Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Material Escritório > Contra pisos

Contra pisos

Visitas: 6
Comentários: 3
Contra pisos

Com base no solo ou nas lajes de concreto armado uma pavimentação poderá ser executada após serem feitas algumas considerações.

A pavimentação executada sobre uma base de solo, devemos ter especial cuidado com a compactação do aterro, execução de lastro para a drenagem e impermeabilização do contra piso.

Atenção ao planejar as declividades das superfícies externas em função da execução de contra pisos e lastro de regularização, sempre de acordo com a orientação do projeto hidráulico e de captação de águas pluviais.

Não deixar de executar as declividades mínimas para escoamento natural de água em garagens.

A conta do piso interno deve ser sempre mais elevada do que a cota do piso externo.

Antes de se fazer o contra piso deve-se fazer o assentamento das redes de esgoto e dutos.

Quando houver assentamento de piso conjugado (madeira e rochas polidas) primeiro se deve executar o assentamento das pedras para evitar a infiltração de água na madeira, pois isto provoca distorção nas peças.

A pavimentação com placas ou réguas de laminado plástico (Laminado fenólico-melaminico) deve ser executas sobre uma base de cimento plastificado para um perfeito nivelamento da superfície e aplicado com desempenadeira metálica.

Não podemos esquecer de dimensionar o numero de juntas e suas locações antes da execução de pisos e contra pisos de concreto.

Contra piso em lajes é um elemento do piso lançado sobre uma laje estrutural ou sobre uma camada intermediaria de isolamento termo-acustico ou de impermeabilização, que devem apresentar as seguintes características: regularidade superficial, espessura, resistência mecânica, capacidade e durabilidade.

Todas estas características devem estar adequadas ao atendimento das funções de cada contra piso.

Para a execução em áreas internas sobre lajes, se usa como material a argamassa de cimento, areia e taliscas de material cerâmico.

As condições para a execução da camada de contra piso envolve algumas etapas, que são: preparo de base, definição de níveis, ponte de aderência, execução das mestras, aplicação da argamassa e acabamento superficial.

Para dar inicio é preciso que a marcação ou elevação da alvenaria esteja concluída, instalações elétricas e hidráulicas executadas e testadas e limpeza completa da base.
Depois de concluídas estas etapas, algumas verificações são fundamentais.

Verifique o caimento, havendo necessidade devem-se corrigir as regiões onde houver empoçamento ou caimentos inadequados.

Devemos verificar também a aderência do contra piso a base, para isto após 14 dias da execução do serviço, bata levemente sobre a superfície com um martelo ou barra de aço. O som cavo indica falta de aderência, neste caso é necessário refazer o contra piso na região afetada.

Para contra pisos em solos, a execução deve seguir os seguintes passos: compactar bem o solo, fazer a drenagem para eliminar pressão hidrostática sob a edificação áreas adjacentes, colocar 15 a 20 cm de brita sobre o solo, nivelar, aplicar 8 cm de concreto vibrado e curado e executar a regularização da superfície.


Fabiane Martello

Título: Contra pisos

Autor: Fabiane Martello (todos os textos)

Visitas: 6

769 

Imagem por: FeatheredTar

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • João Carlos

    25-02-2013 às 13:05:27

    Fizemos o piso da garagem em concreto sobre basa de concreto existente, com malha pop e após mais de 3 meses esta apresentando fissuras e batendo no mesmo onde tem as fissuras apresenta o som cavo. Temos necessidade de refazer o piso? posso deixar como está e passar epoxi, pois o piso está soltando muito pó.

    ¬ Responder
  • airton carboniairton carboni

    29-06-2011 às 17:46:02

    boa tarde!
    gostaria de tirar algumas dúvidas:
    nesse artigo diz que tenho que fazer uma camada de brita de 15 a 20 cm e depois mais 8 cm de concreto.
    estou construindo uma casa em um sítio, o solo é firme, não seria suficiente socar bem a terra, aplicar uma camada pequena de brita - 3 cm e concretar?

    ¬ Responder
  • Flávio RochaFlávio Rocha

    03-09-2010 às 21:56:35

    Minha dúvida é do isolamento da rede elétrica sob o contra piso
    do banheiro para evitar umidade na mesma. Obrigado!

    ¬ Responder

Comentários - Contra pisos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: FeatheredTar

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios