Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Mas afinal o que é isso de H1N1?

Mas afinal o que é isso de H1N1?

Categoria: Saúde
Comentários: 5
Mas afinal o que é isso de H1N1?

H1N1 é um novo subtipo de vírus da gripe que atinge os humanos. Têm genes associados ao vírus do porco, das aves e das pessoas, tendo uma combinação única.

Os sintomas são equivalentes aos da gripe sazonal, febre alta, tosse, arrepios de frio, fadiga, dores no corpo, na cabeça e na garganta, vómitos e diarreia, porém a componente gastrointestinal é muito mais acentuada.

Este vírus que está a provocar a histeria mundial pode ficar no organismo de 24 a 48 horas, até que surjam os primeiros sintomas. Propaga-se através das pessoas e pelo ar, mas sendo apenas eficaz em distâncias inferiores a um metro. A forma mais fácil de se espalhar é pelos espirros, pela tosse, pelas secreções nasais ou dos olhos. Se não se tiver cuidado e se tocar em alguma superfície contaminada e de seguida mexer nos olhos, boca ou nariz, o vírus pode-se disseminar facilmente.

Não há muito a fazer para que um humano se proteja do vírus, porém pode atenuar o contágio ao dormir o necessário, comer bem e gerir o stress, já que com isto se consegue manter o sistema imunitário de boa saúde. Além disso, deve-se também lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia. Este vírus é sensível aos medicamentos Tamiflu e Relenza, porém estes deixaram de estar à venda nas farmácias para evitar casos de auto-medicação e porque desta forma torna-se mais complicado detectar as pessoas que estejam afectadas.

Com estas substâncias, o período de duração da doença encurta, uma vez que impedem a replicação no organismo. Mas para fazer este efeito, têm que ser tomados nas primeiras 24 a 48 horas, após o surgir dos sintomas. Estima-se que o vírus não sobreviva fora do corpo mais do que algumas horas. Até agora ainda são poucos os casos de mortalidade, porém as precauções foram rapidamente accionadas pelo facto de se tratar de um novo vírus causador de gripe nos humanos, além de que ao se tratar de um organismo desconhecido, para o qual ninguém no mundo apresenta imunidade, fez temer o surgimento de uma nova pandemia. Até porque um novo vírus tem a capacidade de infectar pessoas mesmo fora do período sazonal da gripe.

A verdade é que a histeria começa a alargar-se e a corrida às farmácias já se iniciou. Mas o melhor é ter calma e não pensar muito nisso, porque se fossemos a pensar constantemente em doenças, deixaríamos de viver e passaríamos a viver prisioneiros dos nossos medos.


Catarina Guedes Duarte

Título: Mas afinal o que é isso de H1N1?

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-07-2014 às 23:04:03

    Muito bom esse esclarecimento. É importante sabermos o que está por trás de um vírus que nos acomete apenas no ar. Como é o caso deste, H1N1.

    ¬ Responder
  • sarasara

    01-10-2009 às 11:28:47

    eu axo qe a gripe ha e apenas mais uma gripe qe apenas demora mais tempo a corar ...

    ¬ Responder
  • ricardoricardo

    29-06-2009 às 21:33:02

    muito bom texto catarina, o principio é o principal, sobre o h1n1.

    Parabéns pela matéria,sucesso!

    Atenciosamente

    Ricardo Netto

    ¬ Responder
  • WalquiriaWalquiria

    25-06-2009 às 20:26:11

    As autoridades alegam não haver motivo para pânico.
    Mas como não temer algo que já ultrapassou fronteiras?
    Recebemos notícias todos os dias que a situação está sob controle, mas pessoas já estão morrendo decorrente da gripe A H1N1.
    Catarina, você acha que esse mal tem chances de se tornar uma pandemia?
    Obs.:Cidades já declararam situação de emergência.
    E dizem que não precisamos nos preocupar...
    Não se isso é "engraçado" ou " Desesperador"...
    Abraços

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    28-05-2009 às 02:15:53

    H1N1 é um virús?

    H1N1 é fatal?

    Á solução para H1N1?

    Aguardo tuas respostas catarina....

    ¬ Responder

Comentários - Mas afinal o que é isso de H1N1?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios