Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Instrumentos Musicais > Instrumentos musicais africanos idiofónicos

Instrumentos musicais africanos idiofónicos

Visitas: 46
Comentários: 16
Instrumentos musicais africanos idiofónicos

São os instrumentos musicais mais espalhados na África. Podem definir-se como instrumentos que produzem som graças ao material com que são feitos, sem necessidade de uma membrana, de uma corda ou de uma cana. Alguns utilizam-se como sinais de chamamento ou para atrair a atenção, para reunir a população ou criar ambiente na celebração das cerimónias religiosas. Podem, igualmente, ser usados para transmitir mensagens ou reforçar a comunicação verbal.

Do ponto de vista musical, os idiófonos dividem-se em duas grandes categorias: os instrumentos rítmicos e os melódicos. Entre os idiofónicos rítmicos, as maracas (que se podem subdividir, do prisma funcional, em duas classes principais: maracas primárias, que se tocam agitando as mãos, e maracas secundárias, cuja vibração se obtém com os movimentos do corpo) são as mais comuns. Os idiofónicos melódicos dividem-se, de modo idêntico, em dois grupos: os mbira, ou sanza, e o xilofone, ou marimba.

As maracas fabricam-se com cabaças e apresentam-se de duas maneiras: em forma de recipiente e feitas com búzios, conchas, pedaços de osso, canas de bambu, metal ou contas. É possível tê-las de diversos tamanhos. Entre a variedade de maracas em forma de recipiente, encontram-se as de vime, de cana, de lata e de búzios. Os elementos podem ser unidos com um fio ou espetados num pau, que serve de cabo. Nalgumas, colocam-se no interior sementes de embondeiro, que geram sons metálicos; outras têm a forma de copos e algumas parecem rosários que se prendem com cordas à cintura.

O sistro é uma espécie de maraca com discos metálicos enfiados em varetas fixas. Este instrumento ocupa um lugar privilegiado na Igreja da Etiópia, acompanhando o ritmo dos cânticos religiosos, mas também se encontra noutras partes da África, sob diferentes formas. A sua função é de apoio na composição da melodia. Na sua feitura podem entrar materiais como chapas metálicas, discos de madeira, pedaços de casca rija, enfiados em cordas ou varetas de ferro, que produzem som ao bater uns nos outros e nas paredes da estrutura. Em certos países, os sistros são decorados e têm aplicação em determinados ritos, danças e procissões.

Os guizos e as cascavéis pertencem à família dos idiofónicos. É surpreendentemente rica a variedade destes instrumentos. Podem ser fabricados com ferro, madeira ou folhas de palmeira, podendo também empregar-se o casulo de uma determinada larva de borboleta, como sucede com o ditlhiwatlhwadi da tribo sotho da África do Sul. A este propósito, vêm à mente os «homens-cascavéis», autêntica amálgama de sons, formas e cores; dançarinos que se tornam, eles próprios, instrumentos musicais e coreógrafos vivos. Ataviados com toda a espécie de objetos pendentes, criam com os seus movimentos o ritmo e um turbilhão de cores.


Maria Bijóias

Título: Instrumentos musicais africanos idiofónicos

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 46

796 

Imagem por: crschmidt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:47:06

    Cada instrumento tem a sua peculiaridade deixando o universo musical bem variado e gostoso. É tão bom quando ouvimos um som diferente, ainda bem que há um grande arsenal para que desfrutemos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodani

    16-09-2013 às 18:59:52

    hummm
    qe legal

    ¬ Responder
  • rosivanya

    18-12-2012 às 11:53:48

    axei essa pesqisa muito boa pq tava precisando fazer hum trabalho ,foi o maximo adorei esses textos...

    ¬ Responder
  • claricecosta

    17-12-2012 às 22:49:37

    esses instrumentos são bastante legais!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoManolo

    12-05-2011 às 18:18:40

    PQP , NÃO PRECISAVA COLOCAR A FOTO DA mina na macumba . ;x

    ¬ Responder
  • conceicaoconceicao

    03-01-2011 às 11:18:32

    e importante conhecer e saber um pouco mais da nossa cultura
    porque um dia iremos precisar.
    e bacana amei. bjs

    ¬ Responder
  • jennifer norato da silvajennifer norato da silva

    26-11-2010 às 17:15:32

    achei td bem interessante e acho q mais pessoas deveriam pes
    quisar sobre isso.

    ¬ Responder
  • RaquelRaquel

    18-11-2010 às 00:23:42

    aiii eu achei muito bom por que estava precisando para fazer um trabalho de historia

    ¬ Responder
  • darlainedarlaine

    30-09-2010 às 22:46:25

    E muito legal este texto

    ¬ Responder
  • emersonemerson

    12-06-2010 às 15:04:25

    esses istrumentos sao muitos bons para voces neh

    ¬ Responder
  • Cecilia Elise HoffmannCecilia Elise Hoffmann

    09-06-2010 às 00:14:37

    Gostei muito dese trabalho , beijos

    ¬ Responder
  • joao pedrojoao pedro

    31-05-2010 às 20:44:00

    eu nao entendi prefiro cp

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoana luiiisa ;)

    26-05-2010 às 23:37:16

    mtoo massa améey

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãofidejorge

    25-05-2010 às 21:10:06

    achei legal massa doido

    ¬ Responder
  • willa victóriawilla victória

    14-05-2010 às 22:35:53

    adorei essa materia me ajudou muito com minhas matérias escolares! muitos obrigado! ass: [email protected]

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLorena

    10-05-2010 às 12:17:42

    Eu achei o texto muito interessante e exclarecedor.

    ¬ Responder

Comentários - Instrumentos musicais africanos idiofónicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: crschmidt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios