Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Gripe e Resfriado

Gripe e Resfriado

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Gripe e Resfriado

Diante de sintomas como espirro, coriza, dor de cabeça e dor no corpo, é muito comum as pessoas dizerem que estão com gripe. Mas na verdade em grande parte dos casos, o que se tem, de fato, é resfriado. Então como saber diferenciar as duas doenças?

O resfriado é um processo infeccioso que pode ser desencadeado por 200 tipos de vírus diferentes. Ao longo da vida, uma pessoa pode ser acometida por diversos resfriados, nenhum igual ao outro, já que após o contágio o corpo desenvolve imunidade ao vírus pelo qual foi atacado. Sendo assim, só é possível pegar resfriado mais de uma vez porque os vírus são diferentes, do contrario, o corpo ganharia imunidade a doença.

Já o vírus da gripe é especificado, chamado influenza. Ela tem característica de estar permanentemente em mutação ou recombinação genética. Nos casos de mutação, são criados vírus primos do primeiro e, por conhecer o vírus mais antigo, o organismo pode ter, defesa contra ele. Quando ocorre a recombinação genética, um novo vírus surge contra o qual não existe resistência imunológica, e por isso podem surgir as grandes epidemias de gripe.

Tanto na gripe como no resfriado a forma de transmissão é a mesma o contato com as secreções ao espirrar ou tossi a pessoa doente elimina o vírus pela saliva. Se uma pessoa saudável, possivelmente será infectada outra forma, a de contágio é pela mão. Os sintomas alem dos espirros e da obstrução nasal geralmente é com secreção, o resfriado ainda desencadeia leve dor de garganta, febre discreta por volta de 37° e mal estar. A duração dos sintomas varia de três a quatro dias, depois desapareci assim como surgiu.

Apesar do desconforto provocado o resfriado não interrompe as tarefas desenvolvidas diariamente. Já durante a gripe a febre é constante e chega a ultrapassa a 38°. Alem da febre durante vários dias o organismo como um todo fica comprometido pelas dores de cabeça e no corpo, mal estar intenso, entre outros. As atividades diárias são interrompidas devido à intensidade dos sintomas. O vírus da gripe ainda pode comprometer pulmões, brônquios e traquéia, e evolui para doenças mais graves como, por exemplo, a pneumonia. Sendo assim, a gripe se apresenta como uma doença infecciosa intensa e perigosa, mas uma vez ela atinge pessoas que já estejam com a saúde debilitada pode levar a morte. O tratamento é repouso e hidratação esses é os dois passes principais para recuperação da gripe e do resfriado. O consumo de boa quantidade de liquido umedeceu as secreções facilita sua eliminação, melhorando o quadro geral da doença.



Waldiney Melo

Título: Gripe e Resfriado

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

789 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    12-08-2014 às 23:32:58

    Quando estou gripada ou resfriada bebo muita água. Posso dizer que nem preciso tomar nenhum remédio, apenas beber bastante água. Se querem ficar bons de forma rápida e saudável, beba água o dia todo! Claro, água natural.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoflavio jesus de oliveira

    02-11-2010 às 19:41:42

    goste do pronuciado mas gostaria mais real como as doeças já estgão poderia colocar as curas juntas

    ¬ Responder
  • Cleusa da Silva XvierCleusa da Silva Xvier

    07-10-2010 às 22:59:54

    Gostei do esclarecimento ,pois, estou fazendo uma trabalho a respeito de resfriado e gripe, e esse texto me ajudou muito.
    Parabéns

    ¬ Responder

Comentários - Gripe e Resfriado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios