Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Bactérias

Bactérias

Categoria: Saúde
Visitas: 24
Bactérias

As bactérias são microrganismos unicelulares e procariontes, que podem viver em grupos coloniais ou isoladamente. A célula bacteriana é formada por quatro componentes , sendo eles o hialoplasma, ribossomos,cromatina e membrana ,e também seu material genético o DNA não é ligado ao cromossomos espalhado pelo hiaploplasma.

As bactérias causam diversas doenças, porem tem um papel muito importante na decomposição e outros.As bactérias , elas são encontrada em muitos tipos de ambientes diversos, como no solo, ar mar ,rios ,no corpo de seres vivos, e podem trazer benefícios como também doenças, como miningite,sifilis,gonorréia, e outas doenças, algumas tendo a prevenção por vacinas e seu tratamento feito por antibióticos.

Nas industrias , as bactérias também tem seu papel importante, pois muitas são utilizadas em processos industriais,como os lactobacilos que são utilizados na industria de transformação de leite , na fermentação,sendo de grande utilidade para o homem.Sendo que a fermentação dos açucares do leite pelas bactérias ,produzem ácidos lácticos.Quando colocadas no leite a bactéria do gênero Lactobacillus asidophilus, iniciam a fermentação do açúcar do leite, assim possibilitando a obtenção de coalhada.

As bactérias cumprem seu papel também na matéria orgânica morta, isso permite a liberação de diversos tipos de nutrientes, ocorrendo a decomposição de compostos orgânicos nitrogenados, isso libera a amônia para o meio.

As bactérias em sua maioria é heterótrofa, elas obtem seu alimento por decomposição ou pela associação com outros seres vivos, podendo ou não prejudica –los.Muitas espécies tambem de bactérias são autrotofas , e sintetizam seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossintese.

As bacteria s que são quimiossintetizantes,são a bactérias que não utilizam a luz como fonte de energia para a síntese de matéria orgânica.Já as bactéria fotossintetizantes ,são as que utilizam da luz como fonte de energia , mas não recorrem a água como fonte de hidrogênio para a síntese de sua matéria orgânica.As bactérias fotossintessintetizantes conhecidas são as cianobacterias ,essas utilizando a água e o gás carbônico para a síntese de matéria orgânica, com a ajuda da luz.

A maioria das bactérias e muito importante para o homem ,trazendo benefícios, porem uma pequena aparte dessas espécies causam doença ao homem.Porem hoje existe tratamentos e vacinas contra essas bactérias, para seu combate, o problema que elas estão cada vez mais resistentes a esses remédios.


Vanessa Camila Borri

Título: Bactérias

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 24

1 

Comentários - Bactérias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios