Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Azulejos Pintados à Mão

Azulejos Pintados à Mão

Categoria: Arte
Visitas: 28
Comentários: 3
Azulejos Pintados à Mão

Portugal tem uma história sólida e muito vincada no que diga respeito a azulejos pintados à mão. Muitos são os painéis de azulejos, tanto interiores como exteriores, pintados de forma artística e com uma variedade extraordinária.

Os azulejos pintados à mão são verdadeiras obras de arte efectuadas por verdadeiros artesãos e artistas.

As fábricas deste tipo de azulejo são em grande número em Portugal e podemos encontrá-las para as zonas mais de centro e norte do país.

Os valores podem ser elevados, dependendo do tipo de trabalho e principalmente do tamanho do painel que se deseje adquirir.

Em Portugal podemos vislumbrar painéis nos mais variados locais. Em museus e patrimónios do estado ou mundiais, os painéis representam a maior parte das vezes passagem históricas ou bíblicas. Épocas como os descobrimentos e a partida das naus, podem ser encontradas em verdadeiros retratos pintados em painéis de azulejo.

Mas não só em zonas abertas ao público em geral encontramos estes painéis. Em casas particulares, muitos são os que pagam para ter um pequeno espaço tradicionalmente português na sua casa. Painéis com flores em cozinhas ou salas de jantar ou até mesmo pequenos alteres, decorados com azulejos são muito vistos em casas tradicionais portuguesas.

Mas com o passar dos tempos, os azulejos foram alterados. Se há uns anos os pedidos iam ao encontro dos tons azuis pintados nos azulejos que ornamentavam prédios e halls de entrada, hoje em dia muitas são as encomendas para pinturas diferentes.

Desenhos góticos e originais, verdadeiros designs contemporâneos com motivos e histórias bem diferentes aos que estávamos habituados, são agora pedidos aos artesãos. Cores marcantes e desenhos estranhos são algumas das últimas encomendas de quem considera que a tradição pode ser mantida, mesmo que de forma diferente.

Os azulejos pintados à mão, tão à moda Portuguesa, são exportados para o estrangeiro e fábricas como a “Viúva Lamego” são uma procura importante quando somos visitados por estrangeiros. A procura deste tipo de trabalhos artísticos é uma constante e muito apreciados em todos os países do mundo.

Naturalmente que os painéis de azulejos pintados á mão vendidos no estrangeiro, são-no com valores absolutamente exorbitantes, mas tendo em conta o trabalho extraordinário que é apresentado, o valor é algo que é pago sem qualquer segundo pensamento.

Muitas são as obras e artes tipicamente Portuguesas apreciadas em todo o mundo, mas principalmente por cá. Fabricas e lojas especializadas que muitas vezes, a muito custo mantém a tradição e aposta na continuidade dos tão ricos painéis que enfeitam prédios e paredes de Portugal.


Carla Horta

Título: Azulejos Pintados à Mão

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 28

811 

Imagem por: MicheleLovesArt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Sandra

    03-01-2014 às 01:04:00

    Gostaria de solicitar um trabalho em azulejo pintado a mão, um mosaico de 1,5 m. Poderia me indicar um profissional que possa confeccionar?

    ¬ Responder
  • lisi

    25-11-2012 às 16:59:21

    gostaria de solicitar um trabalho em azuleijos, mas não sei quem poderia realiza-lo para mim. Poderia me dar algumas dicas de como contatar alguém.
    Grata

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:48:18

    o azulejo português é fantástico e já tem vários anos na história. com várias influências, nomeadamente árabe. podemos ver azulejos com figuras geométricas, motivos vegetais,etc. o azulejo a azul e branco é um marco da história portuguesa e podemos ver vários exemplos nos museus, e património em geral português. se for ao museu nacional do azulejo, não se esqueça de estar atento a estes azulejos lindíssimos.

    ¬ Responder

Comentários - Azulejos Pintados à Mão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: MicheleLovesArt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios