Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pneumonia

Pneumonia

Categoria: Saúde
Visitas: 10
Comentários: 1
Pneumonia

A pneumonia merece muita atenção e cuidado, pois pode levar a morte. A pneumonia caracteriza-se por um processo inflamatório que atinge os pulmões e a sua intensidade esta relacionada ao agente acusador, as condições de saúde e a idade do paciente. Os agentes causadores da pneumonia podem ser desencadeados por bactérias, vírus e fungos que se instalam nos alvéolos, pequenas estruturas na forma de sacos em que ocorrem as trocas gasosas no pulmão.

O tipo bacteriano é o mais comum causado principalmente por duas bactérias: pneumococo (streptococcus pneumoniae) e hemophlius (haemophilus) Elas atacam em especial, quando o sistema imunológico encontra-se frágil, em razão de doenças como a gripe, tuberculose, diabetes ou males do coração e etc. Ou mesmo pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, as bactérias, vírus e fungos podem ser instalados para o pulmão, ou chegar até o órgão por meio da corrente sanguínea. Assim que atingem os pulmões ou apenas um deles, dependendo do caso, instalam-se nos alvéolos, mutiplicam-se rapidamente e desencadeiam a infecção. Como resultado, o organismo reage à infecção produzindo pus e plasma nos alvéolos, gerando, entre outros sintomas, a falta de ar. Além da dificuldade para respirar, a pneumologia provoca tosse com muco amarelo ou esverdeado, algumas vezes com a presença de sangue, febre, aumento da freqüência respiratória, dor na região do tórax e nas costas.

Ao sinal de qualquer um sintoma descrito acima, é importante buscar ajuda médica imediatamente, para evitar o agravamento do quadro. Como é feito o diagnostico para identificar a pneumologia? São realizados exames de ausculta dos pulmões, raios-X e analise do muco expelido. Identificado a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, pois, se não controlada, em alguns casos a infecção pode se espalhar pela corrente sangüínea e levar a morte, principalmente em pacientes vulneráveis, como idosos, e crianças e pessoas com enfermidades variadas.

Na pneumonia bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos. Se o agente causador for um vírus o paciente tanto pode receber o tratamento em casa, como baseado na hidratação do organismo e repouso, ou em casos graves, no hospital, para fazer a administração de remédios por via intravenosa, oxigênio, além de hidratação e fisioterapia respiratória. As medidas preventivas também são importantes, tais como manter a carteira de vacinação das crianças sempre em dia, evitar ambientes poluídos e, em caso de deficiência imunológica, tomar a vacina contra os dois principais tipos de pneumologia.

Waldiney Melo

Título: Pneumonia

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 10

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Yasmin PratesYasmin Prates

    03-07-2012 às 01:21:33

    minha colega está com pneumonia e estou preucupada
    pois ela é criança T_T

    ¬ Responder

Comentários - Pneumonia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios