Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Filtro com bomba para piscina

Filtro com bomba para piscina

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Comentários: 1
Filtro com bomba para piscina

Em épocas quentes todos se preparam para o sol, o calor, a leveza e a luz destes dias. Com eles, vem junto as viagens, a praia, a piscina. É nessa época que lembramos mais delas, as piscinas. Sendo piscina aberta ou térmica, o divertimento é sempre garantido, além dos benefícios que estar na água proporcionam. Pensando no entretenimento aquático com tranquilidade, é necessário prestar atenção aos equipamentos fundamentais para o bom funcionamento das piscinas. O filtro, o cloro se utilizado, a bomba, a capa da piscina, entre outros são equipamentos que devem estar presentes nos locais em que piscinas são utilizadas.

Quanto ao filtro deve se ter atenção de que ele precisa ser proporcional ao tamanho e a quantidade de água da piscina. As piscinas precisam de um tempo mínimo para que toda a água passe pela filtragem e volte limpa. Um bom equipamento garante menos consumo de tempo e energia. Para piscinas residenciais, o tempo médio de filtragem fica em oito horas. Já em piscinas coletivas este tempo de trabalho deve diminuir para seis horas, porém a potência do sistema de filtragem deve ser maior para fazer este trabalho em menos tempo.

O objetivo de um filtro de piscina é retirar todas as pequenas impurezas contidas na água. O filtro possui um tanque com areia na parte inferior da piscina, por onde a água desce e passa. Ao passar pela areia, as impurezas ficam retidas em um tubo e a água retorna à piscina filtrada. O filtro fica sempre próximo à piscina em local reservado, seco e iluminado, chamado pelos profissionais de “casa das máquinas”. Este local é de fácil acesso para permitir a manutenção da piscina de forma eficaz.

O filtro da piscina trabalha junto com a bomba. A bomba serve para transportar a água da piscina para o filtro e vice-versa e também para oxigenar a água. Bombas de qualidade não fazem barulho e tem como características principais a vazão e a pressão exercidas na água. Existem bombas que trabalham acima do nível da piscina, contudo seu tempo útil diminui. O mais indicado é que elas sejam instaladas abaixo do nível da piscina. Existem várias marcas que comercializam esses equipamentos para piscinas. É importante lembrar que os equipamentos responsáveis pela filtragem em piscinas infláveis vêm junto com a piscina, não sendo necessário comprá-los a parte.

Para piscinas térmicas, existem, além das bombas do sistema de filtragem, as bombas de calor ou trocador de calor, como são conhecidas. Elas servem para aquecer a água e mantê-la quente. Esse trocador é instalado na parte externa da casa, ao ar livre a fim de que mantenha a água de acordo com a temperatura do ambiente. Seu funcionamento é semelhante ao do ar condicionado. O ar é captado e seu calor é passado para o aquecedor que aquece esta água e a devolve para a piscina. Este tipo de bomba evita o choque térmico ao entrar na água, tornando mais agradável a entrada inicial. Assim como as bombas do sistema de filtragem, as bombas de calor são proporcionais ao tamanho e a quantidade de água da piscina, podendo apresentar modelos e tamanhos diferentes.


Rosana Fernandes

Título: Filtro com bomba para piscina

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

674 

Imagem por: blmurch

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    15-10-2014 às 14:03:08

    Super importante a manutenção da piscina a fim de evitar sujeira, bactérias. O filtro com bomba deve ser trocado sempre que for preciso, assim ela fica agradável para se banhar.

    ¬ Responder

Comentários - Filtro com bomba para piscina

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: blmurch

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios