Opte por um termoacumulador
As dúvidas são mais fáceis de esclarecer se tiver em conta se o espaço a abastecer se trata de um hospital, escola, vivenda onde é necessário abastecer vários pontos de tiragem de água ou num apartamento que dispensa um aparelho com maior capacidade. O espaço disponível também é importante para colocar um aparelho maior.
Apesar de muita gente preferir os esquentadores que ocupam menos espaço há quem opte por ter um termoacumulador que tem algumas vantagens.
As mais funcionais relativamente a estes aparelhos a gás são: A fácil instalação, não precisa de ficha eléctrica nem pilhas, tem uma protecção anticorrosão, é fabricado em chapa de aço esmaltado e com revestimento a espuma.
Existe em vários modelos e capacidade entre os 115 graus centígrados a 280 . São preparados para gás butano.
A água pode ser regulada entre 35 graus centígrados a setenta e cinco.
A temperatura da água em reserva é controlada por uma sonda termoestática, que permite ter água sempre que se necessita, de forma rápida e com uma pressão constante em vários pontos de tiragem, por exemplo na cozinha e na casa de banho.
São fáceis de acender bastando ligar a chama piloto +para ter o depósito a funcionar.
Estes são mais indicados para quem necessita de consumir água quente durante todo o dia e de uma forma muito regular. Os eléctricos são mais aconselhados para usar só de vez em quando como por exemplo em apartamentos de férias.
As vantagens são as mesmas dos aparelhos a gás, necessitando estes de ficha eléctrica e também têm para a mesma quantidade de capacidade.
Para grandes espaços e muita gente o ideal é o termoacumulador ou a caldeira a gás.