Health Club doméstico... dá saúde
Normalmente, ela não é valorizada, sendo apenas alvo de reconhecimento e saudade nostálgica quando se encontra debilitada ou comprometida. Pois é, geralmente não se liga àquilo que se tem como garantido, mas a verdade é que, de um momento para o outro, se pode perdê-lo. E nestas questões de saúde, como aliás em todas as áreas da vida, «mais vale prevenir do que remediar» …
No meio do frenesim quotidiano acaba por ficar no esquecimento o que é essencial, sem pensar que, adoecendo, o que se projectou tem de ser adiado, se não mesmo anulado. Se se fazem planos para tanta coisa exterior e perfeitamente supérflua e/ou dispensável, porque não elaborar e seguir um plano de saúde (mensal, bimestral, anual), que inclua um check up completo, nomeadamente a partir de certa idade? Se se leva o carro à oficina para a revisão, porque descurar a “máquina” interna? Na realidade, é ela que nos move… É pena o Ministério da Saúde ainda não ter implementado a obrigatoriedade de realizar inspecções aos indivíduos análogas às dos veículos automóveis.
Quanto mais não fosse pelo receio da aplicação de alguma coima, as pessoas seriam forçadas a velar por si. Para além de que precaver a doença subentende poupança em duas vertentes fundamentais: por um lado, economiza-se dinheiro nos remédios, por outro, e mais importante, livra-se o organismo da intoxicação medicamentosa. Se a isto se somarem os dias de não absentismo ao trabalho ou à escola, os tempos de lazer gozados, as dores evitadas, e os demais benefícios, conclui-se facilmente que saúde potencia saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o conceito de saúde como sendo o «estado de total bem-estar físico, psíquico e social». Alguns talvez acrescentassem o plano espiritual ou outros eventuais. Seja como for, o que interessa é ter saúde para “dar e vender”. Nesta perspectiva, que tal instituir um Health Club lá em casa, com alimentação saudável, descanso conveniente, diversão q.b., caminhadas diárias de 30 minutos, …?
Comentários ( 1 ) recentes
- Daniel Vitorino
26-09-2012 às 16:50:32Concordo. A saúde é o melhor que temos, e quando não temos faz-nos muita falta. É sempre melhor cuidar do que se tem do que tentar reparar o que já não se tem.
¬ Responder