Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como parar hemorragias

Como parar hemorragias

Categoria: Saúde
Visitas: 32
Comentários: 11
Como parar hemorragias

Os cortes superficiais são lesões muito comuns no nosso dia-a-dia. Quando ocorre uma hemorragia ligeira, o tratamento em casa, regra geral, é o bastante sendo normalmente bem sucedido. Se o corte ocorrer na cara ou nas mãos, pode ficar uma cicatriz, podendo ser necessário recorrer a um médico de forma a minimizar a sua existência.

Mas, caso se verifique apenas uma pequena hemorragia, eis o que deve fazer:

1 – Controle-a aplicando pressão firme sobre a ferida da vítima. Procure utilizar uma compressa esterilizada ou um ou dois lenços de papel dobrados, que deve colocar firmemente sobre a ferida. Eleve a zona ferida tão alto quanto possível para reduzir o fluxo de sangue. Peça o auxílio da própria vítima para esta operação.

2 – Limpe bem a ferida com uma solução anti-séptica ou sabão e água morna. Utilize uma compressa para esta acção, procurando limpar a ferida de dentro para fora, evitando assim contaminá-la com bactérias da pele. Se for necessário, utilize várias compressas, repetindo o processo.

3 – Aplique um penso rápido ou uma compressa esterilizada fixa com um adesivo. Durante a noite retire a protecção, de forma a que a ferida possa cicatrizar mais rapidamente. No dia seguinte, se necessário, volte a protegê-la.

No caso de a hemorragia resultar de um corte profundo, há outro tipo de cuidados que devemos ter. Mesmo parecendo um corte pequeno, se for causado por uma lâmina comprida, deve partir-se do princípio que ocorre lesão interna, da qual podem resultar danos nos vasos sanguíneos, nervos, tendões ou músculos. A grande maioria dos cortes profundos necessita de assistência médica após os primeiros socorros que podemos executar. Eis como devemos proceder:

1 – Aplique pressão sobre a ferida com uma compressa esterilizada, lenços de papel dobrados ou panos limpos, de forma a tentar estancar a hemorragia. A vítima poderá auxiliar neste passo, dependendo do local do corte.

2 – Eleve a zona do corte. Se for numa perna ou pé, coloque almofadas ou mantas sobre esta, de forma a diminuir a circulação sanguínea na zona e consequentemente menor fluxo de sangue na hemorragia. Envolva firmemente a compressa com uma ligadura, tendo o cuidado de não apertar demasiado, pois pode impedir a circulação.

3 – Se vir sangue através da ligadura, coloque novas compressas por cima do penso e faça pressão directa com a mão.

4 – Recorra a um serviço de urgência para observação imediata e tratamento.



Cláudia Bandeira

Título: Como parar hemorragias

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 32

790 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    15-07-2014 às 21:16:59

    Adorei, dicas práticas e simples. Como parar hemorragia é realmente angustiante para quem está vivendo esse momento. Tem que ter muita calma mesmo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorosileide gomes

    18-03-2014 às 15:54:59

    minha mae se cortou fazendo a comida na regiao do polegar e eu nao sei oq fazer nao para de sangrar

    ¬ Responder
  • viviane

    25-04-2013 às 00:06:36

    Tive um corte profundo no indicador, exatamente no primeiro ligamento. Pode acontecer de eu ficar com sequelas?
    Obrigada

    ¬ Responder
  • mary

    25-11-2012 às 14:58:56

    boa tarde, hj tava depilando minha vagina e cortei um pouco ao pe do labio, acho que depois rasgou mais um pouco e nao para de sangrar ja faz algum tempo, estou preocupada. já pus halibut mas não tapa o corte e nem para de sangrar. que devo fazer?

    ¬ Responder
  • priscila

    14-11-2012 às 00:56:39

    Boa noite, hj qdo estava depilando minha vagina, cortei um pouquinho...não doeu, mas naão pára de sangrar, gostaria de saber oq posso fazer para estancar o sangue, jaá faz mais de 1h e nada...tive até que colocar absorvente. É preciso fazer cauterização? aoq devo fazer? estou preocupada...obrigada

    ¬ Responder
  • pamelapamela

    31-05-2012 às 15:59:42

    ola eu gostaria de fazer uma pergunta e pq o meu corrimento na seg feira ele veio que tipo parecendo uma gosma e meio avermelhada isso td aconteceu depois que eu tiver a relaçao sexual com meu namorado no domingo na terça feira ele ja apareceu meio marrom depois disso ele começou a vir escuro de mais e de vez enquando com um pouco de dor parecendo que esta dando fincada perto da vagina, e agora o meu corrimento esta vindo uma cor ja mais puxada pelo preto o que pode ser isso eu estou muito preocupada pq eu ja tiver infecçao urina muito forte que chegou a ir pro sangue por favor me ajude o mais rapido

    ¬ Responder
  • Marina

    05-12-2012 às 07:40:52

    Cempre que eu estiver de periodo figo com hemoragia

    ¬ Responder
  • maria josemaria jose

    04-02-2012 às 22:38:46

    por favor preciso de orientaçao: sofrir um corte no dedo minimo da mao, na ponta do dedo, lado oposto da unha,tipo uma lasca, cortado com vidro: faz 30 horas o ocorrido, houve pequena hemorragia ,que diminiu apos curativo compressivo so que na troca do curativo volta a sangrar, so sem o curativo ,como estou em local de dificil acesso o que fazer e quanto tempo posso ficar com o mesmo curativo; me ajuda obrigado; so que tem que ser bem rapido para me tranquilizar

    ¬ Responder
  • patricia villarpatricia villar

    26-04-2011 às 22:59:23

    oi boa noite gostaria que me ajudasse , e quando se tem uma emorragia abortiva o que se deve fazer estou precisando desta resposta urgente por favor fique com deus e obrigada...

    ¬ Responder
  • nasalianasalia

    04-06-2010 às 14:53:48

    Gostei das dicas, axei simples e facies de executar.
    obrigada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodane

    02-03-2010 às 20:02:25

    ai o que fcom minha emoragia

    ¬ Responder

Comentários - Como parar hemorragias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios