Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que torna o chá verde tão especial?

O que torna o chá verde tão especial?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
O que torna o chá verde tão especial?

O segredo do chá verde está no fato de ser rico em polifenóis, principalmente epigalocatequina galato (EGCG). O EGCG é um poderoso anti-oxidante: além de inibir o crescimento de células cancerígenas, mata-as sem prejudicar o tecido saudável. Também tem sido eficaz na redução dos níveis de colesterol LDL, e inibe a formação anormal de coágulos de sangue. Este último assume uma importância acrescida quando se considera que a trombose (formação de coágulos sanguíneos anormais) é a principal causa de ataques cardíacos e derrames.

Durante anos, os pesquisadores ficaram intrigados com o fato de que, apesar de se consumir uma dieta rica em gordura, os franceses têm uma menor incidência de doença cardíaca. A resposta foi encontrada no consumo do vinho tinto, que contém resveratrol, um polifenol que limita os efeitos negativos do fumo e uma dieta gordurosa.

Num estudo feito no final do século XX, alguns cientistas determinaram que a EGCG é duas vezes mais poderosa que o resveratrol, o que pode explicar por que a taxa de doenças cardíacas entre os homens é muito baixa, apesar de 75 por cento serem fumadores.

Por que os outros chás chineses têm similares propriedades para a saúdes? O verde, o oolong e os chás pretos, todos vêm das folhas da planta Camellia sinensis. O que distingue o chá verde é a forma como é processado. As folhas de chá verde são cozinhadas, o que impede que o composto de EGCG seja oxidado. Por outro lado, as folhas de chá preto e de oolong são feitas a partir de folhas fermentadas, o que resulta no facto de a EGCG ser convertida noutros compostos que não são quase tão eficazes na prevenção e combate de várias doenças.
Surgiram já novas provas de que o chá verde pode até mesmo ajudar na dieta alimentar.
Os pesquisadores descobriram que os homens que receberam uma combinação de extrato de cafeína e chá verde queimaram mais calorias do que aqueles que receberam apenas cafeína ou um placebo.

O chá verde pode ajudar a prevenir a cárie dentária! Assim como as bactérias, destroem características que podem ajudar a prevenir a intoxicação alimentar, ela também pode matar as bactérias que causam a placa dentária. Enquanto isso, os produtos para a pele que contêm chá verde - desde desodorizantes a cremes - estão a começar a aparecer no mercado.
Se é assim tão bom, terá o chá verde malefícios?

Até à data, o único efeito colateral negativo relatado de beber chá verde é a insónia devido ao facto de que ele contém cafeína. No entanto, o chá verde contém menos cafeína do que o café!

Beba chá e sinta-se diferente!


Ruben Duarte

Título: O que torna o chá verde tão especial?

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

632 

Comentários - O que torna o chá verde tão especial?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.