Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Shiatsu - Toque e Pressão

Shiatsu - Toque e Pressão

Categoria: Saúde
Visitas: 16
Comentários: 1
Shiatsu - Toque e Pressão

De há uns anos a esta parte que temos assistido a um crescente crescimento da cultura asiática no nosso país. Desde restaurantes chineses ou japoneses, a lojas de diversos artigos práticos e em conta, vivemos na prática aquilo que os livros designam por globalização.

Do que vos quero falar hoje é de Shiatsu, também ele originário na Ásia, mais propriamente no Japão, mas cujas bases assentam na Medicina Tradicional Chinesa. Foi legalmente reconhecido em 1965 e alguns já terão ouvido falar, mas acredito que a grande maioria não sabe do que se trata.

Shiatsu significa “pressão com os dedos”, mas é mais que isso. É considerada uma terapia, dita alternativa, que restabelece a energia vital de cada indivíduo. Está cientificamente comprovado que o corpo humano possui energia e que esta circula em canais - meridianos. Se quisermos ser mais específicos, podemos completar esta ideia, explicando que os meridianos, assim como os centros de energia (chackras), formam uma corrente vibratória que circula pelo corpo. Esta, conecta a energia do céu (yang), com a energia da terra (yin), sendo que ambas estão presentes no corpo humano.

Mas, porquê restabelecer essa energia? Na verdade, o organismo sofre interferências externas (factores do meio circundante) e internas (emoções e sentimentos resultantes das situações do dia-a-dia, das quais resultam alterações do fluxo energético, traduzidas, muitas vezes, por dores, tensão, contraturas, etc. Desta feita, para que haja saúde física e mental, deverá existir um perfeito equilíbrio e harmonia dos fluxos de energia no organismo, caso contrário desenvolvem-se doenças.

Num tratamento de Shiatsu, o terapeuta, profissionalmente credenciado, aplica pressão em pontos ou meridianos específicos, de forma a desbloquear a energia estagnada. Para além disso, executa também outras técnicas, como estiramentos, tudo em prol da dita libertação de energia. Cada sessão de Shiatsu deve também ser vista como uma forma de prevenção de possíveis desequilíbrios energéticos, prevenindo o aparecimento de doenças.

Para além deste tipo de Shiatsu, que foca atenções em meridianos ou pontos de acumpressão, outros há que se regem por técnicas mais holísticas, generalizando o trabalho e envolvendo todo o corpo.

Qualquer uma das técnicas tem efeitos benéficos comprovados no combate de dores de cabeça, stress, instabilidade emocional, insónia, falta de vitalidade, ciática, dores de costas, entre outros.

Como qualquer outra terapia, apenas deve ser deve ser executada por profissionais experientes e com alguma cautela em pessoas com osteoporose, doenças infecto-contagiosas ou grávidas.



Cláudia Bandeira

Título: Shiatsu - Toque e Pressão

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 16

707 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBela Faria M.

    30-03-2009 às 19:39:41

    Amigas, tive na semana passada uma experiencia em Shiatsu. Meu Deus adorei. Tive muita sorte com o teraputa, alto, moreno, olhos verdes escuros, peito firme e, que mãos... tocou, deslizou, esfregou,...pos-me comletamente nas nuvens.

    Shiatsu é um must.

    Shiatsu para mim vai ser para repetir.

    Shiatsu tirou-me 20 anos.

    Por tudo isso, e pela magnifica experiencia que eu tive, adoro Shiatsu e deveras recomendo a todas as queridas.

    Gostei imenso do teu texto Cláudia - beijo.

    ¬ Responder

Comentários - Shiatsu - Toque e Pressão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios