Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Gordura - Agentes Perigosos

Gordura - Agentes Perigosos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Gordura - Agentes Perigosos

Muito usual na alimentação é o excesso de gorduras, provenientes das carnes , um dos grandes riscos para a saúde.

Sabe-se que os especialistas ligados à investigação do cancro , encontraram um estreita relação entre a doença , em particular no intestino grosso, mama e próstata e o consumo de gorduras, especialmente, se saturadas. No entanto, nem todas estas provas são inteiramente concludentes. Isto significa que se tiver cuidado com o que ingere, certamente que não haverá problemas com o excesso de peso ou mesmo obesidade, o que faz também aumentar o risco de cancro do endrométrio e ainda aumentar substancialmente o risco de tumores cancerígenos no intestino grosso e, possivelmente, na mama.

Contudo, torna-se difícil afirmar que isto se deve à ingestão excessiva de gorduras. Todavia, está já comprovado que o risco de cancro nos ovários aumenta com a obesidade.

O que se deve então evitar?

Grande parte dos alimentos contêm nitrinos, quer de origem natural, que provenientes de conservantes nas carnes ou em outros produtos na conserva. No entanto estes nitratos podem reagir com outras substâncias presentes nos alimentos, para produzir nitrosaminas, que quando numa situação de doses elevadas aumentam o risco de cancro do estômago e do esófago.

Convêm evitar o sal que é também responsável de desenvolver tumores malignos no estômago.
O café e o chá devem ser tomados moderadamente pois contêm substâncias que poderão causar alterações diretas no material genético ou que reforçam esse efeito quando tomadas com outras substâncias químicas.

Também se estabelece a relação entre o consumo de café e/ ou de chá , com a incidência da doença da bexiga.

É conveniente lembrar que as bebidas alcoólicas influenciam a génese do cancro, e os seus efeitos são ainda mais devastadores quando associados ao tabaco. Finalmente, a ingestão excessiva de hidratos de carbono ( farináceos) muito refinados , e a ausência de fibras , leva aos tumores no cólon, que está a aumentar consideravelmente.

Deste modo , devemos vigiar estes fatores de risco, consumindo-os moderadamente.
Atenção , em especial ao sal e gorduras saturadas.

Refere-se que além disso todas as bebidas demasiado quentes são suscetíveis de aumentar o risco de cancro do esófago.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Gordura - Agentes Perigosos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: jasonlam

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - Gordura - Agentes Perigosos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: jasonlam

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios