Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Igreja de S. Roque

Igreja de S. Roque

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Igreja de S. Roque

A igreja de S. Roque foi construída pelos Jesuítas, na época de D.João V.Os jesuitas tinham uma importãncia muito grande neste período, porque eram os detentores do ensino e evangelizavam os povos.

A construção de igrejas e templos, deve-se a eles, e refletiam a cultura e religião, nesse tempo.

Esta igreja, é diferente da maioria das outras, pois tem um enorme espaço no seu interior, bem como um enorme e lindíssimo teto, que foi terminado na Idade Moderna.

Por ter uma sala enorme no seu interior, foi designada de igreja-salão e serviu demodelo a outras no género, construídas na mesma altura.

Esta igreja tem a particularidade de não ter sido muito destruída com o terramoto de 1755, em Lisboa, tendo sido afetadas apenas a fachada exterior e a capela de Sto antónio, que depois foram reconstruídas.

O interior da igreja foi decorado durante vários séculos.

A capela mais antiga e, com efeito, a de S.Roque, com líndíssimos azulejos onde se pode ver a assinatura do autor, Francisco Matos.

Os azulejos padrão e de tapete, encontram-se á entrada da igreja e próximo do altar-mor, sendo chamados de ponta de diamante, porque os seus azulejos ainda são fabricados, hoje.
Os mármores enriquecem muito as capelas e são bastante recortados e embutidos, formando lindos desenhos. Estes decoram, a par da talha, as capelas, acima citadas.

A pequena capela de Pietá, que está do lado direito do altar-mor é também coberta de belos mármores.

Uma capela especial, a de S.joão Baptista, é totalmente preenchida por lindíssimos e raros mármores, do oriente e da Itália.

A talha dourada, decora as três capelas, com lindos anjinhos, aves, colunas torcidas, folhas de parra e uvas e ramagens. A talha tanto podia ser dourada como levar apenas cor, como por exemplo na capela da Piedade.Além da talha dourada, as paredes são ornadas com quadros, que retratam as fases de vida do santo, desde recém-nascido até voltar´`a terra onde nasceu.

Esta capela, no interior da igreja, permite ainda que o culto a este santo, continue nos dias de hoje.

O Museu e a igreja, tem efetivamente uma das maiores e mais importantes coleções de relíquias de todo o mundo.

Essas relíquias servem de testemunho das nobres vidas destes santos.

Na realidade, as relíquias são verdadeiras obras de arte em forma de escultura ou de caixas artisticamente trabalhadas.

As mais belas peças são de ourivesaria, que durante muito tempo foram cobertas com quadros, que só eram retirados nas festas.

Além das peças em ouro, tem também espetaculares pinturas a óleo sobre madeira e cenas da vida dos Jesuítas.

As restantes peças e objetos são utilizados em cultos e servem como ornamento da capela.
Quem não conhece esta obra de arte vale a pena visitar.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Igreja de S. Roque

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Comentários - Igreja de S. Roque

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios