Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Recuperação após AVC

Recuperação após AVC

Categoria: Saúde
Visitas: 8
Comentários: 4
Recuperação após AVC

O AVC é uma das principais incapacidades do adulto, além de ser também uma das principais causas de morte em vários países do mundo.

Segundo estimativas , o AVC afeta cerca de 20 milhões de pessoas por ano e nos últimos verifica-se uma incidência crescente em adultos e jovens o que acarreta problemas a nível económico.

Contudo, a melhoria dos cuidados de saúde nos países desenvolvidos veio permitir a redução de mortalidade associada ao AVC e, ainda a redução de pessoas portadoras de incapacidade integradas na sociedade.

O AVC é causado por uma alteração da circulação sanguínea cerebral, originando lesões nas células da àrea cerebral afetada.

Pode ainda descrever-se como a instalação súbita de sinais de disfunção cerebral focal ou global, com mais de 24 horas de evolução ou que causa a morte em menos de 24 horas, sem causa aparente, além da patologia vascular.

A situação dos doentes, manifesta-se ddependendo da àrea do cérebro atingida, da estensão da lesão cerebral, do estado geral do organismo e de outras características do doente.
Quando se dá um AVC é considerada uma situação de urgência médica.

Os sintomas de alarme, incluem a alteração de equilíbrio, alteração de visão,alteração de linguagem, assimetria da face e alteração de força muscular num dos membros.

Em face da suspeita destes sinais, deve levar-se o doente, imediatamente ao hospital, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de se obterem melhores resultados.

Após os cuidados iniciais e estabilizada a situação clínica e neurológica, a maioria dos doentes ainda continua com sequelas da situação aguda da doença.

Por isso devem iniciar , assim que possível, os cuidados de reabilitação, uma vez, que a atividade motora e a recuperação funcional dependem, dos tratamentos dereabilitação adequada, numa instituição ou centro de reabilitação.

Estes centros têm como função restabelecer, tanto quanto possível, a função perdida pelo paciente, de modo a potenciar as capacidades funcionais, recuperar as funções motoras e cognitivas, de acordo com as necessidades e potencialidades de cada caso.

Além de tentar recuperar as deformidades articulares, também tratam as lesões da pele, dor, infeções e obstipação.

O retabelecimento do convívio social e sua reintegração com uma melhor qualidade de vida, são ainda objetivo dos centros de reabilitação.

A equipa coordenada por médicos especialistas de reabilitação, desenvolvem também um trabalho intensivo com as famílias, que têm um papel fundamental neste processo.

O principal centro de referência é o Centro de Reabilitação de alcoitão, que está vocacionado para a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência de predomínio físico ou multideficiência, congénita ou adquirida em qualquer idade, provenientes de todo o país, e recebe doentes com sequelas de AVC, para reabilitar as funções motoras, de comunicação e cognitivas.

Este é um centro que dispôe de àreas inovadoras, como tratamento com toxina botolúnica, treino de marcha suspensa, em piscina, reabilitação percetiva/cognitiva com meios informáticos e reeducação robotizada do membro superior.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Recuperação após AVC

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 8

812 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    19-07-2014 às 23:52:09

    Muito bom...importante a recuperação após AVC e a pessoa precisa muito querer a ter uma vida normal.

    ¬ Responder
  • Elisa Lanfranchi

    02-01-2013 às 14:31:51

    Tenho 49 anos, há 09 tive acidente encifelico, AVC

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 10:36:55

    Depois de um AVC é necessário fazer reabilitação para minorizar as sequelas físicas e psicológicas do doente.Como há partes do corpo, nomeadamente braço e perna, que ficam paralisadas, é nnecesário fazer fisioterapia para recuperar a imobilidade.Há centros especializados para reabilitar após AVC, sendo o de Alcoitão o mais famoso e especial.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:12:52

    os sinais de alerta do avc são boca dormente, dificuldade em andar, dor de cabeça permanente, voz trémula, entre outros. as pessoas com estes sintomas devem procura de imediato um médico nas 3 horas seguintes. deve evitar produtos gordos, como a carne vermelha, controlar o colesterol e os níveis de açúcar. o melhor mesmso é prevenir com uma alimentação saudável.

    ¬ Responder

Comentários - Recuperação após AVC

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios