Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Instrumentos de sopro

Instrumentos de sopro

Visitas: 28
Comentários: 13
Instrumentos de sopro

Nos instrumentos de sopro, o som é emitido através da vibração numa coluna de ar. O instrumento musical é soprado e as notas são dadas através do movimento dos dedos, que tapam e abrem os furos existentes nesse tubo.

A tonalidade destes instrumentos depende do tamanho dos tubos, ou seja quanto maior é o instrumento, menos e mais grave é a afinação e vice-versa.

Os instrumentos de sopro têm ainda a particularidade de que o timbre emitido depende do meio de produção, como por exemplo por palhetas ou pelos lábios.

Os instrumentos de sopro são classificados em duas categorias, de acordo com o timbre: metais ou madeiras.

Os metais são, por norma, instrumentos maiores e o sopro é feito directamente sobre o bocal. O nome não deriva do material em que é feito o instrumento, mas sim do tipo de som que emite.

As madeiras (que podem ser instrumentos de madeira, plástico ou metal) dividem-se em instrumentos de palheta simples (palheta apoiada sobre uma boquilha), de palheta dupla (palheta com duas lâminas) ou ainda as flautas (o ar vibra contra uma aresta).

Estas são algumas das características dos instrumentos de sopro que lhes permitem ter variações muito grandes sobre o tipo de som produzido e fazer com que consigamos distinguir o som, por exemplo de um saxofone, do som de uma harmónica. 


Rua Direita

Título: Instrumentos de sopro

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 28

805 

Imagem por: Zyada

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 13 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoana carolina

    02-11-2012 às 19:58:08

    eu li esse pequeno texto porque eu to fazendo trabalho de artes ...e achei super interessante

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 16:36:49

    Amo instrumentos de sopro... sax, flauta, clarinete...todos! Mas o que acho mais legal nisso tudo é que não basta força. Instrumentos de sopro requerem treinamento intenso para atingirem seu melhor efeito.Tem estado muito na moda colocar saxofone em músicas eletrônicas. Me lembro da primeira vez que ouvi e quase enlouqueci com o dj e o saxofonista tocando juntos. É incrível a junção entre eles.

    ¬ Responder
  • felipe

    26-06-2013 às 10:22:23

    mim liga amr 08892504591

    ¬ Responder
  • vitoria

    01-04-2013 às 22:42:23

    muito legal

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    03-10-2012 às 17:26:05

    Os instrumentos de sopro são um pouco difíceis de se tocar.Mas há quem goste deles, particularmente porque os seus sons são altamente curativos para a alma.Na verdade eles elevam o pensamento ás alturas, provocando uma sensação de paz e harmonia.

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    02-10-2012 às 21:02:38

    Boa Tarde! Fico muito impressionado com a quantidade de conhecimento que podemos adquirir passando alguns minutos do nosso dia visualizando as publicações contidas aqui. Achei incrível seu texto, acredito que os instrumentos de sopro são os que trazem uma melodia muito mais relaxante e agradável, em especial o saxofone que pra min é um dos instrumentos de sopro mais gostosos de se ouvir .Um Abraço e Boa Tarde!

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    02-10-2012 às 17:41:33

    Os instrumentos de sopro proferem propriedades únicas à música e proporcionam, na minha opinião, características mais adequadas para expressar os sentimento. É fantástico o enorme leque de instrumentos de sopro que existem e toda a variedade destinta de sons que nos permitem obter, cada um deles completamente diferente mas igualmente belo.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    01-10-2012 às 19:13:24

    Sou bastante fã de música, acho muito relaxante e serve até como terapia. As diversas formas de fazer música torna a variedade mais interessante e versátil, atingindo todos os gostos e opções. Particularmente gosto de rock, toco guitarra e violão, minhas distrações favoritas. Os instrumentos de sopro fazem melodias lindas, presentes em muitas músicas instrumentais bem legais. Tem um primo meu que sabe tocar um pouco de flauta, acho bastante complicado. Belo texto no ruadireita!

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    01-10-2012 às 06:08:43

    Excelente texto que nos traz mais conhecimento sobre os instrumentos de sopro, que muitos de nós apreciamos mas pouco sabemos a respeito.Achei muito interessante pois não sabia que os instrumentos de sopro se dividiam em duas categorias de acordo com o timbre.Eu particularmente aprecio o som do saxofone e de flauta e trompete.Para tocar esses instrumentos deve ser preciso ter um fôlego muito bom ne?Quando vejo alguém tocar eu que fico cansado e sem ar.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    27-09-2012 às 10:41:39

    A musica faz parte da tradição dos povos e da cultura.Embora haja muitos ritmos e instrumentos variados, alguns são indispensáveis para acompanhar as melodias e canções de todo o tipo.É o caso dos instrumentos de sopro, cujos sons parecem ir além do plano físico.Eles parecem elevar o pensamento às alturas e deixam no ar sentimentos de exaltação e louvor.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    25-09-2012 às 17:17:43

    Todos os instrumentos possuem uma característica própria e não devemos excluir nenhuma. Cada uma tem uma apresentação especial, tem som diferenciado, uma melodia fantástica, adoro conhecer os mais diversos instrumentos. Esses de sopro são bem interessantes, com um arranjo bem legal e que trazem uma magia nos toques musicais. Muito bom o seu texto relatando esse instrumento tão mágico que é o sopro. Vale a pena conhecer um pouco de cada uma. Valeu!!

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 21:45:50

    Sou uma apaixonada por música e isso estende-se também aos aparelhos musicais, ainda que não tenha dotes artísticos muito apurados ou treinados. No que diz respeito aos aparelhos de sopro, toquei flauta como todas as pessoas que tiveram educação musical nos anos de ensino básico. No entanto, aprecio particularmente o som do oboé e claro, o do tão famoso e adorado saxofone. Também a simples e modesta harmónica produz bonitas melodias, muito rústicas e singelas.

    ¬ Responder
  • martamarta

    16-05-2012 às 00:29:03

    oi sou d=

    ¬ Responder

Comentários - Instrumentos de sopro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Zyada

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios