Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Maquilhagem e lentes de contacto – é preciso ter algum cuidado

Maquilhagem e lentes de contacto – é preciso ter algum cuidado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Maquilhagem e lentes de contacto – é preciso ter algum cuidado

Não sendo antagónicas (como se poderia cogitar), é possível que a maquilhagem e as lentes de contacto coexistam pacificamente, desde que se tenham em atenção alguns cuidados básicos. Há apenas que atentar a pormenores relativos aos produtos que se usam, cujas fórmulas são suscetíveis de desencadear alergias, anomalias no funcionamento das lentes, infeções, irritações oculares, secura e ferimentos nos olhos.

Para evitar este rol de dissabores, mais ou menos graves, é fundamental ler os rótulos e optar por cosméticos não perfumados e com a designação de hipoalergénicos. Há, inclusive, produtos especialmente criados para portadores de lentes de contacto ou para olhos com maior sensibilidade, e que são solúveis na água. Ainda assim, pessoas ultrassensíveis podem apresentar reações adversas, mesmo a produtos especiais.

É preciso uma minúcia bastante grande na aplicação da maquilhagem na região dos olhos quando se usa lentes de contacto, uma vez que qualquer reação alérgica é passível de comprometer o uso destas. Assim, a primeira coisa a fazer é lavar as mãos com um sabonete suave de glicerina antes de colocar as lentes. Estas devem ser postas anteriormente à maquilhagem e ser retiradas antes da remoção daquela (feita com um desmaquilhante hipoalergénico não oleoso), isto para evitar que os ingredientes da maquilhagem sujem ou danifiquem as lentes. Nunca se deve aplicar o lápis na extremidade interna da pálpebra (o que poderia bloquear as glândulas e provocar irritações ou infeções) nem partilhar a maquilhagem com outra(s) pessoa(s).

Recomenda-se a aplicação da sombra e do lápis de forma suave, a fim de não empurrar as lentes, estragando-as. Da mesma maneira, as preferências devem incidir sobre maquilhagem não oleosa e sem perfume, e na máscara de olhos e no eyeliner à prova de água, para evitar manchas. A máscara deve ser substituída todos os meses, o eyeliner a cada três meses, e a sombra com intervalos de seis meses. De salientar que os cosméticos, depois de abertos, são facilmente contamináveis por bactérias, particularmente no verão, pelo que as embalagens devem ser muito bem fechadas e protegidas de fontes de calor.

Os utensílios envolvidos no processo de maquilhagem têm de ser escrupulosamente limpos e nunca emprestados ou usados depois de emprestar. De qualquer forma, sempre que se observe vermelhidão, dor, inchaço ou irritação nos olhos é sensato consulta um oftalmologista.

Nesta linha, se os olhos se apresentarem inchados, vermelhos ou inflamados, não é sensato usar maquilhagem. Também não é acertado, qualquer que seja a circunstância, recorrer à saliva para a aplicação da sombra, nem sobrepor maquilhagem. Empregar máscaras com “fibras de formação de pestanas” também está fora de questão (podem deteriorar as lentes).

As sombras foscas, perladas ou brilhantes, à base de pó de casca de ostra, são susceptíveis de lesar olhos com lentes de contacto. Devem preferir-se os pós compactos, aplicando-os lentamente para acautelar a entrada de partículas para a vista.
As máscaras que utilizem fibras de nylon, e outras, são de recusar, dado que, quando secam, as fibras desfazem-se e caem nos olhos, sendo possível que se depositem nas lentes ou abaixo delas, o que pode resultar em feridas na córnea. A máscara deve ser espalhada de maneira a ficar ligeiramente afastada da base das pestanas e os lápis devem ser macios e não esborratar.

No que concerne a sprays para o cabelo, desodorizantes e águas-de-colónia, aconselha-se que se apliquem antes da colocação das lentes, pois, penetrando nos olhos, são capazes de acarretar danos irreversíveis nas lentes.


Maria Bijóias

Título: Maquilhagem e lentes de contacto – é preciso ter algum cuidado

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

774 

Imagem por: carlitosway85

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 20:39:37

    Utilizo lentes de contacto diariamente e posso confirmar a premissa de que coexistem bem com a maquilhagem. Há elementos que ameaçam muito mais o olho com lente de contacto, como seja o caso da poeira. É claro que, como bem refere, esta tolerância dos olhos à maquilhagem não dispensa alguns cuidados essenciais, tanto a pôr como à hora de retirar as lentes: devem ser colocadas antes da maquilhagem e retiradas antes da aplicação do desmaquilhante.

    ¬ Responder

Comentários - Maquilhagem e lentes de contacto – é preciso ter algum cuidado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Imagem por: carlitosway85

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios