem mais antiga. Não há como determinar exatamente quando foi criada, mas nos tempos antigos adquiriu até a forma de anéis que lacravam documentos reais. Era através deste lacre ou selo ou ainda carimbo, como hoje denominamos, que o receptor de cartas e documentos verificava a veracidade dos dados.

Como todos os avanços tecnológicos, este objeto evoluiu na sua forma, peso e finalidade. Hoje o carimbo serve para reconhecer, dar prova ou autenticar informações contidas em documentos legais. Ou ainda adquire várias formas e finalidades diferentes. Atualmente qualquer pessoa pode adquirir carimbos para objetivos distintos e não somente fins legais. Entretanto a ideia do que estes selos contêm ainda é a mesma de muitos anos atrás. O que se espera sempre de um carimbo é a veracidade dos dados, sejam eles textos, números ou imagens.

Os carimbos de grande sucesso hoje são os autotintáveis ou automáticos ou ainda autotintados. Eles são máquinas pequeninas que permitem inúmeras impressões rápidas. Incorporada a cada carimbo já está a almofada. Esses tipos de carimbos permitem milhares de impressões, daí sua praticidade e funcionalidade. Dependendo do objetivo do carimbo ele adquire tamanhos variados. Os carimbos autotintáveis podem ser apresentados em várias cores e dimensões em proporção ao número de linhas desejados.

As marcas que produzem esses carimbos são muitas e cada uma delas possui códigos e características para seus carimbos autotintáveis. Os dizeres podem ser de uma a várias linhas de acordo com o desejo do cliente. É possível acrescentar o logotipo da empresa, foto, caracteres de qualquer tipo de fonte, números e data nos carimbos. Eles possibilitam, em algumas marcas, cinqüenta mil impressões, sem carregamento de tinta. Muitas empresas confeccionam os carimbos via encomenda e entregam no endereço do comprador. Há vários sites de material de escritório, vendas on-line que anunciam este tipo de carimbo. Além disso lojas de material de escritório também fornecem carimbos.

Rosana Fernandes

Título: Carimbos autotintáveis

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 8

795 

Imagem por: Creative Tools

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • joelmajoelma

    17-12-2011 às 00:40:24

    gostaria de saber se vcs vedem carimbo a prova d agua .vendo produtos comgelado ,e preciso datar.

    ¬ Responder
  • Fátima VivasFátima Vivas

    01-11-2010 às 17:08:09

    Gostaria que me ajudasse. Tenho um carimbo autotintável exausto. Já quase não carimba. Posso colocar alguma tinta nele, ou é necessário trocá-lo por um novo?
    Cumprimentos
    Fátima Vivas

    ¬ Responder

Comentários - Carimbos autotintáveis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Creative Tools

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios