Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como parar hemorragias

Como parar hemorragias

Categoria: Saúde
Visitas: 32
Comentários: 11
Como parar hemorragias

Os cortes superficiais são lesões muito comuns no nosso dia-a-dia. Quando ocorre uma hemorragia ligeira, o tratamento em casa, regra geral, é o bastante sendo normalmente bem sucedido. Se o corte ocorrer na cara ou nas mãos, pode ficar uma cicatriz, podendo ser necessário recorrer a um médico de forma a minimizar a sua existência.

Mas, caso se verifique apenas uma pequena hemorragia, eis o que deve fazer:

1 – Controle-a aplicando pressão firme sobre a ferida da vítima. Procure utilizar uma compressa esterilizada ou um ou dois lenços de papel dobrados, que deve colocar firmemente sobre a ferida. Eleve a zona ferida tão alto quanto possível para reduzir o fluxo de sangue. Peça o auxílio da própria vítima para esta operação.

2 – Limpe bem a ferida com uma solução anti-séptica ou sabão e água morna. Utilize uma compressa para esta acção, procurando limpar a ferida de dentro para fora, evitando assim contaminá-la com bactérias da pele. Se for necessário, utilize várias compressas, repetindo o processo.

3 – Aplique um penso rápido ou uma compressa esterilizada fixa com um adesivo. Durante a noite retire a protecção, de forma a que a ferida possa cicatrizar mais rapidamente. No dia seguinte, se necessário, volte a protegê-la.

No caso de a hemorragia resultar de um corte profundo, há outro tipo de cuidados que devemos ter. Mesmo parecendo um corte pequeno, se for causado por uma lâmina comprida, deve partir-se do princípio que ocorre lesão interna, da qual podem resultar danos nos vasos sanguíneos, nervos, tendões ou músculos. A grande maioria dos cortes profundos necessita de assistência médica após os primeiros socorros que podemos executar. Eis como devemos proceder:

1 – Aplique pressão sobre a ferida com uma compressa esterilizada, lenços de papel dobrados ou panos limpos, de forma a tentar estancar a hemorragia. A vítima poderá auxiliar neste passo, dependendo do local do corte.

2 – Eleve a zona do corte. Se for numa perna ou pé, coloque almofadas ou mantas sobre esta, de forma a diminuir a circulação sanguínea na zona e consequentemente menor fluxo de sangue na hemorragia. Envolva firmemente a compressa com uma ligadura, tendo o cuidado de não apertar demasiado, pois pode impedir a circulação.

3 – Se vir sangue através da ligadura, coloque novas compressas por cima do penso e faça pressão directa com a mão.

4 – Recorra a um serviço de urgência para observação imediata e tratamento.



Cláudia Bandeira

Título: Como parar hemorragias

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 32

790 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    15-07-2014 às 21:16:59

    Adorei, dicas práticas e simples. Como parar hemorragia é realmente angustiante para quem está vivendo esse momento. Tem que ter muita calma mesmo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorosileide gomes

    18-03-2014 às 15:54:59

    minha mae se cortou fazendo a comida na regiao do polegar e eu nao sei oq fazer nao para de sangrar

    ¬ Responder
  • viviane

    25-04-2013 às 00:06:36

    Tive um corte profundo no indicador, exatamente no primeiro ligamento. Pode acontecer de eu ficar com sequelas?
    Obrigada

    ¬ Responder
  • mary

    25-11-2012 às 14:58:56

    boa tarde, hj tava depilando minha vagina e cortei um pouco ao pe do labio, acho que depois rasgou mais um pouco e nao para de sangrar ja faz algum tempo, estou preocupada. já pus halibut mas não tapa o corte e nem para de sangrar. que devo fazer?

    ¬ Responder
  • priscila

    14-11-2012 às 00:56:39

    Boa noite, hj qdo estava depilando minha vagina, cortei um pouquinho...não doeu, mas naão pára de sangrar, gostaria de saber oq posso fazer para estancar o sangue, jaá faz mais de 1h e nada...tive até que colocar absorvente. É preciso fazer cauterização? aoq devo fazer? estou preocupada...obrigada

    ¬ Responder
  • pamelapamela

    31-05-2012 às 15:59:42

    ola eu gostaria de fazer uma pergunta e pq o meu corrimento na seg feira ele veio que tipo parecendo uma gosma e meio avermelhada isso td aconteceu depois que eu tiver a relaçao sexual com meu namorado no domingo na terça feira ele ja apareceu meio marrom depois disso ele começou a vir escuro de mais e de vez enquando com um pouco de dor parecendo que esta dando fincada perto da vagina, e agora o meu corrimento esta vindo uma cor ja mais puxada pelo preto o que pode ser isso eu estou muito preocupada pq eu ja tiver infecçao urina muito forte que chegou a ir pro sangue por favor me ajude o mais rapido

    ¬ Responder
  • Marina

    05-12-2012 às 07:40:52

    Cempre que eu estiver de periodo figo com hemoragia

    ¬ Responder
  • maria josemaria jose

    04-02-2012 às 22:38:46

    por favor preciso de orientaçao: sofrir um corte no dedo minimo da mao, na ponta do dedo, lado oposto da unha,tipo uma lasca, cortado com vidro: faz 30 horas o ocorrido, houve pequena hemorragia ,que diminiu apos curativo compressivo so que na troca do curativo volta a sangrar, so sem o curativo ,como estou em local de dificil acesso o que fazer e quanto tempo posso ficar com o mesmo curativo; me ajuda obrigado; so que tem que ser bem rapido para me tranquilizar

    ¬ Responder
  • patricia villarpatricia villar

    26-04-2011 às 22:59:23

    oi boa noite gostaria que me ajudasse , e quando se tem uma emorragia abortiva o que se deve fazer estou precisando desta resposta urgente por favor fique com deus e obrigada...

    ¬ Responder
  • nasalianasalia

    04-06-2010 às 14:53:48

    Gostei das dicas, axei simples e facies de executar.
    obrigada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodane

    02-03-2010 às 20:02:25

    ai o que fcom minha emoragia

    ¬ Responder

Comentários - Como parar hemorragias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios