Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Osteoporose e Prevenção de Quedas

Osteoporose e Prevenção de Quedas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 10
Osteoporose e Prevenção de Quedas

A osteoporose é uma doença em que os ossos ficam mais fragueis (antes eram densos depois ficam porosos). É um processo natural, que ocorre com o envelhecimento. Isto leva a que pequenos traumatismos que antes não tinham consequências nos ossos, podem tornar-se agora em fraturas.
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas, normalmente só após a primeira fratura é que é detetada, por isso, é muito importante que seja diagnosticado o mais cedo possível.

Os fatores de risco para a osteoporose são: mais de 65 anos de idade, ser mulher, raça branca, ter pequena estatura e magreza excessiva, menopausa (especialmente se for antes dos 40 anos), dieta pobre em cálcio, não fazer exercício físico, fumar, fraturas anteriores, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos (exemplo: corticoides) e ter algumas doenças (exemplo: artrite reumatoide, hipertiroidismo, insuficiência renal, entre outras).

Quem tem osteoporose deve tentar ter um estilo de vida saudável, que inclui, ter uma alimentação rica em cálcio (o ideal são 800-1500mg/dia, consuma leite e derivados, espinafres, agriões, brócolos e couves) e vitamina D (gema de ovo, peixe, especialmente cavala, salmão, sardinha e atum), fazer exercício físico, evitar beber consumir bebidas alcoólicas em excesso, evitar fumar e evitar as quedas.

Devido a facilidade que as pessoas que tem osteoporose têm de fraturar ossos, ficam aqui algumas dicas como prevenir as quedas: evitar bebidas alcoólicas; evitar medicamentos que podem provocar alteração do equilíbrio (calmantes e medicamentos para insónias); usar calçado com salto baixo e com sola antiderrapante; tentar andar em piso regular, evitar tapetes (se necessário colocar uma fita adesiva no avesso ou borracha antiderrapante); evitar andar de meias ou chinelos largos (especialmente no chão encerado); sentar-se enquanto se veste ou calça; deve ter apenas a mobília necessária em casa, de modo que não seja um obstáculo a passagem; ter boa iluminação em cada; apoiar-se no corrimão quando utiliza as escadas; evitar fios elétricos no chão ou tentar que estejam o mais encostado possível as paredes; usar tapetes de borracha em todas as superfícies que possam ficar molhadas; na casa de banho deve ter uma barra de apoio para sanita, chuveiro e banheira; usar meios auxiliares para andar (bengala, canadiana e andarilho), caso tenha dificuldade na marcha.

Maria Gabriela

Título: Osteoporose e Prevenção de Quedas

Autor: Maria Gabriela (todos os textos)

Visitas: 2

604 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    15-07-2014 às 21:28:35

    As cartilagens de tubarão são excelentes para a osteoporose. Elas nos fazem sentir-se bem e previne até essas quedas. Minha mãe ficou bem melhor depois que começou a tomá-las em forma de cápsulas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdail

    02-11-2012 às 14:15:12

    eu sou homem e também sofro desta doença, mas gostei muito do texto e vou utilizar as dicas

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomário

    30-10-2012 às 20:03:44

    a minha mulher tem osteopore, e já fracturou o fémur, mas nunca ninguém nos alertou para estes cuidados em casa. obrigada

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoguida

    30-10-2012 às 20:01:04

    mais uma vez as mulheres são as mais sacrificadas, tem mais probabilidade de ter osteoporose, mulher sofre

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomiriam

    29-10-2012 às 18:51:11

    parabéns pelo texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlda

    29-10-2012 às 18:49:12

    Ouvi dizer que há medicamentos para tratar a osteoporose que no fim de tomadas a pessoa tem de estar meia hora em pé.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoClara

    29-10-2012 às 18:47:55

    Agora que sei que posso prevenir a osteoporose, vou começar já a tratar disso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJoana

    27-10-2012 às 14:12:37

    Muito bom este texto, gostei muito das dicas para prevenir as quedas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFabiana

    27-10-2012 às 14:05:22

    Sempre ouvir dizer que a minha avó tinha osteoporose mas não sabia porque. Após ser este texto, vou puder a alertar a minha avó para cuidados que ela tem de ter para não se magoar ou fracturar algum osso. Obrigada, está muito claro este texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoOscar

    26-10-2012 às 15:29:34

    Grande texto sobre osteoporose. Obrigado me ajudou muito.

    ¬ Responder

Comentários - Osteoporose e Prevenção de Quedas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios