Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Bricolage Jardim > Como escurecer madeira

Como escurecer madeira

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Bricolage Jardim
Visitas: 840
Comentários: 22
Como escurecer madeira

Para escurecer a madeira de móveis, pisos ou paredes em primeiro lugar é preciso identificar o estado da madeira, se há necessidade de tratamento anti-cupins, de ser lixada ou plainada. Basta um pequeno objeto com cupim dentro de casa para colocar em risco tudo que nela houver em madeira.

Você pode optar por simplesmente aplicar uma tinta escura sobre a madeira e pronto, mas com o tempo e a utilização esta pintura ficará comprometida e se houver cupim ou fungo na madeira, essa pintura somente irá adiar o problema e torná-lo ainda maior.

Se a madeira estiver crua e livre de cupins ou fungos lixe-a levemente para retirar imperfeições e farpas, limpe o pó com escova macia ou pano seco. Para um escurecimento mais prático é possível optar pela aplicação direta de verniz, existem diversas cores e tonalidades, passe o verniz com pincel puxando bem o produto e sempre tendo o cuidado de não carregar muito o pincel para evitar que o verniz escorra pela madeira. Caso deseje aplicar mais de uma mão de verniz, aguarde até que esteja completamente seco, este tempo de secagem pode variar de acordo com o clima. Deixe a madeira livre de contato com poeira durante a secagem do verniz.

Outra opção é aplicar na madeira Médium envelhecedor em tons como café ou betume, isso dará um escurecimento transparente à madeira e se desejar um acabamento brilhante basta aplicar verniz incolor, além de bonita a madeira ficará protegida. Vale a pena um investimento um pouco maior e comprar um verniz que já seja anti-cupim.

Este procedimento também pode ser utilizado em móveis de tonalidades claras.

Na madeira pintada com tinta esmalte ou óleo, é necessária a remoção com removedores de tinta e lixar a mesma.

O escurecimento também pode ser feito com tinta esmalte, em casas especializadas encontra-se uma grande diversidade de cores e tonalidades, além de tintas com baixo odor e de secagem rápida, mas se optar por uma tinta de secagem rápida a aplicação também deve ser rápida para evitar que pintura fique enrugada e muito cuidado com o escorrimento da tinta para evitar bolhas, essas imperfeições fazem com que a pintura descasque facilmente. A tinta esmalte pode ser aplicada com pincel ou rolo.

Lembre-se sempre de ter a certeza de que a madeira esteja bem seca antes de pintá-la para que a cor pintura fique parelha deixando diferenças apenas onde a madeira mostra seus veios e nós.


Fabiane Martello

Título: Como escurecer madeira

Autor: Fabiane Martello (todos os textos)

Visitas: 840

764 

Imagem por: storyvillegirl

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 22 )    recentes

  • Neimar

    24-11-2016 às 14:23:11

    bom dia,gostaria de pintar a minha mesa com viochem, e depois será que posso passar verniz?

    ¬ Responder
  • oniza

    27-01-2016 às 01:32:26

    gostaria de saber como faço para mudar a cor da minha mesa da sala é mogno e eu gostaria demudar para preto que tinta devo usar tinta automotiva é melhor e não precisolixar

    ¬ Responder
  • silvia

    19-02-2015 às 17:04:30

    Quero escurecer minha porta e janelas, mas elas são de angelin pintadas de verniz. Como eu faço. Não quero tinta.Disseram para passar gimo escuro e depois esmalte,mas temo que o gimo não vá escurecer. Obrigada

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-02-2015 às 16:07:04

    Olá,
    Você pode usar o betume para escurecê-la!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    10-10-2014 às 20:33:55

    Gostei muito das dicas de como escurecer a madeira. Em qualquer momento, queremos escurecê-la para que possa ser reutilizada! Muito bom!

    ¬ Responder
  • marta

    28-04-2014 às 09:36:33

    bom dia! lixei e passei sinteco na minha escada, mas apareceu muito as massas de calafetar, gostaria de escurece-la um pouco sem lixar novamente. é possivel? e o que posso misturar no sinteco para escureçer.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    30-04-2014 às 20:06:28

    A Rua Direita recomenda utilizar uma lixa média para tirar esses riscos deixados pela lixa mais grossa e também ela tirará a massa de calafetar que ficou. Depois, faça um polimento dos tacos com uma lixa fina com o fim de realizar o acabamento. Finalize, limpando a superfície do piso para retirar o excesso de pó proveniente dos lixamentos feitos no piso e também a resina para que o piso possa ter brilho. O sinteco não escurece, apenas dá brilho. Você pode usar um produto que se chama betume. Ele é utilizado раrа а finalidade de escurecer madeiras claras, pois possui umа coloração bem forte e escura.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-04-2014 às 23:22:19

    Muito boa as dicas, valeu a pena a leitura. Parabéns!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Valdeci mendes

    24-09-2013 às 17:25:41

    Ola envernizei minhas cadeiras e mesa da sala verniz embuia, porém gostaria de escurecwer um pouco mais, o que posso usar?

    ¬ Responder
  • rogelia

    28-08-2013 às 16:04:57

    A minha mesa já tem tintura eu gostaria de saber se eu só lixar já posso pintar ou tenho que dar demão de tinta branca.

    ¬ Responder
  • Carla

    14-05-2013 às 17:47:52

    Olá, gostaria de saber como faço para escurecer minhas cadeiras em pátina marfim da sala de jantar.Não seria muito escuro, um tom meio imbuía. Qual produto? como faço? pode ser com betume? qual seria a melhor técnica? obrigada!

    ¬ Responder
  • ANA

    07-05-2013 às 16:32:07

    gostaria de saber como mudar a cor da minha mesa de jantar...ela e mogno e gostaria de mudar p preto mas c brilho. obrigada

    ¬ Responder
  • Marcia

    16-03-2013 às 09:32:59

    tenho um bar na cor cerejeira gostaria de deixar na cor tabaco como posso fazer isso.

    ¬ Responder
  • salvador dimov

    01-11-2012 às 18:36:38

    Boa tarde, gostaria de obter informação referente ao escurecimento de um barsinho,atualmente o bar é na cor mogno porem meus moveis são todos na cor tabaco. gostaria que me fosse indicado o procedimento e onde comprar o produto. sem mais agradeço desde ja,

    ¬ Responder
  • José Francisco

    19-11-2012 às 14:27:03

    Boa tarde, tenho 3 portas para envernizar, comprei o verniz na cor mogno, fiz o teste mais ainda achei o tom um pouco claro, gostaria de escurecer mais.

    Existe algum tipo de produto para misturar no verniz, ou para passar diretamente nas portas antes da pintura?

    Desde já obrigado.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoiderson

    02-03-2012 às 00:22:03

    ola se eu misturar tiner no vernis p/ envernizar os batentes tem algum poplema é para render mais o vernis rsrs

    ¬ Responder
  • DaianeDaiane

    28-11-2011 às 20:23:59

    Quero da um tom madeira escurecido as portas da minha casa acho q elas sao pintadas nao sei ao certo com o que elas sao brancas.O q devo fazer?

    ¬ Responder
  • barbosabarbosa

    27-07-2011 às 03:58:11

    procuro uma tinta esmalte incolor pra casa de madeira pra ficar cor da madeira voces podem mandar alguns modelos pra mim

    ¬ Responder
  • Fabiane Soares MartelloFabiane Soares Martello

    04-04-2011 às 01:14:56

    Caro Vicente, tanto osmocolor como verniz (tipo Jimo) são boas opções, até porque dentre elas você pode escolher o tom, mas de qualquer forma é fundamental lixar a madeira antes da nova pintura.

    ¬ Responder
  • Ialas da Silva Cassemiroelcio

    14-03-2011 às 21:00:48

    tenho um móvel na sala, um buffet em madeira clara, gostaria de escurecer porque os meus outros moveis são tabaco e preto. Como fazer para escurecer.

    ¬ Responder
  • Bruna Aparecida RibeiroChristiane Sanches

    05-01-2011 às 13:07:34

    Oi, eu sou Chris, gostaria de escurescer as portas e janelas de minha casa. Tentei misturando neutrol com querosene, mas me disseram que tem que ser em várias mãos ( bem ralinho) senão descasca. Ouvi dizer para usar óleo queimado. Bom não sei... Que dica vocês me dão.
    Valeu!
    Obrigada.

    ¬ Responder
  • vicentevicente

    14-07-2010 às 18:18:00

    gostaria de saber como faço para passar o verniz nos batentes e portas deixando em tons escuros,passo osmocolor ou coisa parecida.

    ¬ Responder

Comentários - Como escurecer madeira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Serra Mármore

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Serra Mármore\"Rua
Verdade seja dita – cada macaco no seu galho. Se quer serrar um pedaço de madeira, terá de comprar uma lâmina adequada e o mesmo se passa com qualquer material que queira utilizar.

Se quando aperta um parafuso, utiliza a chave de fendas apropriada, porque não o faz quando o assunto é serrar.

Para quem trabalhe com materiais de construção, é perfeitamente normal que saiba que não deve utilizar outro tipo de serras ou laminas que não os mais adequados aos mármores.

Mas porque não posso utilizar, por exemplo uma serra de madeiras, para cortar o mármore? A resposta é muito simples. As serras e lâminas para madeira produzem uma rotação demasiado baixa para o corte de pedra mármore. Não só pela perfeita execução do trabalho, mas também por uma questão de segurança. Ao utilizar uma serra inadequada ao corte de pedra mármore pode correr o risco da lâmina saltar e dar-se um acidente grave.

Se não sabe que tipo de serra utilizar para cortar mármore, o melhor é pedir ajuda. Dirija-se a uma loja da especialidade (comercio normal ou grandes superfícies especialistas em bricolage) e faça perguntas. Se a ideia é aventurar-se e fazer o seu próprio trabalho, o melhor é pedir a opinião a quem sabe e é entendido na matéria.

Se o trabalho a que se quer aventurar, for uma coisa relativamente fácil, então basta-lhe uma serra com lâmina adequada, uma mascara e uns óculos (que pode comprar ao mesmo tempo que a lamina). No entanto, se o trabalho requerer cortes difíceis e curvas perigosas, veja até que ponto não deverá solicitar a ajuda de um profissional.

Cortar pedra mármore pode não ser uma tarefa fácil, pelo que se quer mesmo fazê-lo, compre uma serra de mármore adequada.

Os valores podem oscilar, dependendo das funções e da marca, naturalmente.

As serras mármore servem ainda para cortar todo o tipo de pedra (moleanos por exemplo), alvenaria, azulejos, tijolos entre muitas outras coisas que poderá descobrir.

Relativamente a serras de pedra mármore, a indústria tem oferecido muitas evoluções. A mais recente é de detectar automaticamente a colocação correcta das mãos. Se colocar de forma incorrecta as mãos na serra enquanto trabalha, a máquina recusa-se a executar trabalhos. Outra das medidas adoptadas pelos fabricantes de algumas marcas de serras para pedra (e também de madeiras, por exemplo), é o desligamento e bloqueio automático na eventualidade da lâmina detectar partes humanas. Assim, os seus dedos ficarão com toda a certeza mais seguros.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Serra Mármore

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: storyvillegirl

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    02-05-2014 às 21:47:55

    Muito bem observado quanto ao material que se deva usar, pois a tendência é sempre dar aquele jeitinho, que muitas vezes, traz mais prejuízos. A Rua Direita agradece pelas informações tão úteis e importantes.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios