Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Osteoporose e Prevenção de Quedas

Osteoporose e Prevenção de Quedas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 10
Osteoporose e Prevenção de Quedas

A osteoporose é uma doença em que os ossos ficam mais fragueis (antes eram densos depois ficam porosos). É um processo natural, que ocorre com o envelhecimento. Isto leva a que pequenos traumatismos que antes não tinham consequências nos ossos, podem tornar-se agora em fraturas.
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas, normalmente só após a primeira fratura é que é detetada, por isso, é muito importante que seja diagnosticado o mais cedo possível.

Os fatores de risco para a osteoporose são: mais de 65 anos de idade, ser mulher, raça branca, ter pequena estatura e magreza excessiva, menopausa (especialmente se for antes dos 40 anos), dieta pobre em cálcio, não fazer exercício físico, fumar, fraturas anteriores, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) e ter algumas doenças (exemplo: artrite reumatoide, hipertiroidismo, insuficiência renal, entre outras).

Quem tem osteoporose deve tentar ter um estilo de vida saudável, que inclui, ter uma alimentação rica em cálcio (o ideal são 800-1500mg/dia, consuma leite e derivados, espinafres, agriões, brócolos e couves) e vitamina D (gema de ovo, peixe, especialmente cavala, salmão, sardinha e atum), fazer exercício físico, evitar beber consumir bebidas alcoólicas em excesso, evitar fumar e evitar as quedas.

Devido a facilidade que as pessoas que tem osteoporose têm de fraturar ossos, ficam aqui algumas dicas como prevenir as quedas: evitar bebidas alcoólicas; evitar medicamentos que podem provocar alteração do equilíbrio (calmantes e medicamentos para insónias); usar calçado com salto baixo e com sola antiderrapante; tentar andar em piso regular, evitar tapetes (se necessário colocar uma fita adesiva no avesso ou borracha antiderrapante); evitar andar de meias ou chinelos largos (especialmente no chão encerado); sentar-se enquanto se veste ou calça; deve ter apenas a mobília necessária em casa, de modo que não seja um obstáculo a passagem; ter boa iluminação em cada; apoiar-se no corrimão quando utiliza as escadas; evitar fios elétricos no chão ou tentar que estejam o mais encostado possível as paredes; usar tapetes de borracha em todas as superfícies que possam ficar molhadas; na casa de banho deve ter uma barra de apoio para sanita, chuveiro e banheira; usar meios auxiliares para andar (bengala, canadiana e andarilho), caso tenha dificuldade na marcha.

Maria Gabriela

Título: Osteoporose e Prevenção de Quedas

Autor: Maria Gabriela (todos os textos)

Visitas: 2

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    15-07-2014 às 21:28:35

    As cartilagens de tubarão são excelentes para a osteoporose. Elas nos fazem sentir-se bem e previne até essas quedas. Minha mãe ficou bem melhor depois que começou a tomá-las em forma de cápsulas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdail

    02-11-2012 às 14:15:12

    eu sou homem e também sofro desta doença, mas gostei muito do texto e vou utilizar as dicas

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomário

    30-10-2012 às 20:03:44

    a minha mulher tem osteopore, e já fracturou o fémur, mas nunca ninguém nos alertou para estes cuidados em casa. obrigada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguida

    30-10-2012 às 20:01:04

    mais uma vez as mulheres são as mais sacrificadas, tem mais probabilidade de ter osteoporose, mulher sofre

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomiriam

    29-10-2012 às 18:51:11

    parabéns pelo texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlda

    29-10-2012 às 18:49:12

    Ouvi dizer que há medicamentos para tratar a osteoporose que no fim de tomadas a pessoa tem de estar meia hora em pé.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoClara

    29-10-2012 às 18:47:55

    Agora que sei que posso prevenir a osteoporose, vou começar já a tratar disso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana

    27-10-2012 às 14:12:37

    Muito bom este texto, gostei muito das dicas para prevenir as quedas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFabiana

    27-10-2012 às 14:05:22

    Sempre ouvir dizer que a minha avó tinha osteoporose mas não sabia porque. Após ser este texto, vou puder a alertar a minha avó para cuidados que ela tem de ter para não se magoar ou fracturar algum osso. Obrigada, está muito claro este texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoOscar

    26-10-2012 às 15:29:34

    Grande texto sobre osteoporose. Obrigado me ajudou muito.

    ¬ Responder

Comentários - Osteoporose e Prevenção de Quedas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios