Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que são bolhas?

O que são bolhas?

Categoria: Saúde
Visitas: 8
O que são bolhas?

O verão é uma época propícia à exposição solar, roupas leves e calçado aberto. Contudo, nem toda a gente faz os devidos cuidados em relação ao sol intenso, mar e temperaturas altas.
É por isso que nesta época sazonal estamos sugeitos a problemas típicos como por exemplo as queimaduras solares.
È pois bastante comum, fazer-se a pergunta: o que são bolhas e porque é que as queimaduras levam ao aparecimento de bolhas sobre a superfície da pele?.
Apesar da nossa pele ser uma excelente proteção contra os elementos nocivos da natureza, ela pode ficar danificada, em consequência de calor excessivo, frio intenso, frição, químicos, luz, radiações e eletricidade. Todos eles são sucetíveis de queimar a pele, provocando por vezes bolhas dolorosas. Esta é em suma, uma lesão que se desenvolve nas camadas superiores da pele.

Uma das mais generalizadas é aquela que resulta da frição repetida pelos materiais do calçado, que roçam e irritam a pele.

As bolhas contêm água e são semelhantes a uma espécie de bola cheia de plasma, que surge nas camadas superiores da pele.

O soro ou plasma, é um componente do sangue e é libertado pelas células danificadas, e preenche as camadas de pele para proteger e evitar o aparecimento de mais lesões. Em virtude deste soro aparecer à superfície, a pele começa a insuflar sob a pressão, e forma um balão, com líquido, as célebres bolhas.

Pode ainda aparecer uma bolha de sangue devido à pele ser esmagada , provocando às vezes uma rutura de vasos sanguínios minúsculos, que deixam passar o sangue para a superfície da pele.

O maior erro que se pode cometer quando isso acontece é rebentar a bolha, uma vez que ao deixar a pele mais desprotegida, pode atraír infeções e formar feridas de difícil cicatrização.

Normalmente as bolhas dos pés ou de outra parte do corpo, são provocadas por queimaduras de segundo grau, que se podem adquirir na praia ou outras exposições solares. Neste caso a pele entra em contacto com uma superfície quente, depois de uma exposição ao sol, queimadura com água quente ou ferro.

Nestes casos, se as bolhas não forem rebentadas, o soro é reabsorvido para dentro das camadas de pele, acabando por secar, depois de alguns dias.

No entanto se as queimaduras forem de primeiro grau, são mais perigosas, necessitando muitas vezes de internamento hospitalar, a fim de serem tratadas.

Em todo o caso é conveniente evitar o sol em demasia, usar sapatos de boa qualidade, em especial no verão e nunca permanecer na praia sem um protetor solar e um chapéu de sol.

A pele do rosto e do corpo deve ser bem protegida para não causar problemas de pele desagradáveis, tal como bolhas ou infeções.

Estes são os perigos mais eminentes, provocados por sapatos sintéticos que não permitem a respiração, ou areias quentes da praia ou dos rios.


Pedro gil Ferreira

Título: O que são bolhas?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Comentários - O que são bolhas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios