Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como deixar de fumar

Como deixar de fumar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Como deixar de fumar

Há quem deteste o cheiro, o fumo, o hálito, enfim, tudo o que seja associado ao tabaco. A Lei proíbe em Portugal que se fume em espaços públicos fechados, desde que devidamente preparados com sistema de extração de fumos eficaz.

O tabaco aumenta de preço todos os anos, e o valor por cada maço de cigarros pode produzir desastres no orçamento mensal. Faz mal à saúde, causando entre muitas outras coisas, problemas graves a nível cardiovascular, pulmonar, sanguíneo, cancro da garganta, enfim, uma inúmera lista de problemas de saúde que incapacitam e levam à morte.

O hálito não é dos melhores, a comida não sabe à sua forma natural, a roupa mantém um cheiro permanente, a pele envelhece mais depressa, e os dedos acabam por ficar amarelos, já para não falar nos dentes.

Apesar de todos os pontos negativos que acabámos de numerar, um fumador, apesar de ter consciência de todos eles, não desiste de fumar.

A sensação relaxante do cigarro, o social e a necessidade de fazer qualquer coisa com os dedos, a toma do café acompanhado do seu fumo. Um fumador, fuma porque gosta de fumar. A digestão é diferente, o relaxamento de começar ou terminar algo e até o simples facto de gostar do sabor, levam a que um fumador continue a fumar.

Mas e quando um fumador quer deixar de fumar e diz que não consegue?

O tabaco vicia e é considerado uma das drogas mais consumidas em todo mundo, e a que mais mata.

Se está decidido a deixar de fumar, siga algumas ideias que aqui são deixadas.

Em primeiro lugar, marque uma data específica para o feito. Um aniversário, o ano novo, qualquer uma serve.

Pondere porque o faz. Pelos seus filhos, pela sua cara-metade, por si mesmo e pela sua saúde.

Em período de abstinência coma docinhos de mentol. Rebuçados ou pastilhas, mantém o hálito fresco e a boca ocupada.

Prepare um plano relativamente ao dinheiro que vai poupar. Compre um mealheiro e todos os dias guarde o dinheiro que gastaria no seu maço de tabaco. Prepare-se para as férias que vai fazer com esse dinheiro.

Adie a vontade de fumar o cigarro. Se tiver muita vontade, distraia-se e adie as passinhas que tanto deseja.

Peça ajuda. Nas farmácias existe um leque alargado de produtos que o podem ajudar. Se mesmo assim não resultar, dirija-se ao posto de saúde e fale com o seu médico.

Tal como qualquer dependência, um ex-fumador passivo pode ter recaídas. Lembre-se depois de ter deixado de fumar, o quanto lhe custou e os benificios que isso lhe trouxe. Não fume, pela sua saúde.



Carla Horta

Título: Como deixar de fumar

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

621 

Imagem por: YOUscription

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos Manuel

    03-07-2012 às 10:09:34

    Muito Obrigado pelas dicas, estou tentando deixar de fumar e ainda não consegui, e queria evitar gastar dinheiro em terapias...
    Vou ver se consigo largar este maldito vicio.
    Valeu

    ¬ Responder

Comentários - Como deixar de fumar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Imagem por: YOUscription

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios