Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Automóveis > Truques para desembaciar o pára-brisa

Truques para desembaciar o pára-brisa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Automóveis
Visitas: 102
Comentários: 25
Truques para desembaciar o pára-brisa

Climas húmidos e frios assim como situações de calor extremo provocam reações atmosféricas em forma de embaçamento nos vidros, prejudicando a visão e, por consequência, um mau desempenho no trânsito, podendo ser inclusive, causador de acidentes. Carros ambaçados precisam de algumas ações para deixá-lo limpos e claros.

Dependendo do clima e da temperatura, os vidros do carro sofrem algumas modificações em virtude do ar, ocorrendo umidade excessiva no para-brisa. Por mais que se tente limpá-lo com panos ou soluções a tendência é que fique mais embaciado ainda. Contudo há algumas dicas práticas que podem ser seguidas quando se precisa desembaciar o para-brisa.

Em dias de clima excessivamente quente, temperatura alta, a temperatura do painel do automóvel pode chegar a 60°. A parte interna do carro pode ficar próxima dos 45°, quando em exposição ao sol. Nessa situação pode-se acionar o ar condicionado na vazão 3 ou colocar no frio máximo e dar algumas voltas de carro com os vidros abertos até que essa massa de ar quente deixe o carro. Depois basta fechar os vidros a fim de que a temperatura se regule ao ambiente e diminua.

Já em dias de chuva em que a umidade impera e os vidros ficam muito embaçados, a recomendação é de que se direcione o fluxo de ar para o para-brisa, aumentando o ar e ligando o ar condicionado. Se estiver ficando muito frio no interior do veículo, é preciso acionar o ar quente que agirá concomitantemente com o ar quente. Agindo assim o ar sai morno e quente e desembaça o para-brisa rapidamente. Tanto ar quente quanto ar condicionado podem ser ligados juntos, pois ambos tem procedências diferentes. O ar quente usa o gás, retirando calor e umidade do ar e o ar condicionado usa água quente do motor para aquecer o ar e amenizar a temperatura.

É importante, para manter a segurança dos passageiros, manter a limpeza do para-brisa, a fim de facilitar a visão do motorista. Além disso, não é indicado tentar secar a umidade com panos de qualquer espécie ou até mesmo com a mão, exceto em momentos de muita urgência. Quando isso ocorre, ao invés de desembaciar o para-brisa, acaba-se por transformar a umidade em gotas que acabarão sujando os vidros.

Para carros sem ar condicionado, existem alguns meios caseiros para resolver este tipo de problema. Passar uma batata cortada ao meio pelo vidro, por dentro e por fora mantém a limpeza do vidro. Passar uma barra de sabão, deixando uma camada bem grossa e depois secando com pano absorvente também evita por um curto tempo que o vidro se embace. Também é possível produzir caseiramente um desembaçador utilizando água e vinagre, em quantidade menor que a de água, a metade mais especificamente. Após basta passar jornal umedecido nessa solução nos vidros, esfregando com forte e depois secar com pano. Para finalizar é possível comprar produtos que evitam a condensação de água, permitindo que o problema do vidro embaçado leve mais tempo para voltar.

Ainda é possível também, para carros se ar condicionado, fazer uma solução de 100ml de álcool 96, 20 ml de detergente e 380 ml de água. Com esta solução pronta, pode-se passá-la nos vidros do veículo, esfregando jornal umedecido nesta solução. Pelo lado de fora é possível também passar um pouco dessa solução e ligar o esfregador para espalhar a mistura e dar o efeito limpo. Usando este método, o carro demorará a ficar embaçado.


Rosana Fernandes

Título: Truques para desembaciar o pára-brisa

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 102

798 

Imagem por: Robert S. Donovan

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 25 )    recentes

  • Rubio Ribas

    20-03-2015 às 23:14:48

    Boa noite,
    Convido vc a navegar no site www.nanoclean.ind.br e conhecer um Nano produto que elimina esse problema.
    Att

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-04-2014 às 22:44:37

    Excelente dicas! Parabéns pelo texto!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomotherfuck

    28-09-2013 às 19:09:47

    se eu fritar a batata ela tem o mesmo efeito?
    e se for batata doce eu poderia tmb esfregar feijao no parabrisa ? fica otimo batata doce com feijao

    ¬ Responder
  • thiago diniz

    25-07-2013 às 09:33:16

    O ar quente usa o gás, retirando calor e umidade do ar e o ar condicionado usa água quente do motor para aquecer o ar e amenizar a temperatura.

    acho que inverteram os ares ai kkkk

    ¬ Responder
  • rusi

    20-07-2013 às 20:04:38

    fumo de corda resolve bem a situação . já usei no fusca e sem ligar o parabrisa



    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotonho

    24-06-2013 às 14:28:10

    a batata pode ser doce e cozida meio mole fika file seu carro ou tirar o parabrisas mesmo valeu

    ¬ Responder
  • Sebastião Donisete de Carvalho

    05-05-2013 às 09:41:52

    Eu tenho um Ecosport só ele embaça o parabrisa do lado de fora como faço

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 17:15:58

    Olá Rosana, muito obrigado por ter postado seus truques! Vidros embaçados interferem na visão do motorista, e podem causar acidentes graves caso haja algum descuido. Gostei muito da parte em que você mostra como fazer um desembaçador caseiro feito de vinagre e água, ele pode quebrar um galho danado. Realmente obrigado pela dica. E sobre a batata, eu nunca ouvi falar algo do tipo, realmente dá certo? De qualquer forma, pode ser bem prático.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:21:58

    São excelentes truques.Mas devem ser usados só em situações emergenciais.Não dá para trocar uma boa lavagem por um truque de limpeza.Lavar é extremamente necessário e não tem nada que substitua.

    ¬ Responder
  • Renato

    28-01-2013 às 14:52:11

    o vidro pode tar limpo o que for que vai embaçar e a umidade que faz isso quando se ta com o ar muito quente dentro do carro...kkk

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRodrigo

    24-06-2013 às 21:27:32

    exatamente, no meu carro nao tenho ar condicionado, eu abro as janelas uns 2 dedos, e ligo o ventinho todo direcionado par ao para-brisas, questão de minutos pro vidro estar limpinho.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoVINICIUS NITO

    17-04-2014 às 19:55:12

    TEU VENTINHO DEVE SER UM TUFÃO... POIS COM 2 PESSOAS NO CARRO SEM AR... FICA QUASE IMPOSSIVEL DE DIRIGIR, MESMO COM O "VENTINHO" NO PARABRISA

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 14:12:53

    Sabia que um pára brisas bem limpo e seca ajuda a viajar com muito mais segurança?Na verdade a estrada vê-se muito melhor e o espelho não fica com metades de pó, nos lados.Normalmente pego neles e passo-os com um pano macio, sem esfregar muito e ligeiramente humedecido e um pouco de spray. Isto permite-me que os vidros fiquem mais limpos e visíveis.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 12:55:22

    Olá, gostei de ver os truques que podem ajudar a desembaçar o para brisas de um carro, com certeza eles serão de muita utilidade para várias pessoas. Os vidros quando estão embaçados atrapalham o motorista, e isso pode até mesmo causar um acidente nas estradas. Eu ainda não tenho um carro, mas quando tiver um nunca deixarei de ter os devidos cuidados para evitar que os vidros embacem nos dias de chuva. Obrigada pelas dicas.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 12:49:29

    O pára-brisa embaciado pode ser um incómodo nem sempre fácil de resolver, pondo em risco a boa condução e, por consequência, a segurança do condutor, passageiros e dos outros carros que circulam na mesma estrada. Assim, é de bom-grado que recebo as suas sugestões de como o desembaciar de forma eficaz. Nos dias de chuva que se aproximam, que serão depois seguidos por dias de nevoeiro e de frio, vai ser útil servir-me destas dicas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 10:54:37

    O pára brisas dos automóveis devem andar sempre desembaciados para não sujarem o espelho e provocarem problemas na visibilidade.Um espelho impecávelmente limpo é importante para ver bem a estrada, tal como as lentes dos óculos.O pára brisas deve ser limpo com um pano seco sem lâ para não deixar fios nos vidros. Há quem os passe com um pouco de álcool embebido no pano.

    ¬ Responder
  • Marcelo PaivaMarcelo Paiva

    06-05-2012 às 21:15:12

    Excelente artigo, porem esta trocada referencia de como funciona ar quente e frio, esta invertida.

    Mas o artgo é excelente parabens

    Marcelo

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoADRIANO

    12-04-2013 às 21:02:59

    A BATATA TEM QUE SER DOCE OU BATATINHA? KKK POR FAVOR ME AJUDE?

    ¬ Responder
  • Monsueto Araujo de CastroMonsueto Araujo de Castro

    15-01-2012 às 23:44:56

    Truque da Chuva

    a) Nuvem uniforme e escura na linha horizontal, sinal de pouco vento. Se a chuva começar a desfiar, como se chama no Ceará, ou melhor, a cair, a chuva virá uniforme em toda região até o seu final;
    b) Nuvem escura na horizontal, sendo o lado esquerdo da nuvem mais baixo que o direito, sinal de ventos para a esquerda. A chuva iniciada vai na direção de sua esquerda;
    c) Nuvem escura na horizontal, sendo o lado direito da nuvem mais baixo que o esquerdo, sinal de ventos para a direita. A chuva iniciada vai na direção de sua direita;
    d) A chamada nuvem escura, ou melhor, carregada em cima da sua cabeça poderá começar desfiar, ou a cair, dando sinal pelos primeiros pingos. A direção da chuva deve ser observada pelos ventos soprando os galhos das árvores, direção de fumaça ou outra coisa que possa indicar a direção do vento;
    e) Muito vento costuma carregar as nuvens escuras para longe, dissipar nuvens, ou outras vezes, faz a chuva cair longe ou em outro lugar.

    Monsueto Araujo de Castro - Autor
    Mogi das Cruzes - SP

    ¬ Responder
  • PauloPaulo

    26-07-2011 às 01:01:33

    A maneira 100% confiável para não embaçar seu parabrísa, é arrancá-lo do seu carro, 100% certo de que nunca mais vc terá problema com vidro embaçado! Valew!

    ¬ Responder
  • IARA

    29-05-2013 às 18:34:59

    tinha que ter um palhaço pra opinar.

    ¬ Responder
  • roberto

    07-08-2014 às 02:19:47

    ta serta tu ese cara nunca andou na faixas com parabrisa enbaçado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRua Direita

    18-04-2011 às 19:23:59

    @roberto
    Corrigido, obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoroberto

    18-04-2011 às 18:38:43

    No sétimo parágrafo na oitava linha,a palavra tempo está errada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoevandro

    14-12-2010 às 11:42:08

    Todas as dicas em um só texto, muito bem elaborado.
    Parabens!

    ¬ Responder

Comentários - Truques para desembaciar o pára-brisa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Aprenda a emagrecer com os homens

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Aprenda a emagrecer com os homens\"Rua
Não há igualdade entre homens e mulheres quando o assunto é perder de peso. Emagrecer é biologicamente mais fácil para eles, afinal, os músculos a mais e os hormônios a menos têm impacto direto no metabolismo e na fome. Além disso, elas costumam colocar expectativas muito altas no emagrecimento. Já pensou “quando eu for magra vou ser feliz” ou algo do tipo? Então, isso é algo que eles não fazem. Mas existem alguns hábitos que podem ser copiados deles para acelerar o emagrecimento delas também. Confira.

1 - O que eles têm: mais massa muscular
Comparado às mulheres, os homens têm mais músculos e menos gordura, o que garante um gasto maior de calorias, mesmo quando eles estão descansando, e, consequentemente, um metabolismo mais acelerado. Além disso, a massa muscular tem papel essencial na captação de glicose, substância que ajuda no acúmulo de gordura.

O que nós podemos fazer: Musculação ou outra atividade que renda músculos mais fortes, como pilates ou boxe.
Mas se você estiver em processo de emagrecimento, é melhor trocar a balança pela fita métrica. Isso porque o músculo também pesa e, mesmo perdendo gordura, você verá que o ponteiro da balança não irá abaixar como o esperado. Mas ao contrário da gordura, que ocupa muito espaço nos lugares errados, o crescimento dos músculos é mais restrito e localizado. Ou seja, o aumento da massa muscular vai te dar curvas e você verá suas medidas diminuindo progressivamente.

2- O que eles têm: equilíbrio hormonal
Para começar, eles não têm TPM, que vem acompanhada daquele desejo súbito de comer uma barra de chocolate (das grandes). Além disso, não passam, como as mulheres, por oscilações hormonais durante o dia todo. Um estudo realizado na Universidade de Ottawa, por exemplo, descobriu que os hormônios são os responsáveis pelo aumento do apetite das mulheres após o exercício. Os homens não sentem o mesmo efeito.

O que nós podemos fazer:
Se os sintomas da sua TPM forem muito intensos, vá ao ginecologista e pensem juntos na possibilidade de fazer uma terapia hormonal para reequilibrar seu corpo. Para controlar a vontade de comer doces no período menstrual, o ideal é apostar em alimentos adocicados, pouco calóricos e com índice glicêmico baixo, ou seja, aquele que mantém a liberação de glicose constante no sangue. Iogurte com pedacinhos de fruta e farelo de aveia é uma boa opção. Devorar um doce cheio de açúcar vai elevar sua glicose, que vai cair bruscamente depois e novamente gerar o desejo de comer um bolo de chocolate inteiro sozinha. Para evitar comer demais após o treino, faça um lanchinho saudável antes de ir malhar.

3- O que eles têm: menor carga emocional
De acordo com o The National institute of Mental Health dos Estados Unidos, de 5 a 15% dos indivíduos diagnosticados com anorexia ou bulimia são homens. Entre os diagnosticados com compulsão alimentar, apenas 35% são homens. A pressão da mídia, da sociedade e às vezes até da família para que a mulher esteja dentro dos “padrões” é maior em comparação com a imposição sentida pelos homens. Tudo isso faz com que ela coloque na perda de peso mais expectativas e inseguranças.

O que nós podemos fazer:
Buscar ajuda para passar por esse período. Conversar com alguém – seja um amigo, um parceiro ou até um psicólogo (existem alguns que são especialistas em emagrecimento) – ajuda a aliviar a carga emocional e a enxergar a perda de peso de forma realista.

Pesquisar mais textos:

Elisangela Lourenço de Oliveira

Título:Aprenda a emagrecer com os homens

Autor:Elisangela Lourenço Oliveira(todos os textos)

Imagem por: Robert S. Donovan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios