Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Categoria: Saúde
Comentários: 4
Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

O verão traz inúmeras expectativas positivas de realizações e descanso. A luminosidade e o calor que a data naturalmente traz, proporciona uma mudança de ânimo e comportamento nas pessoas.  O calor e a luminosidade geram bem-estar e necessidade de se estar mais ao ar livre. É nesse ponto que devemos ter mais atenção a fim de não transformar bem-estar em problemas futuros. Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar transtornos e problemas de saúde.

Junto com o calor do verão vêm com maior incidência os raios ultravioletas. Ou na verdade nós nos dispusemos a estar mais em contato direto e em exposição a esses raios. A radiação proveniente dos raios ultravioleta UVA e UVB podem desenvolver câncer de pele, além de queimaduras e mal-estares, ocasionando até desmaios em alguns casos. Essa radiação é responsável também pelo fotoenvelhecimento que é o processo de envelhecimento da pele com o aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão. A prevenção é bastante simples. É questão de reeducação e práticas simples.

O uso do protetor solar é imprescindível para evitar essa radiação ultravioleta. Quanto mais clara a pela maior o fator de proteção solar deve ser. Protetores de valor de proteção menor do que 15 devem ser evitados. O ideal é usar o fator trinta. Crianças menores de seis meses não devem ser expostas ao sol e as maiores devem usar protetores de alto fator e específicos para a faixa etária. O filtro deve ser aplicado meia hora antes da exposição e reposto a cada duas horas. É importante lembrar que o filtro não deve ser usado somente na praia ou na piscina. Ele deve ser usado em todos os momentos e locais. Existem protetores específicos para a região do rosto. Os melhores filtros protegem contra os dois tipos de raios ultravioleta: o UVA e o UVB.

Além disso, mesmo com o uso do filtro solar, é importante buscar ambientes que têm sombra. A radiação solar é refletida pela areia, pelo concreto e pela água. Os cuidados devem ser mantidos inclusive em dias nublados e chuvosos. Os raios ultrapassam as nuvens e são igualmente negativos. Usar tecidos grossos a base de algodão é bom, porque barra um pouco a radiação. Os demais tecidos sintéticos não garantem esse benefício.

Uma alimentação adequada é também importantíssima nessa época do ano. Evitar alimentos pesados, ingerir mais legumes, verduras e frutas, carne branca é a receita ideal para evitar mal-estar. Procurar alimentar-se equilibradamente e hidratar-se constantemente evita maiores problemas. É preciso estar constantemente ingerindo líquidos saudáveis, como água, sucos naturais e chás.

Os cuidados com os olhos nesse período também é muito importante. Eles também sofrem com a radiação solar. Esses raios, quando em contato direto com os olhos, podem ocasionar problemas de visão como a catarata, por exemplo. A proteção para as vistas é o uso de óculos escuros. No entanto estes devem ser de boa qualidade. Óculos mais baratos nem sempre possuem o filtro contra raios UVA e UVB. É o recomendado é procurar óculos que garantam essa proteção. Geralmente eles apresentam um selo  que garante tal proteção.


Rosana Fernandes

Título: Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

771 

Imagem por: Richard0

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    21-07-2014 às 21:28:22

    É bom ir para o sol em horários que nos fazem bem, por exemplo, logo o sol da manhã e o fim da tarde. Evitar o sol do meio-dia, pois é maléfico. Temos que ter muito cuidado mesmo para ter um verão bem saudável. Amo o verão!!!

    ¬ Responder
  • rafael

    20-11-2012 às 22:13:57

    axei muito interesante e serviu para meu trabalho de escola e para minha vida

    ¬ Responder
  • marcela

    10-10-2012 às 00:46:49

    nao achei o queria

    ¬ Responder
  • juliane Araújo dos santosjuliane Araújo dos santos

    05-11-2010 às 23:30:38

    maravilhoso essas dicas sobre saúde, pois aprendemos nos cuidar diariamente!!! valeu pelasdicas

    ¬ Responder

Comentários - Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: Richard0

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios