Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O Que É Doença De Chagas? Como É Transmitida?

O Que É Doença De Chagas? Como É Transmitida?

Categoria: Saúde
O Que É Doença De Chagas? Como É Transmitida?

A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é uma doença tropical parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente por insetos da subfamília Triatominae.

Os sintomas mudam ao longo do curso da infecção. Na fase inicial, eles podem não estar presentes ou podem ser: febre, gânglios linfáticos aumentados, dor de cabeça e inchaço no local da mordida. Após 8-12 semanas, os indivíduos entram na fase crônica da doença e em 60-70% nunca desenvolvem outros sintomas.

Os 30 a 40% restantes apresentam sintomas adicionais de 10 a 30 anos após a infecção inicial. Isto inclui o alargamento dos ventrículos do coração em 20 a 30% levando a insuficiência cardíaca. A dilatação do esôfago ou o alargamento do cólon também podem ocorrer em 10% das pessoas.

T. cruzi é transmitido para humanos e outros mamíferos principalmente pela via vetorial, através da picada de insetos hematófagos da subfamília Triatominae, popularmente denominados de "barbeiros".

A doença pode também ser transmitida através de transfusão de sangue, transplante de órgãos, ingestão de alimentos contaminados com o parasita e da mãe para o feto. O diagnóstico precoce da doença é feito pela detecção do parasita no sangue, utilizando um microscópio. A forma crônica é diagnosticada pela presença de anticorpos para T. cruzi no sangue.

A prevenção ocorre principalmente pela eliminação dos barbeiros e em evitar suas picadas. Outros esforços de prevenção incluem a triagem do sangue usado para transfusões. Infecções precoces são tratáveis ​​com a medicação benznidazol ou nifurtimox.

Eles quase sempre resultam em cura se forem dados no início, no entanto, tornam-se menos eficazes quanto mais tempo se passa após contrair a doença. Quando utilizados na forma crônica podem retardar ou prevenir o desenvolvimento de sintomas em fase terminal.

Benznidazol e nifurtimox causam efeitos colaterais temporários em até 40% das pessoas, incluindo doenças de pele, toxicidade cerebral e irritação do sistema digestório.

Estima-se que 7 000 000-8 000 000 pessoas, sobretudo no México, América Central e América do Sul, têm a doença de Chagas. Isso resulta em cerca de 12 500 mortes por ano desde 2006. A maioria das pessoas com a doença são indivíduos de baixa renda e grande parte das pessoas com a doença não percebem que estão infectadas.

Movimentos populacionais em grande escala têm expandido as áreas onde os casos da doença de Chagas são encontrados e estes passaram a incluir muitos países da Europa e nos Estados Unidos. Essas áreas também têm visto um aumento nos casos até 2014.

A doença foi descrita pela primeira vez em 1909 por Carlos Chagas do qual recebeu o nome. Ela afeta mais de 150 outras espécie de animais.
Nas áreas endêmicas, o principal mecanismo de transmissão é o vetorial, ou seja, através de um inseto vetor da subfamília Triatominae,2 principalmente dos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus.3 O inseto infecta-se com Trypanosoma cruzi ao alimentar-se de sangue de animais ou humanos contaminados.

De hábitos noturnos, ele esconde-se durante o dia em fendas nas paredes e telhados, e emerge à noite, quando os habitantes estão dormindo. Por causa da tendência de picar a face das pessoas, o inseto é popularmente conhecido como "barbeiro" ou "chupão". Após a picada e a ingestão de sangue, ele defeca próximo ao local.

O prurido intenso no local da picada ajuda as formas infectantes de T. cruzi (denominadas de tripomastigotas), nas fezes, a penetrarem na ferida da picadura, mas elas também podem penetrar por mucosas intactas, como a conjuntival.2

Uma vez dentro do hospedeiro, o tripomastigota invade as células próximas à inoculação, onde diferenciam-se em amastigotas intracelulares.

Os amastigotas multiplicam-se por divisão binária e diferenciam-se em tripomastigotas, que são liberados na corrente sanguínea, infectando células de tecidos variados, e este ciclo então é repetido diversas vezes. As manifestações clínicas são resultado deste ciclo infeccioso. Os tripomastigotas circulantes não se replicam (diferente da tripanossomíase africana). E a replicação só recomeça quando os parasitas entram em outras células ou são ingeridos por outro vetor.2

Como doença caracteristicamente rural, tradicionalmente acomete pessoas de origem interiorana que habitam ou habitaram casas de baixa qualidade, onde o vetor facilmente se aloja e coloniza.4 Vegetação densa (como as das florestas tropicais) e habitats urbanos não são ideais para o estabelecimento do ciclo de transmissão humano.

No entanto, em regiões onde o habitat silvestre e sua fauna são reduzidos pela exploração econômica e ocupação humana, como em áreas recém desmatadas, áreas de cultura da Leopoldinia piassaba, e algumas partes da região amazônica, um ciclo de transmissão humano pode desenvolver-se quando os insetos procuram por novas fontes de alimentação.5

T. cruzi pode também ser transmitido por transfusões de sangue. Com a exceção dos derivados sanguíneos (como anticorpos fracionados), todos os componentes do sangue são infecciosos. O parasita permanece viável a 4 °C por até no mínimo 18 dias ou mais de 250 dias quando mantido em temperatura ambiente. Não está claro se o T. cruzi pode ser transmitido por meio de componentes do sangue congelados e descongelados.6

Outros modos de transmissão incluem o transplante de órgãos, amamentação e por exposição laboratorial acidental.7 A doença de Chagas também pode ser passada de uma mulher grávida para seu filho (transmissão congênita) através da placenta, com uma prevalência entre as gestantes na América do Sul de 4 a 64,4%, com 0,1 a 7% destas mulheres transmitindo a infecção para os fetos.

Essa forma de transmissão constitui um problema em ascensão na saúde pública e é uma das responsáveis pela urbanização dos casos e pela disseminação da doença em áreas não endêmicas.8

A transmissão oral é uma via pouco frequente de infecção, mas tem sido descrita. Em 1991, trabalhadores rurais no estado da Paraíba, Brasil, foram infectados ao ingerir comida contaminada; transmissão também foi documentada pela ingestão de suco de açaí e caldo de cana infectados.9 10 11 12 13 Um surto em 2007 em 103 crianças numa escola na Venezuela foi atribuído a contaminação do suco de guava.

A doença de Chagas é um problema emergente na Europa, por causa da grande maioria dos casos de infecção crônica serem assintomáticos e por causa de migrantes provenientes da América Latina.

A doença apresenta dois estágios em seres humanos: uma fase aguda, que ocorre pouco tempo após a infecção, e uma fase crônica que se desenvolve ao longo de muitos anos.

A fase aguda ocorre durante as primeiras semanas ou meses desde a infecção. Geralmente, ela não é notada por ser assintomática ou por exibir apenas sintomas moderados que não são únicos da doença de Chagas. Os sintomas podem incluir febre, fadiga, dor no corpo, dor de cabeça, exantema, perda de apetite, diarreia e vômitos. Os sinais no exame físico podem incluir aumento moderado do fígado, do baço e de linfonodos, e inchaço no local da picada do barbeiro (o chagoma).

O marcador mais conhecido da fase aguda da doença de Chagas é chamado sinal de Romaña. O sinal é caracterizado pelo edema das pálpebras do mesmo lado do rosto em que se localiza a ferida produzida pela picada do barbeiro, onde as fezes foram depositadas pelo inseto ou mesmo quando acidentalmente esfregadas para dentro do olho.

Raramente, crianças e adultos morrem durante a fase aguda da doença, porém pode ocorrer uma grave inflamação do músculo cardíaco (miocardite) ou do cérebro (meningoencefalite), que colocam a vida em risco.16 A fase aguda também pode ser grave em pessoas com o sistema imunitário comprometido.

Se houver o desenvolvimento de sintomas durante a fase aguda, eles geralmente se resolvem espontaneamente dentro de três a oito semanas em aproximadamente 90% dos indivíduos.17 18 Embora os sintomas se resolvam, mesmo com o tratamento, a infecção persiste e entra em sua fase crônica.

Dos indivíduos com doença de Chagas crônica, 60–80% jamais desenvolverão sintomas (chamada doença de Chagas crônica indeterminada), enquanto 20–40% desenvolverão sintomas cardíacos e/ou problemas digestivos (chamada doença de Chagas crônica determinada).

Em 10% dos indivíduos, a doença progride diretamente da fase aguda para uma forma clínica sintomática da doença de Chagas.17 18

A doença crônica sintomática (determinada) afeta vários sistemas do organismo, como nervoso, digestório e cardíaco. Cerca de dois terços das pessoas com sintomas crônicos apresentam danos ao coração, incluindo a miocardiopatia dilatada, que causa anormalidades do ritmo cardíaco e pode resultar em morte súbita. Cerca de um terço dos pacientes apresenta danos ao sistema digestório, resultando em dilatação do trato digestivo (megacólon e megaesôfago), acompanhados de grave emagrecimento.

A dificuldade de deglutição (secundária à acalásia) pode ser o primeiro sintoma dos distúrbios digestivos e pode levar à desnutrição.

20% a 50% dos indivíduos com envolvimento intestinal também exibem acometimento cardíaco. Mais de 10% das pessoas cronicamente infectadas desenvolvem neurite, que resulta em alterações sensoriais e dos reflexos tendinosos.

Casos isolados exibem envolvimento do sistema nervoso central, incluindo demência, confusão, encefalopatia crônica e perdas sensoriais e motoras.20

As manifestações clínicas da doença de Chagas se devem à morte de células nos tecidos envolvidos no ciclo infeccioso do parasita, induzindo a respostas inflamatórias, lesões celulares e fibrose.

Por exemplo, o amastigoto intracelular destrói os neurônios intramurais do sistema nervoso autônomo do intestino e do coração, levando ao megacólon e aos aneurismas cardíacos, respectivamente. Se não tratada, a doença de Chagas pode ser fatal, na maioria dos casos por danificação do tecido muscular cardíaco.19

Há uma considerável variação geográfica na ocorrência das complicações cardíacas e de dilatações gastrointestinais em pacientes com doença de Chagas crônica.

Na maioria dos países da América do Sul, as dilatações são quase tão comuns quanto o comprometimento cardíaco. Mas na Colômbia, Venezuela, América Central e México as dilatações são praticamente desconhecidas. Não se sabe se fatores do hospedeiro ou diferenças nas cepas do parasita causariam estes diferentes padrões de expressão clínica da doença

Na fase aguda, a presença do T. cruzi é diagnóstica para a doença de Chagas. Essa fase é caracterizada pela alta parasitemia, o que permite um diagnóstico parasitológico.21 O parasita, em sua forma móvel (tripomastigota), pode ser detectado por exame microscópico direto no esfregaço de sangue fresco ou da camada leucocitária; ou pela preparação de esfregaços corados com Giemsa ou Leishman.4 Microscopicamente, o T. cruzi pode ser confundido com o Trypanosoma rangeli, que não é patogênico para humanos.22 O T. cruzi pode também ser isolado por cultura em meios específicos (por exemplo NNN, LIT), tanto na fase aguda como na crônica.

A fase crônica da enfermidade é caracterizada pela baixa parasitemia e alto nível de anticorpos, diminuindo a eficiência da identificação direta do parasita. Portanto, outros métodos são empregados durante esta fase, entre eles a hemoaglutinação indireta (IFA), imunoflurescência indireta (IIF), enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA), quimioluminescência, TESA-blot, reação em cadeia da polimerase (PCR) e pelo xenodiagnóstico,onde percevejos não infectados são alimentados com o sangue do paciente suspeito, e então seus intestinos são examinados para a detecção do parasita.

Atualmente, ainda não existe uma vacina contra a doença de Chagas26 e a prevenção é, em geral, focada em eliminar o inseto vetor com a utilização de sprays e tintas contendo inseticidas (piretroides sintéticos), e em melhorar as condições de saneamento e habitação nas áreas rurais.

Para os moradores de áreas urbanas que vão passar temporadas, como férias ou acampamentos, em regiões endêmicas, recomenda-se o uso de mosquiteiros. Algumas medidas de controle incluem:

Uma armadilha contendo uma levedura pode ser utilizada para monitorar infestações de certas espécies de triatomíneos (Triatoma sordida, Triatoma brasiliensis, Triatoma pseudomaculata e Panstrongylus megistus).

Foram apresentados resultados promissores com o tratamento dos habitats de vetores com o fungo Beauveria bassiana.

Pode-se selecionar simbiontes do Triatominae através de paratransgênese. Inúmeras vacinas estão sendo testadas atualmente. A vacinação com o Trypanosoma rangeli tem produzido resultados positivos em modelos animais.

Mais recentemente, o potencial de vacinas com DNA para imunoterapia da doença de Chagas nas fases aguda e crônica tem sido testado por vários grupos de pesquisadores.32

Antigamente, a transfusão de sangue era o segundo modo mais comum de transmissão da doença de Chagas, mas, com o desenvolvimento e a implementação do controle dos bancos de sangue, houve uma redução dramática desse risco na última década.

A doação de sangue em todos os países endêmicos da América Latina é submetida a uma pesquisa para Chagas. O teste está sendo expandido para outros países, como França, Espanha e Estados Unidos, que apresentam populações significativas ou em crescimento de imigrantes oriundos de áreas endêmicas.

Na Espanha, os doadores são avaliados com questionários para identificar indivíduos em risco de exposição à doença de Chagas para realizar a triagem.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pela aprovação de medicamentos nos EUA, aprovou dois testes para Chagas e publicou manuais que recomendam a triagem de qualquer sangue ou tecido doados.

Apesar de esses testes não serem obrigatórios nos EUA, estima-se que atualmente 75-90% das doações são testadas para Chagas, incluindo todas as unidades coletadas pela Cruz Vermelha Americana, o que corresponde a 40% de todo o suprimento sanguíneo do país.

O Chagas Biovigilance Network relata a incidência atual de produtos sanguíneos positivos para Chagas nos Estados Unidos, segundo o que é notificado pelos laboratórios utilizando os testes de rastreio aprovados pelo FDA em 2007.

Na doença de Chagas, o tratamento é baseado em drogas antiparasitárias, para aniquilar o parasita, e no controle dos sinais e sintomas da infecção. O tratamento tem como objetivo reduzir a velocidade de acometimento do sistema nervoso parassimpático. Os distúrbios autonômicos provocados pela doença podem resultar, eventualmente, em megaesôfago, megacólon e miocardiopatia dilatada acelerada.

O tratamento antiparasitário é mais eficiente no início da infecção, mas não está limitado à fase aguda. As drogas de escolha incluem os derivados azóis e nitro, tais como o benznidazol38 e o nifurtimox. Ambos os agentes são limitados na sua capacidade de atingir a cura parasitológica (uma eliminação completa do T. cruzi do organismo), especialmente em pacientes cronicamente infectados, e já foram relatados casos de resistência a essas drogas.

Estudos sugerem que o tratamento antiparasitário leva à cura parasitológica em cerca de 60–85% dos adultos e em mais de 90% das crianças tratadas no primeiro ano desde a fase aguda da doença de Chagas. Crianças (idades entre seis e 12 anos) com a doença crônica apresentam uma taxa de cura de aproximadamente 60% com o benznidazol. Apesar de a taxa de cura diminuir com o tempo em que o adulto está infectado com a doença de Chagas, o tratamento com benznidazol tem se mostrado capaz de postergar o início do acometimento cardíaco em adultos com doença de Chagas crônica.17 19

O tratamento da infecção crônica em mulheres antes ou durante a gravidez não parece reduzir a probabilidade de a doença ser transmitida para o bebê. Da mesma forma, não está claro se o tratamento profilático da infecção crônica é benéfico em pessoas que serão submetidas à imunossupressão (por exemplo, em recipientes de transplantes de órgãos) ou em pessoas que já são imunossuprimidas (por exemplo, em pessoas infectadas pelo vírus HIV).

No estado crônico, o tratamento envolve o controle das manifestações clínicas da doença. Por exemplo, marcapassos e medicamentos para arritmias (ritmo irregular dos batimentos cardíacos), como a amiodarona, podem ser muito benéficos para alguns pacientes com acometimento cardíaco crônico, enquanto a cirurgia pode ser necessária no megacólon. Apesar disso, a doença não tem cura nessa fase.

A doença crônica do coração causada pela doença de Chagas tem sido, hoje, uma indicação comum de transplante cardíaco. Até recentemente, contudo, a doença de Chagas era considerada uma contraindicação para esse procedimento, pois acreditava-se que o parasita poderia se aproveitar da imunossupressão após a cirurgia para retomar o acometimento do coração.

Notou-se que as taxas de sobrevida em pacientes com Chagas poderiam aumentar significativamente com a administração de doses menores de drogas imunossupressoras, como a ciclosporina. Recentemente, tem sido demonstrado que o tratamento direto do músculo cardíaco com células-tronco através do transplante de células da medula óssea reduz dramaticamente os riscos de insuficiência cardíaca em pacientes com doença de Chagas.

A doença de Chagas afeta de 8 a 10 milhões de pessoas vivendo em países endêmicos da América Latina, com um adicional de 300 000–400 000 vivendo em países não endêmicos, como Espanha e Estados Unidos. Estima-se que anualmente ocorrem 41 200 novos casos em países endêmicos e que 14 400 crianças nascem com Chagas congênito todos os anos.

Em 2010, a doença resultou em aproximadamente 10 300 mortes em comparação com 9 300 em 1990.43 Estima-se que a taxa de mortalidade anual seja em torno de 14 000.44 No Brasil, estimativas recentes apontam que entre 2 e 3 milhões de pessoas estejam infectadas, e que ocorram cerca de 6 000 mortes anualmente.

A doença está presente em 18 países do continente americano, estendendo-se do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina.2 Chagas existe em duas zonas ecológicas diferentes.

Na região do Cone Sul, o principal vetor vive no interior ou nos arredores das habitações humanas. Na América Central e no México, as principais espécies vetoras vivem tanto no interior das casas como em áreas desabitadas. Em ambas as zonas, a doença de Chagas ocorre quase exclusivamente em áreas rurais, onde os triatomíneos procriam e se alimentam das mais de 150 espécies de 24 famílias de mamíferos domésticos e selvagens, bem como de humanos, que servem de reservatórios naturais do T. cruzi.

Embora os triatomíneos também se alimentem do sangue de pássaros, estes parecem ser imunes à infecção e não são considerados reservatórios do T. cruzi. Mesmo quando colônias de insetos são erradicadas de uma casa ou de abrigos de animais nas redondezas, eles podem re-emergir de plantas ou animais que fizeram parte do ciclo silvático (referente a animais selvagens) do parasita. Esse fenômeno é especialmente provável em zonas com vegetações abertas misturadas a agrupamentos de árvores e interpostas por habitações humanas.

A doença de Chagas crônica permanece um importante problema de saúde pública em muitos países da América Latina, apesar das medidas efetivas de higiene e prevenção, como a eliminação dos insetos transmissores.

Entretanto, algumas conquistas foram alcançadas na luta contra a doença na América Latina, como a redução de 72% da incidência da infecção em crianças e adultos jovens nos países da Iniciativa do Cone Sul e pelo menos três países (Uruguai, em 1997, Chile, em 1999, e Brasil, em 2006) foram certificados como livres da transmissão vetorial e transfusional.

Na Argentina, a transmissão vetorial foi interrompida em 13 das 19 províncias endêmicas e progressos significativos têm sido feitos nesse sentido no Paraguai e na Bolívia.48

O monitoramento para T. cruzi do sangue doado e dos doadores de componentes sanguíneos e de órgãos sólidos, assim como dos doadores de células, tecidos e produtos de células e tecidos, é mandatório nos países endêmicos de Chagas e tem sido implementado.

Há, aproximadamente, 300 000 pessoas infectadas vivendo nos Estados Unidos, o que é provavelmente resultado da imigração de países latino-americanos.

Com o aumento dos movimentos populacionais, a possibilidade de transmissão por transfusão de sangue se tornou mais substancial nos Estados Unidos. A transfusão de sangue e produtos de tecidos é ativamente monitorada nos Estados Unidos, diminuindo, portanto, o risco.


Celso Junior Juniorcis

Título: O Que É Doença De Chagas? Como É Transmitida?

Autor: Celso Junior Juniorcis (todos os textos)

Visitas: 0

397 

Comentários - O Que É Doença De Chagas? Como É Transmitida?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como limpar moedas antigas

Ler próximo texto...

Tema: Antiguidades
Como limpar moedas antigas\"Rua
Quando efetuamos uma compra todos gostamos de receber moedas com um aspeto de novas. No entanto, com o passar de mão em mão as moedas envelhecem e enferrujam. As notas são feitas em papel especial de moeda e estragam com a humidade das mãos. Por outro lado as moedas são obtidas através de ligas metálicas que são mais resistentes do que as notas.

As moedas antigas oxidam porque são muito manuseadas e entram em contacto com a humidade das mãos. São compostas de cobre e aço e á medida que são usadas forma-se uma camada de óxido de cobre sobre ela. O metal cobre presente na moeda é oxidado e forma o monóxido de cobre que tem uma cor escura dando um aspeto horrível à moeda. Isso faz com que elas fiquem enferrujadas e velhas.

Um dos segredos para ficarem novamente brilhantes e avermelhadas é deixá-las de molho com ácido clorídrico. O óxido reage com o ácido clorídrico e dá origem a um sal de cobre que permite á moeda adquirir uma aparência novinha.

Outra forma de as manter novas é coloca-las num copo e cobrir com vinagre. Depois esperar uns minutos e lavar com água.

Nunca se deve lavar com líquidos corrosivos e abrasivos mas sim com um produto para recuperar bronze e prata e esfregar com flanela.

O melhor é usar pasta de brilho e esfregar com uma flanela para ficar a brilhar. Convêm ter duas flanelas em casa, uma para polir a moeda e outra para remover a sujidade.

Para retirar o verdete das moedas o melhor é limpá-las com óleo de amêndoas doces ou com amoníaco e álcool. Há produtos próprios para polir que são muito fortes e deixam a moeda sem cor. È o que mais acontece em numismática.

Há quem use ainda para limpar os metais pasta de dentes e depois passa-se por água. Em seguida seca-se com um pano macio sem esfregar e aplica-se um secador á distância. Se a moeda não estiver muito envelhecida pode apenas escovar-se a seco com uma escova de cerdas macia. Se tiver ferrugem pode ferver-se com azeite e óleo ou sumo de aplicar sumo de limão que é uma antiferrugem. A pasta de dentes também é habitualmente usada. Não se deve usar polidores de metais que dão um brilho artificial às moedas.

Para as arrumar devem ser separadas uma das outras e embrulhadas em papel branco ou em envelopes padronizados do tamanho de uma moeda. Já existem á venda para serem guardadas com eficiência. Depois de limpas são metidas nestes envelopes.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Como limpar moedas antigas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • António 22-07-2016 às 19:09:21

    Tenho moeda com erro de 1 euro italiana.
    Data de 2002, mas no contorno mais exterior data de 2003.
    Aos interessados façam oferta, pois estou a pensar vender.

    ¬ Responder
  • jean 26-02-2014 às 13:07:17

    Tenho varias moedas de prata de varios paises e temho 3 moedas de 40 reis tel 11 9815 3969 jean

    ¬ Responder
  • roberto 20-02-2014 às 22:25:56

    Descrição das moedas para venda
    República Portuguesa
    50 centavos:
    Ano – Quantidade
    1929 – 1
    1944 – 2
    1946 – 1
    1947 – 2
    1955 – 1
    1957 – 1
    1958 – 1
    1959 – 2
    1960 – 1
    1962 – 2
    1964 – 2
    1965 – 2
    1966 – 1
    1967 – 2
    1968 – 1

    1 escudo:
    Ano - Quantidade
    1927 – 1
    1927 – 1
    1929 – 1
    1945 – 1
    1946 – 1

    Moeda da democracia e liberdade:
    25 escudos:
    Ano – Quantidade
    1978 – 1

    Moedas do Centenário da morte de Alexandre Herculano 1877/1977
    2. 50 centavos: 2 moedas;
    5 escudos: 2 moedas;
    25 escudos: 2 moedas.

    1 Moeda da República Portuguesa com caravela da data de 1972

    mais informações: [email protected]

    ¬ Responder
  • jose luis 03-01-2014 às 12:15:09

    boas tenho uma moeda de 1964 com eixo vertical gostava de saber o valor desta moeda que e de um escudo de alpaca e outra de 1921 de 1centavo gostava que alguém mim desse o valor delas obrigados

    ¬ Responder
  • vitor 15-02-2014 às 17:41:10

    180 euros bela

    ¬ Responder
  • MASTHAVEN SECURED LOANS 28-09-2013 às 03:07:11

    empréstimos garantidos masthaven dar empréstimos baratos para o mundo, nós trabalhamos com document.and estamos prontos para dar-lhe um empréstimo que você está procurando. 1.000 €. para 30.000.000,00 euros taxa de juros máxima de 3% ao ano. recuperar mais de 30 anos, tudo o que é exigido de você nessa transação, basta seguir o devido processo de empréstimo e colocar todos os documentos necessários que a minha empresa nós pedimos que você forneça. Para iniciar um negócio, você deve preencher e apresentar um pedido para ser enviado para você neste mail.contact nós agora [email protected]
    Aguardamos sua resposta. Com os melhores cumprimentos.

    ¬ Responder
  • mercy leo 11-09-2013 às 15:47:21

    Bom dia. Eu não posso esconder esse grande testemunho que acontecem na minha vida eu quero que todos saibam que participes e é por isso que eu sempre respondo, eu sou a Sra. misericórdia leo pelo nome, moro em Michigan, Estado Unidos da América, quero de agradecer a Sra. (Kate Lisa) por sua bondade na minha vida familiar. Eu não sabia que ainda há bom emprestador como este na internet e terra aqui. Apenas alguns meses atrás, eu estava procurando por um empréstimo de $ 95.000, enquanto a esgotar-se de dinheiro para comprar comida, e minhas contas incluem aluguel. Fui enganado cerca de US $ $ 4.000 e eu decidi não envolver minha auto em tal negócio novo, mas um amigo do meu me apresentou a uma empresa de empréstimo devido a minha aparência e ações. E eu disse que não estou interessado em qualquer contrato de empréstimo, mas ela disse que ainda há um bom emprestador que ela vai me recomendar, e eu fiz um teste e eu tenho a sorte muito grato que eu sou hoje, eu tenho um empréstimo de US $ 95,000.00 USD, para esta grande empresa (Sra. Maria Lisa), administrado pela Sra. (Kate) Se você estiver na necessidade de um empréstimo genuína ou legítima ou assistência financeira, e você pode ser capaz segura e confiável para pagar o devido tempo do fundos que conselhos, contactá-lo através de: [email protected] E você estará livre de fraudes na internet. Meu marido encantador estende sua saudação para o mundo também se não fosse a senhora (Kate) Eu não posso imaginar como a vida deve ser para a minha família today.Please por favor me ajude a agradecer à senhora deputada (Kate) U e eu sempre vou estar compartilhando este grande coisa que aconteceu na minha vida, em resposta todos os dias. Você é a pessoa certa para mim e minha família a sair da pobreza se aposentar, minha família se estende a sua saudação a você. Ms.mercy leo ...

    ¬ Responder
  • Fred Walton 22-08-2013 às 09:33:37

    bom dia

    Conseguir um empréstimo legítimos têm sido sempre um grande problema para os clientes que experimentam problemas financeiros.
    A questão do crédito e caução são algo que os clientes estão sempre interessados ​​em encontrar um empréstimo de um credor legítimo.
    Mas os serviços de crédito privadas fez a diferença no setor de empréstimos.

    Vegas Empréstimo oferta firme de empréstimos a 3% e creditado para clientes locais e internacionais.
    Tivemos o privilégio de conhecer suas necessidades financeiras.

    * Empréstimos com Investidores
    * Consolidação da dívida
    * Segunda hipoteca
    * Empréstimos de negócio
    * Empréstimos pessoais
    * Empréstimo Internacional

    * A segurança social e sem verificação de crédito é garantia de 100%. Tudo que você tem a fazer é
    deixe-nos saber exatamente o que você quer e certamente irá tornar o seu sonho
    verdade.

    * Contato E = mail: [email protected]

    Honestamente, à espera de sua resposta.

    Atenciosamente
    Mr.Fred Walton

    ¬ Responder
  • Mr Moriz 12-06-2013 às 12:28:06

    Você está na necessidade de empréstimo ou você está procurando uma oferta de empréstimo legítimo e você não poderia encontrar um? nós queremos que você saiba que estamos aqui para lhe dar o melhor de nossa espécie para se certificar de que você sair de que a pobreza, entre em contato conosco hoje em ([email protected]) nós asseguramos quando você voltar a gente vai sorrir depois você obter o seu empréstimo.

    ¬ Responder
  • Mr Moriz 12-06-2013 às 12:19:57

    Você está na necessidade de empréstimo ou você está procurando uma oferta de empréstimo legítimo e você não poderia encontrar um? nós queremos que você saiba que estamos aqui para lhe dar o melhor de nossa espécie para se certificar de que você sair de que a pobreza, entre em contato conosco hoje em ([email protected]) nós asseguramos quando você voltar a gente vai sorrir depois você obter o seu empréstimo.

    ¬ Responder
  • Andrei 30-05-2013 às 16:07:52

    ola tenho Moedas velhas para vender varias ex:
    5 centavos...1924
    50 piastres...1952
    50 pennia...1963
    2 francs...1944
    50 centimos...1949
    10 centavos...1974
    20 croszy...1923

    ¬ Responder
  • Matheus Maciel 29-07-2013 às 15:21:38

    quero saber o valor das moedas

    ¬ Responder
  • Andrei 30-05-2013 às 16:05:23

    ola tenho Moedas velhas para vender varias ex:
    5 centavos...1924
    50 piastres...1952
    50 pennia...1963
    2 francs...1944
    50 centimos...1949
    10 centavos...1974
    20 croszy...1923

    ¬ Responder
  • emerson 16-07-2013 às 19:09:48

    gqual sao os valores

    ¬ Responder
  • Olavo 30-04-2013 às 14:19:52

    Galera usei o do vinagre na moeda de 1869 toda enferrujada, e funcionou, mas tem que fazer várias vezes.

    P.s : Vendo moedas antigas manda pro meu email [email protected]

    ¬ Responder
  • washington 21-04-2013 às 15:00:59

    TOU QUERENDO VENDER UMA MOEDA DE 400 REIS DE 1932,QUEO QUE MIM MANDA UM EMAIL OU MIM ENDEREÇO AQUI DE BH TCHAU

    ¬ Responder
  • Genoveva Barbosa 12-04-2013 às 13:33:15

    Tenho uma moeda datada de 1765 que precisa de ser limpa e gostava de saber se me pode ajudar quanto ao valor que poderá ter o estado dela não é muito bom mas depois de limpa fica tudo visível pois tem relevos e de cobre

    ¬ Responder
  • Pedro Silva 24-03-2013 às 21:01:39

    Li o texto para limpar moedas antigas. Curiosamente todos os métodos que o texto indica são altamente nocivos para as moedas e impróprios para serem utilizados. O autor vai ao ponto de aconselhar a imersão da moeda, durante algum tempo em ácido clorídrico...fazendo tábua raza do facto de que os iões de cloro é que são os principais causadores da destruição do cobre e dos bronzes, porque iniciam o processo do cloreto cúprico e cuproso. Penso que a presunção não deve ceder espaço à ignorância e quem não sabe não deve querer fazer escola. Nem métodos abrasivos nem ácidos devem ser utilizados. O vinagre é ácido acético. Enviem as moedas para Conímbriga onde serão devidamente tratadas por processos electrolíticos´, um dos poucos que é admissível ser utilizado com segurança, por técnico especializado. A corrosão nos metais segue o percurso das dendrites para o seu interior e corroi a moeda por dentro e por fora, por isso o tratamento tem de ser também dirigido ao interior.
    Deixei o mail, se alguém pretender alguma dica, disponham.
    Pedro Silva

    ¬ Responder
  • Io 19-10-2013 às 00:17:56

    Ainda bem que deixou o seu comentário de alerta! Eu estava chocada e triste por ler o post ao qual respondeu. Muitas moedas poderão ter perdido as suas pátinas e o seu valor por causa dos conselhos ignorantes aqui apresentados, e isso deixa-me triste =(

    ¬ Responder
  • SunTrust Loan Investment 28-02-2013 às 18:06:50

    Attn:

    Você está na necessidade de qualquer tipo de empréstimo a uma taxa de juros acessíveis de 3%? se sim contacte-nos agora através [email protected] mais detalhes para prosseguir com o seu contrato de empréstimo urgente ação ...

    Are you in need of any kind of loan at affordable interest rate of 3%? if yes contact us now via [email protected] for more details to proceed with your urgent loan deed contract...

    Best Regards
    Management

    ¬ Responder
  • carlos b ferraz 16-02-2013 às 17:23:44

    tenho muitas moedas antigas do tempo do imperio e tambem da republica estou selecionando por datas e vou vende-las quero saber ondeencontrar o livro da casa da moda atual para saber o valor. caso estejam interessados comuniquem comigo.

    ¬ Responder
  • Camila 16-02-2013 às 08:00:24

    Eu tenho essa msm moeda da imagem só que a minha é de 2.
    Também possuo várias moedas antiga, que recebi de herança de meu avó.
    Não tenho ideia de quanto valem.
    Gostaria de saber se vocês tem algum site que possam me indicar que tenha o valor das moedas?

    ¬ Responder
  • Gabriele 12-02-2013 às 11:38:27

    Eu achei uma moeda com o nome de "New Penny" de 1971, gostaria de saber se vale algo hoje em dia? e de que país é

    ¬ Responder
  • joão caseiro 02-02-2013 às 18:39:51

    tenho uma moeda moeda 5$00 - Republica Portuguesa - Centenário da Morte de Alexandre Herculano - 1877 / 1977

    queria vender...quanto oferecem por ela?

    ¬ Responder
  • Daniel 26-01-2013 às 05:48:17

    oi
    Você quer receber o crédito para a implementação de seus projetos, que pretende beneficiar da boa vontade, você quiser desfrutar de um crédito para o progresso de seus estudos, você quer mudar o carro, equipar-se aparelho você oferecer um novo lar. Infelizmente, verifica-se que você está desempregado, um estudante ou um estudante de pessoa, para atendê-lo a jusante Está desempregado ou preso no banco ou você não me oponho a não-bancária incidente além de seu controle, portanto, não instituição financeira está disposto a emprestar-lhe. No entanto, você precisa para financiar o projeto de seus sonhos e que você como um coração ou você quer comemorar muitas preocupações mais, isso não deve ser um problema, eu posso lhe conceder este empréstimo com uma taxa de juros de 2% Aproveite esta oferta agora entrando em contato comigo por e-mail no seguinte endereço:
    Mail: [email protected]

    ¬ Responder
  • diamantino borges 10-01-2013 às 08:51:51

    tenho várias moedas de 10,20,50,centavos e moedas de escudo várias datas vendo ao melhor preço.

    ¬ Responder
  • willian 08-01-2013 às 20:14:58

    tenho 700 moedas de 1Ұ, 180 de 5Ұ, 7 de 10Ұ, 1 de 50Ұ, 2 de 100Ұ, 1 de 500Ұ mormal e 3 de 500Ұ do centenario se alguem interessar [email protected]

    ¬ Responder
  • luciana 01-07-2014 às 03:48:45

    Ainda tem moedas para vender? que cor são as moedas? Tenho interesse em comprar

    ¬ Responder
  • Rev Harry Jackson 10-12-2012 às 21:45:09

    Bom dia,

         Estou Rev. Harry Jackson, um emprestador legítimo. Nós somos da IGREJA empréstimo financeiro. Oferecemos todos os tipos de empréstimos para qualquer parte do mundo. Clientes de empréstimo são ofertas legítimas as taxas de juros rápidos e acessíveis de 3%. Nossos pacotes incluem: Auto Loan * Home Loan * Crédito Hipotecário * As empresas empréstimo * Empréstimo Internacional * Empréstimo pessoal e muito mais. Por favor, se você está interessado no prazer e na nossa oferta financeira, não hesite em contactar-nos em

    Nome: Rev. Harry Jackson

    Email: [email protected]

    Diga: 447024031141

    ¬ Responder
  • liliana almeida lourenço 01-12-2012 às 18:37:16

    Boa tarde
    tenho várias moedas antigas se alguem me poder ajudar em relação a preços agradecia ou se alguem estiver interessado em alguma contacte [email protected]

    tenho várias da Republica portuguesa, ex-colónias portuguesas e estrangeiras.Bem como algumas comemorativas em bom estado de conservação:

    IV centenário da morte Camoes 1580-1980
    regiao autonoma dos Açores 1980
    Dia Inter. Defecientes 1981
    Mundial de hoquei 1982
    Fao 1983
    Centenário da morte de Alex Herculano 1877-1977
    25 Abril 1984
    D.Joao I 1385-1985
    X Aniversário Açores 1986
    D.Afonso Henriques 1986
    XXIV Jogos Olimpicos 1988


    ¬ Responder
  • luzelir 26-11-2012 às 11:16:04

    oi,bom dia tenho uma moeda de 20 cruzeiros do ano 1965 e duas de 10 cruzeiros,tbm tenho uma de dez centavos de 1975.faça oferta!vlw

    ¬ Responder
  • adriano Salles 25-11-2012 às 14:38:12

    oi meu nome é adriano e me entereçei no seu anuncio pois tenho varias moedas antigas do ano de 1939 a 1991
    estou pedindo pelas moedas mais antigas R$100,00 e as mais novas R$50,00. se tiver enterece manda um mensagen
    no meu email:[email protected], tanbem tenho algumas sedulas do ano de

    ¬ Responder
  • Maná 11-11-2012 às 14:04:25

    Tenho uma moeda comemorativa do aniversário de 800 anos da Casa de Wettin, Alemanha datada do ano de 1889, não sei muito sobre ele, se alguém tiver alguma informação sobre tal responde ai!

    ¬ Responder
  • Oscar 22-01-2013 às 21:24:42

    Já vendeste a tal moeda? Te compro ela. Me manda uma mensagem para [email protected]

    Abraços

    ¬ Responder
  • Alexandre 08-01-2013 às 03:45:26

    Te compro ela,me envia email para [email protected]

    ¬ Responder
  • marcos 28-10-2012 às 13:22:38

    eu tenho até uma nota de um dolar

    ¬ Responder
  • joaquim tome 20-10-2012 às 20:24:36

    vendo coleção completa de 5o centavos alpaca
    1 escudo alpaca completa mas a de 1935 não sei se é verdadeira ou falsa
    x centavos completa
    xx centavos completa
    5 escudos completa de cupro niquel
    2.5 completa de cupro
    e outras inf

    ¬ Responder
  • kamila cunha 12-10-2012 às 20:57:43

    eu tenho uma de 1 centavo de 1995 mas nao consigo
    tirar o ferrugem com vinagre

    ¬ Responder
  • Nuno CasimiroNuno Casimiro

    09-10-2012 às 12:42:43

    Boa Tarde:

    Coleciono moedas antigas, e encontrei um produto á pouco tempo para as limpar, que ficam espetacular, tinha uma de 1770, que estava toda preta, quase não se percebia os numeros, utilizei esse produto e ficou mesmo com a côr do cobre.
    Se estiverem interessados mandem-me email para [email protected], pois comprei aqui numa drogaria local, posso-vos comprar e enviar sem problema.

    Cumprimentos a todos

    ¬ Responder
  • FREGAPANI 19-11-2012 às 00:14:12

    Olá, boa noite! Vi seu comentario sobre o produto que vc encontrou para realizar a limpeza de moedas. Vc teria como me passar o nome deste produto?
    Desde já agradeço

    ¬ Responder
  • José Carvalho 08-10-2012 às 16:40:05

    Vendo moedas da República tais como escudo e cinquenta centimos de 1935 e de 2,50 de 1937 prata

    ¬ Responder
  • José 20-08-2012 às 19:42:32

    Compro-vendo moedas.
    Compromoedas em especial da monarquia portuguesa e estrangueiras.
    Também vendo compro troco.
    Interessados contactem.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • Tobias Rocha 21-02-2013 às 16:27:47

    Tenho moeda de 1 escudo e duas de 50 centavos de 1935 para vender, da Republica Portuguesa.

    ¬ Responder
  • hideki 20-02-2013 às 00:39:58

    vendo moedas antigas do japao,chinesas,etc. estou no japao ok.

    ¬ Responder
  • Coleccionador 18-02-2013 às 19:02:39

    Boa noite.

    Sou de Lisboa, Portugal. e estou a vender moedas REPÚBLICA PORTUGUESA,algumas raras, sendo estas:

    50 centávos de 1930 e 1931

    1 escudo de 1930 e 1931, entre outras....

    Para mais informações contactem [email protected]

    Cumprimentos

    ¬ Responder
  • edvan 23-12-2012 às 23:58:01

    tenho 50 moedas entre 1880 a 1980 uma em prata,ALGUMAS DE D.PEDRO I,FRANÇA ESPAÑA,ITALIA,ALGUMAS Q NAO SEI O PAIS,E UMA ESPECIE DE MEDALHA MAS NÃO TEM A PERFURAÇÃO PARA PENDURA-LA DO PAPA J.PAULO II,COM A IMAGEM DE UM LADO DO PAPA E DO OUTRO LADO UMA SANTA,DO ANO DE 1980 EM BRONZE E UMA PEQUENA MEDALHA DE BRONZE CREIO QUE DE PORTUGAL COM UM ROSTO DE UM HOMEM COM NOME MUITO EXTENSO E DO OUTRO LADO A IMAGEM DE SÃO JORGE. OK FICO GRATO,TL 11-981846020,SP CAPTL.

    ¬ Responder
  • Artur Reis 12-11-2012 às 09:16:11

    tenho moedas para venda desde 1915 até 1993 e notas de 50 escudos de 1964,1968,1980,100 escudos de 1985,1988,20 escudos 1964,1971,1978 se estiver interessado ou que conheça alguem que esteja e mandar email

    ¬ Responder
  • susana 10-10-2012 às 04:33:09

    tenho várias moedas antigas portuguesas e estrangeiras

    ¬ Responder
  • myrella 23-08-2012 às 17:39:41

    ola estou vendendo muitos tipos de moedas antigas se tiver como me liguem no celular : (11)951755536 ou Tel : (11)27222987 muito obrigada

    ¬ Responder
  • diogo 20-08-2012 às 19:36:30

    O melhor e não limpar em especial as da monarquia.
    E melhor comprar moedas de rolo ou de saco.
    Cumps

    ¬ Responder
  • joeldina 06-08-2012 às 02:36:21

    ganhe herança algumas muitas moedas antigas mas não sei como organizar por favor me ensine organizar.gostaria de começa uma coleção [email protected]

    ¬ Responder
  • gilson 08-08-2012 às 03:00:38

    olá amigo vc tem que adquirir um catalogo de moedas p vc se organizar. qualquer coisa me manda email ai tbm coleciono e quem sabe posso te ajudar. [email protected]

    ¬ Responder
  • Dinis 29-07-2012 às 12:35:43

    Ola sou de Viseu e tenho algumas moedas antigas vendo ou troco se alguém estiver enteresado eis o meu num.926453673

    ¬ Responder
  • Raphael 21-07-2012 às 20:50:12

    Olá, tenho coleções de moedas, cédulas, selos e medalhas. Estou organizando por data, valor e raridade. Quem tiver interesse de conhecer a coleção ou estiver procurando algo em especial, favor entrar em contato por e-mail: [email protected]

    ¬ Responder
  • Daniela dos Santos 16-07-2012 às 22:58:27

    Olá, estou em Portugal e tenho algumas moedas para vender... Alguem poderia dar-me uma noção de preços??
    Obrigada.
    As moedas são:

    20$00 - Moçambique - Republica Portuguesa - 1960
    5$00 - Republica Portuguesa - 1981
    2$50 - Republica Portuguesa - Centenário da Morte de Alexandre Herculano - 1877 / 1977

    1 Escudo - 1959
    1 Escudo - 1961
    1 Escudo - 1973
    1 Escudo - 1989

    50 Centavos - Colonia de Angola - Republica Portuguesa - 1950

    50 Centavos - Republica Portuguesa - 1951
    50 Centavos - Republica Portuguesa - 1965
    50 Centavos - Republica Portuguesa - 1966
    50 Centavos - Republica Portuguesa - 1968

    5 Ptas - Francisco Franco Caudillo de Espanã por la G. de Dios - 1957

    20 Koneek - CCCP - 1961

    ¬ Responder
  • antonio 13-10-2012 às 17:46:28

    amigo eu compro-lhe a moeda 2$50 - Republica Portuguesa - Centenário da Morte de Alexandre Herculano - 1877 / 1977

    por 20 euros

    ¬ Responder
  • liliana lourenço 02-12-2012 às 15:13:44

    BoA TARDE

    Sou de portugal tenho algumas moedas antigas da republica portuguesa , ex colonias e estrageiras. tambem algumas comemorativas
    centenario da morte de alex. herculano, fao, jogos olimpicos 25 de abril etc...se tiver interessado em alguma em especial contacte [email protected]
    obrigada

    ¬ Responder
  • José António Manta 08-01-2013 às 15:13:07

    Li o seu comentário e se ainda estiver interessado eu vendo essa moeda por esse preço. Aguardo resposta.

    ¬ Responder
  • Moedas For Sale 11-07-2012 às 09:43:34

    Olá todos,

    Criei um blogue para mostrar as moedas que possuo e caso estejam interessados em adquirir alguma, bata deixar comentário lá. http://afeiradaladra.wordpress.com

    Obrigado.

    ¬ Responder
  • gilson 10-07-2012 às 17:05:51

    compro,vendo e troco moedas antigas... [email protected]

    ¬ Responder
  • cesaltina fernandes 02-03-2013 às 17:42:52

    gostaria de saber se ta entresado em comprar uma mueda de 5 reis 1906 e quanto da por ela

    ¬ Responder
  • JOAQUIM TOME 10-08-2012 às 02:02:04

    tenho varias moedas de 50 centavos e 1 escudo portuguesas de:
    -50 centavos
    27/28/29/30/31/40/44/45/46/47
    -1 escudo
    27/28/29/40/45

    ¬ Responder
  • corina 09-07-2012 às 23:27:13

    eu tenho moedas de ouro prata niquer bronzer para vender espero uma oferta boa

    ¬ Responder
  • mair 05-07-2012 às 02:43:48

    compro e vendo moedas antigas, msn e e-mail:
    [email protected]

    ¬ Responder
  • hide 10-09-2012 às 00:39:35

    tambem eu vendo moedas antigas raras do japao,chinesa.

    ¬ Responder
  • wellington 29-06-2012 às 21:46:26

    caso vcs tiverem moedas de 1920 ou de 1905 me adicione email: [email protected] eu sou um colecionador já tenho 35,567 moedas antigas de muitos paises

    ¬ Responder
  • jaime 17-10-2012 às 12:25:40

    eu tenho uma moeda em prata de 1 taler de 1805 de friedrich august III estado saxónia
    German em mbc
    é uma moeda muito rara e vendo-a por 390.00€

    ¬ Responder
  • Antonio Gabriel 10-07-2012 às 15:55:45

    Tenho várias desse período.
    Se souber o preço unitário me informe pelo meu e-mail ([email protected])

    ¬ Responder
  • Antonio Gabriel 03-07-2012 às 14:48:18

    Tenho várias desse período mencionado por você (mais de cem).
    Se interessar especifique-as e me diga quanto valem.

    ¬ Responder
  • Jorge 02-07-2012 às 23:39:08

    Possuo uma moeda de 1873 valor de 40 Reis,
    30 mm. de diametro

    ¬ Responder
  • pedro 28-06-2012 às 22:41:53

    ei eu tenhu 90 moedas a antigas de 1938 até ... kerp ki alguem avalie elas para mim meu gmail:[email protected]

    ¬ Responder
  • Compro Moedas 28-06-2012 às 12:04:08

    Caso queiram vender moedas antigas, pf. enviem fotos das moedas para [email protected]

    ¬ Responder
  • valdir 27-06-2012 às 15:31:45

    tenho varias moedas antigas de diversos lugares quero vender ok.

    ¬ Responder
  • Compro Moedas 27-06-2012 às 13:26:06

    Tenho interesse em comprar moedas antigas, sou colecionador. Se quiserem vender, mande mensagem com fotos das moedas.

    ¬ Responder
  • cris 26-03-2013 às 23:21:56

    muitas moedas antigas

    ¬ Responder
  • rg 25-10-2012 às 19:00:35

    Tenho varias moedas para venda uma vez que as tenho repetida na minha coleção, diga-me algumas em que tenha interesse.
    para lhe dizer se tenho.

    ¬ Responder
  • Hugo Fernandes 08-08-2012 às 02:56:18

    tenho cerca de 300 moedas para venda, o que necessita?

    ¬ Responder
  • HELTON 16-06-2012 às 18:33:34

    tambem to vendendo notas e moedas antigas uma moeda tem uns 45 anos

    ¬ Responder
  • gilson 20-06-2012 às 02:56:12

    manda fotos p/ meu email: [email protected]

    ¬ Responder
  • augusto 15-06-2012 às 17:02:59

    tenho muintas notas antigas e quero vendelas se entereçar entre em contato [email protected] ou tel 031 71032036 bh

    ¬ Responder
  • amanda (só tenho 9 aninhos) 12-06-2012 às 17:02:23

    adorei as suas dicas eu tenho uma moeda antiga que achei de 1788 e eu vou leva-la para a escola amanhã por que tenho uma gincana pra fazer na escola então vou levar a moeda mais antiga e ela estava suja mais com a sua dica ela ficou limpinha

    ¬ Responder
  • daniel 10-06-2012 às 04:22:38

    Tenho uma moeda do Brasil Império de 1870...Tem mais de 140 anos, está danificada pois achei numa praia em Macéio...Quanto será que ela vale? Vocês sabem com faço para deixa-la em bom estado? Se alguém puder me responder, envie neste email [email protected] Obrigada.

    ¬ Responder
  • Luis 19-05-2012 às 22:48:30

    Tenho moedas nacionais e estrangeiras para vender. vendo baratinho. Tenho muitas de 2$50 dos anos 80, 70 e algumas de anos 60. tenho muitas estrangeiras ,,,contactem-me

    ¬ Responder
  • daniel 10-06-2012 às 20:04:12

    Tenho uma moeda de 1870...Encontrei na praia em Maceio....estava danificada pela ação da agua do mar...Alguem conhece algum produto para limpar? Se houver interessados tambem posso vender...Entrem em contato no email [email protected]

    ¬ Responder
  • Daiane 17-05-2012 às 21:04:33

    Olá pessoal recebi do meu avô algumas moedas antigas ( umas entre 1889 e 1914, algumas com busto de Santos Dumont e Almirante Tamandaré e outras estrangeiras) quero vender todas... alguém tem interesse???

    ¬ Responder
  • Roberto da Silva Sales 31-12-2012 às 13:48:02

    Mande fotos e valor que quer.

    ¬ Responder
  • gilson 12-06-2012 às 04:48:37

    olá estou...tem como me mandar algumas fotos p meu email. [email protected]

    ¬ Responder
  • lima 05-05-2012 às 07:29:00

    obrigado pela dixa sobre as moedas.
    comecei a pouco tempo minha colecao e espero crescer nela .virou um grande hobby ficar com uma lupa olhando uma por uma de minhas moedas.
    valeu

    ¬ Responder
  • Valdeci 30-04-2012 às 07:10:29

    Tenho várias moedas e cédulas antigas para vender interessados fazer contato.

    ¬ Responder
  • pedro victor 27-04-2012 às 22:37:30

    olá galera então, gostaria de comprar notas e moedas de outros paises tipo notas da chinha ,europa,japao etc..se alguem estiver a disposiçao de vender por favor peço que me envie um email [email protected]
    grato atensiosamente

    ¬ Responder
  • elisabete córdova 27-04-2012 às 06:24:21

    tenho moedas antigas e cedulas,quero vender.varias moedas do ano de 1822 entre outras...interessados ligar;(51)93440854
    com Elisabete.

    ¬ Responder
  • Fillipi Pessoa 14-04-2012 às 13:15:44

    tenho moedas de reis de 1926 quero vander

    ¬ Responder
  • sidneyprado 23-07-2012 às 19:03:13

    Olá gostaria de ver as fotos da cédulas á venda. Como contata-lo;?

    ¬ Responder
  • valdenio alves 11-04-2012 às 03:43:01

    Tenho aproximadamente 300 moedas antigas para
    vender,de 1917 1949,interessados enviar imail
    para [email protected]
    valor minimo pelo lote;R$ 2,000

    ¬ Responder
  • aline faraco 07-03-2012 às 05:02:34

    achei uma coleção de moedas que era da minha avó, e fazia mais de 10 anos que n sabia onde elas estavam, domo me mudei de casa, nas arrumações as encontrei, e gostaria de vende-las porém n tenho a menor ideia de qto valem, são muitas e bem antigas, dei uma olhada por cima achei algumas do uruguay e da argentina tb e umas brasileiras, que n tem ano inscrito, porém diz algo como republica dos estados unidos do brasil ou algo parecido, são maiores que as normais... alguém tem conhecimento disso pra me orientar? obrigada

    ¬ Responder
  • bil 27-05-2012 às 21:26:12

    eutadmen

    ¬ Responder
  • gilson 28-04-2012 às 19:00:52

    estou interessado meu email. [email protected]

    ¬ Responder
  • gabriel 27-05-2012 às 21:30:40

    eutenho

    ¬ Responder
  • valdiney 28-02-2012 às 22:38:31

    tenho varias moedas e cedulas antigas estou vndendo quem se enteressar entre em contato;

    ¬ Responder
  • Yano Salum Schettini 17-02-2012 às 15:17:37

    @alex junior
    [email protected]

    ¬ Responder
  • Marioney Luiz Felicio 08-02-2012 às 17:56:32

    @valfredo moreira salomao
    cara boa tarde..vendes fracionado?

    ¬ Responder
  • nuolivei 06-02-2012 às 22:37:22

    Compro, troco e vendo moedas. sou colecionador mas não comerciante. Contacto: [email protected]

    ¬ Responder
  • Thiarles 29-01-2012 às 01:22:23

    tenho 2 moedas da época de Petrus II, e varias da época de Getúlio, gostaria de uma dica de preço.

    ¬ Responder
  • maico 20-01-2012 às 15:06:55

    @ricardo
    eu tenho muitas moedas para troca se vc se interessar meu msn é [email protected]
    moedas de 1901 ate 2009 brasileiras e estrangeiras

    ¬ Responder
  • rosemeire 17-01-2012 às 16:11:12

    tenho umas oitenta notas antigas e varias moedas tambem antigas,se achar interesados vendo tambem.

    ¬ Responder
  • Tiago 15-01-2012 às 17:10:27

    boa tarde!
    tenho algumas moedas que adquiri de herança e de te uma de V reis de 1884 e mais algumas de 1924 e outras mais se alguem estiver interresado contacte-me a partir deste nr 914200671

    ¬ Responder
  • breno 10-01-2012 às 11:37:11

    quanto que vale uma meda de 1922 do 1° sentenario do bresil

    ¬ Responder
  • Anselmo Picolli 03-01-2012 às 19:15:29

    Olá sras. e srs. Tenho várias moedas das épocas do D.Pedro I e II, Getúlio Vargas, com Rui Barbosa na estampa, entre outras. Estou interessado em vendê-las. São Paulo, Brasil.

    Email acima: [email protected]
    Em bom estado de conservação.

    Grata- Anselmo

    ¬ Responder
  • Samuel 01-01-2012 às 20:15:35

    Tenho várias moedas antigas para venda...

    Datas de 1890, 19XX...

    Contacto: 913332225

    ¬ Responder
  • Maubert 10-12-2011 às 16:16:07

    Para moedas de ouro: passe(esfregue bem!), folhas de tomates (qualquer) depois lave normalmente e seque.
    Para moedas de prata: Ponha numa panela, água suficiente para cobrir todas as moedas e...deixe ferver, após coloque um pedacinho de sabão côco e 'deixe ferver por alguns minutos
    (em fogo baixo) para evitar transbordar a panela)... lave com água fria e ...seque!

    ¬ Responder
  • Waldeir 09-12-2011 às 17:07:37

    tenho uma coleção bem modesta de moedas brasileiras, principalmente do período da ditadura militar.

    ¬ Responder
  • alex junior 07-12-2011 às 19:15:47

    tenho varias moedas antigas nacionais e estrangeiras a mais velha e de 1869 se tiver interessado me mande um email e eu mando as fotos

    ¬ Responder
  • yanosalum 15-11-2011 às 01:01:31

    @Claudio
    Estou interesado nas tuas moedas e quem queser vender moedas para min me mande um e-mal [email protected]

    ¬ Responder
  • Claudio 15-10-2011 às 14:27:50

    @Ruben
    Olá boa tarde.
    Tenho várias moedas antigas a partir do ano de 1950 e notas do Iraque e Marrocos.
    Se estiver interessado por favor contacte-me.
    Obrigada

    ¬ Responder
  • irineu 27-04-2013 às 20:42:15

    compro qualquer moeda em ouro.PRICIPALMENTE AS ANTIGAS.

    ¬ Responder
  • Claudio 15-10-2011 às 14:26:36

    Olá boa tarde.
    Tenho várias moedas antigas a partir do ano de 1950 e notas do Iraque e Marrocos.
    Se estiver interessado por favor contacte-me.
    Obrigada

    ¬ Responder
  • Ruben 12-09-2011 às 21:31:47

    estou interessado em compara moedas antigas e moedas de euro de comemoração ou de coleção

    mandem-me email.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • geraldo gomes 08-09-2011 às 15:31:03

    @Geraldo Gomes
    meu e-mail mudou, agora é [email protected]

    ¬ Responder
  • heloisa 14-08-2011 às 03:46:41

    @sara ramo

    Gostei muito da materia s-moedas, muito interessante, possuo algumas mas não estava conseguindo limpá-las, vou seguir as instruções e voltarei em outra oportunidade, grata,

    ¬ Responder
  • Diego 11-08-2011 às 22:55:20

    Compro moedas antigas, interessados favor enviar e-mail para mim, [email protected]
    favor colocar algumas fotos e valor.
    obrigado

    ¬ Responder
  • claudemir josé 10-08-2011 às 17:56:27

    Gostaria de vender minha querida coleção de moedas nacionais e internacionais. Entrem em contato. Obrigada.

    ¬ Responder
  • maiara taís de souza 08-08-2011 às 22:42:12

    tenho moedas antigas como eu faço para vende-las se alguém estiver interessado por favor entrar em contato

    ¬ Responder
  • luis silva 08-08-2011 às 16:34:03

    tenho uma moeda de 1720 e gostaria de saber se esta ou nao interessado e, ou se podia me dar informaçoes como e por quanto a vender... me contacte: [email protected]

    ¬ Responder
  • elder silva 02-08-2011 às 17:38:14

    @adilson
    mande fotos de suas moedas!

    ¬ Responder
  • william carlos 26-07-2011 às 00:31:01

    tenho uma pequena porem bela coleção de moedas brasileiras e estrangeiras, ex: 500 reis 1822-1922 centenario da independencia(rarissima)
    interessados em saber mais sobre minha coleção entrar em contato
    email: [email protected]

    ¬ Responder
  • alexandre medrado 22-07-2011 às 22:44:32

    @pedro
    Tenho notas antigas novinha e moedas vc ainda tem interesse de comprar ?

    ¬ Responder
  • vitalina 22-07-2011 às 00:39:53

    Tenho varias moedas brasileiras .Gostaria de saber com devo fazer para vende-las?

    ¬ Responder
  • Miguel Sousa 20-07-2011 às 11:26:04

    @ric
    Bom dia,

    Tenho centenas de moedas de 10 centavos (aluminio) e algumas dezenas de moedas de X e XX centavos (bronze)para venda de vários anos.

    Sou da zona do Porto.
    Está interessado?

    ¬ Responder
  • ric 08-07-2011 às 11:22:22

    boas quem tiver moedas ou notas antigas eu compro sou colecionador enviem e-mail [email protected]

    ¬ Responder
  • Renato 24-06-2011 às 18:29:26

    Olá Ana,

    gostaria de saber sobre sua coleção de moedas.
    me ligue (11)6731-7662 [email protected]

    ¬ Responder
  • Kleber araujo dos santos 21-06-2011 às 01:21:23

    @ramires
    tenho uma moeda de 1 new penny de 1971

    ¬ Responder
  • andré 19-06-2011 às 23:35:33

    sou do interior de sao paulo
    tenho moedas antigas e moedas estrangeiras gostaria de vende las
    tenho moeda de 1901 ( 400 reis ) ...

    ¬ Responder
  • Juliana 08-06-2011 às 21:41:15

    Tenho várias moedas antigas, entre elas uma de 2000 reis de prata de 1913 (no site chamam "estrelas soltas") que segundo vi é a mas valiosa, duas de 2000 reis de 1926, uma de 1935 com o caxias no verso, uma de 200 reis (MCMI). E mais várias outras a partir de 1920. Quero vende-las ([email protected])

    ¬ Responder
  • Pedro 07-06-2011 às 22:25:04

    Tenho uma moeda de 1 escudo de 1929 para vender

    ¬ Responder
  • Gomes Leal 27-05-2011 às 20:11:06

    Boa tarde! tenho varias moedas para vender, o qual destaco as seguintes: X Reis 1883 - XX Reis 1883 - E duas de 20 Centavos 1925. Obrigado
    [email protected]

    ¬ Responder
  • Matheus Gomes 18-05-2011 às 02:39:25

    Gostaria de comprar moedas antigas !!!
    contatos:[email protected]
    (interesse na moeda de @Ronnie)

    ¬ Responder
  • miguel goncalves 09-05-2011 às 18:56:56

    @pedro
    tenho varias moedas para vender.se kiser comprar entre em contacto komigo.obrigado

    ¬ Responder
  • miguel goncalves 09-05-2011 às 18:52:17

    @Ronnie
    tenho uma moeda de 500 reis brasileiros de 1889 em prata.gostava de saber se esta interessado.

    ¬ Responder
  • Antonio Gabriel 28-06-2012 às 14:02:21

    quando souber, por favor me avise.
    [email protected]

    ¬ Responder
  • Ronnie 28-04-2011 às 04:58:48

    tenho interesse em moedas Brasileira Sou de BH se tem pra vender eu compro cotato
    [email protected] - Ronnie.

    ¬ Responder
  • Léia Marcia 20-01-2013 às 15:14:59

    boa tarde!
    Tenho mais de 100 moedas que vao desde 1889 a 1995 e cedulas tambem, incluse a de 50 cruzeiros autografada da Princesa Isabel entre outras raras tambem. Se houver interesse mande email.
    obrigada
    Léia

    ¬ Responder
  • Tyko 15-04-2011 às 13:31:34

    Tenho 400 reis de 1898,400reis 1923 e algumas moedas de Cuba,França,Caribe,Espanha. Estão a venda.

    ¬ Responder
  • luiza de marilac g do amaral 11-04-2011 às 20:36:21

    etou interessada a vendervarias oedas antigasfavor entrar em contato

    ¬ Responder
  • Gaby 08-04-2011 às 18:54:24

    @ramires
    Tenho várias moedas antigas, pretendo vendê-las.

    ¬ Responder
  • pedro 29-03-2011 às 17:30:19

    @Giselda Marilsa zamai
    tenho interesse nas suas notas,cedulas,moedas.
    emtre em conctacto comigo

    ¬ Responder
  • Giselda Marilsa zamai 29-03-2011 às 05:18:11

    Olá, tenho moedas antigas e também cédulas, estaria interessado em comprá-las? Por favor, entre em contato, obrigada

    ¬ Responder
  • Leandro 25-03-2011 às 19:26:37

    @Ana
    Olá Ana, tenho interesse nas moedas. Por favor entre em contato pelo email [email protected] ou pelo fone (11) 4451-1796. Obrigado !

    ¬ Responder
  • geraldo 02-03-2011 às 19:46:22

    aceito doacoes de moedas e selos para museu

    ¬ Responder
  • Ana 23-02-2011 às 23:21:24

    Ola. Tenho uma colecçao de moedas muito antigas e estou a pensar em me desfazer delas, se estiver interessado contante me,pose ve las se kiser.obrigada

    ¬ Responder
  • maria de fatima lopes 23-02-2011 às 17:14:07

    @adilson
    vendo moedas de 0.50 centavos, 1.00, 2.50,5.00,10.00 0.10centavos,0.20 centavos X centavos e XX centavos se puderem diga me alguma coisa sou de lisboa

    ¬ Responder
  • Celso Santos de Andrade 13-02-2011 às 20:35:10

    tenhos diversas moedas e quero vendê-las

    ¬ Responder
  • tiago 11-02-2011 às 17:17:27

    Tenho uma colecçao de notas e moedas de mais de metade do mundo.
    gostava de avalialas mas nao sei onde.??
    sera que me pode indicar algum site ou sitio?
    Agradecia imenso

    ¬ Responder
  • juvenal alves dos santos 05-02-2011 às 17:53:16

    tenho varias moedas, cedulas e selos antigos,brasileiros e de outros paises,contudo parei de coleciona-lo a mais de 20 anos , porque desanimei.não tenho paciência para tal, apesar de gostar de antiguidades, exatamente porque exprimem histórias do passado.
    contudo, pretendo vende-los, mas como naõ sou catedratico em avaliaçaõ, não acompanho seus ciclos e mercado, naõ sei como e nem para quem vende-las.é claro que se não tiverem preço satisfatório, prefiro cintinuar deixando-os guardado para poste

    ¬ Responder
  • ricardo 04-02-2011 às 17:55:20

    @Geraldo Gomes
    boa tarde
    gostaria de saber porque tipo de moedas gostaria de trocar
    pois tenho bastante moeda para troca
    mas nada de especial
    como tanbem fostaria de saber se estaria entressado em vender toda a colecao de selos
    abraco

    ¬ Responder
  • josé carlos da fonseca 04-02-2011 às 15:08:58

    tenho várias moedas antigas do brasil e outros paises, tenho tambem selos, facas, espadas, estatuetas e outros objetos posso enviar detalhes aos interessados. sou de ribeirão preto sp caso tenham interesse envie e-mail para [email protected]

    ¬ Responder
  • oswaldo 31-01-2013 às 15:24:52

    Boa tarde,tenho uma medalha a muitos anos que preciso me desfazer URGENTE,trata-se de uma de 1855 do ministerio da agricultura do governo frances ,meu telefone é 16 9994 2803-Ribeirao Preto tenho URGENCIA por motivo de saúde.grato Oswaldo.

    ¬ Responder
  • Alonso 03-02-2011 às 12:11:04

    Quero vender moedas de 200 reis do ano de 1970.

    ¬ Responder
  • Antonio 18-05-2012 às 20:18:22

    Em 1970 já não existia a moeda ou notas em "reis"

    ¬ Responder
  • solange 15-03-2012 às 20:45:42

    quero vender moedas antigas.como 400reis,500reis 200 reis,1.000e outras se enteresar entre em contato comigo.

    ¬ Responder
  • sara ramos 17-12-2010 às 23:57:12

    tenho uma coleção de moedas do meu pai que intenciono continuar mas não estão soberbas.queria que me explicasse passo a passo como o devo fazer e que produtos utilizar.porfavor ajude-me.obrigado

    ¬ Responder
  • Alcino Francisco 06-12-2010 às 15:09:06

    @rafael falcão

    Sr. Rafael ,
    Boa tarde .
    Será que o senhor poderia enviar para o meu email as fotos das notas .

    Obrigado pela atenção.

    Francisco

    ¬ Responder
  • cledinaldo 23-11-2010 às 14:37:30

    ola tenho um moeda antiga de 50 centavos de 1944
    época de Getulio Vargas

    quero vende.

    ¬ Responder
  • ramires 26-10-2010 às 06:40:10

    sou colecionador de moedas e cedulas estrangeiras e nacionais antigas.compro moedas e cedulas
    entre em contato comigo.
    051-97728003 cel
    email [email protected]
    obrigado

    ¬ Responder
  • marta 20-03-2012 às 01:11:23

    Possuo variedades de cédulas,,cruzeiro antigo,, desde das primeiras notas até as atuais de hoje,,em perfeita conservação,,sem dobras.. Todas originais..Gostaria de negociá-las.. Estão a disposição para vendas..Desconheço o valor delas no momento..

    ¬ Responder
  • ramires 26-10-2010 às 06:33:59

    @marilene entre em contato comigo se tiver as moedas ainda obrigado

    ¬ Responder
  • ricardo 19-07-2015 às 22:07:41

    VENDO AS SEGUINTES MOEDAS ANTIGAS:

    10 CRUZADOS DE 1988
    50 CRUZEIROS DE 1984
    50 CRUZEIROS DE 1983
    10 CRUZEIROS DE 1988
    20 CRUZEIROS DE 1984
    500 CRUZEIROS DE 1985
    5 CRUZADOS DE 1986

    VALOR DE VENDA R$ 80,00

    TRATAR 11-982995220 RICARDO

    ¬ Responder
  • Geraldo Gomes 03-09-2010 às 17:49:52

    Oi,possuo um album com 2.300 selos de varios paises, não sou filatelista, porem coleciono moedas quem estiver interessado, troco por moedas antigas. [email protected]

    ¬ Responder
  • geraldo gomes 10-04-2012 às 04:34:45

    só ratificando meu e-mail mudou, agora é [email protected],

    ¬ Responder
  • adilson 29-08-2010 às 03:14:17

    Compro moedas, interessados mandar fotos, no meu email
    [email protected]

    ¬ Responder
  • marlete de carvalho 18-04-2013 às 11:06:38

    tenho varias moedas dentre elas portuguesa5$00 do ano1964,portuguesa 5$00 1933,1 centenario da independecia de 1000 reis 1822 á1922,getulio vagas ,floriano peixoto1939 2000 reis tenho uma que é doseculoxx 1761deve de der valioza só que esta velhinha, gostaria de saber o valor e como faço pra vender, tenho varias ,obrigada .

    ¬ Responder
  • cristina 12-05-2012 às 23:25:49

    tenho varias moedas antigas de 1967,1945,1982, tenho uma que eu acho que e japonesa nao tenho certeza pretendo vender todas por 500,00reais sao aproxidamente umas vinte ou mais interessados entrar em contato no meu email

    ¬ Responder
  • adolfo 10-05-2012 às 12:23:15

    eu tenho varias moedas para vender e muitas cedulas de dinheiro antigo sãop cerca de 250 cedulas e 400 moedas

    ¬ Responder
  • valfredo moreira salomao 24-08-2010 às 14:23:42

    Tenho aprossimadamente 28o moedas antigas entre nacionais e estrangeiras.vendo todas nâo sou colecionador,nem sei qual è o valor real de cada. Vendo urgente.contato [email protected]

    ¬ Responder
  • ERICA 23-08-2010 às 21:44:26

    Então aquelas alianças feitas com moedas antigas oxidam?

    ¬ Responder
  • marilene 10-08-2010 às 04:09:00

    Tenho várias moedas e notas antigas, quero vender.

    ¬ Responder
  • raifran 04-04-2012 às 10:40:45

    quanto vc quer nelas?

    ¬ Responder
  • rafael falcão 07-06-2010 às 20:10:35

    tenho muitas moedas que ganhei de herança para vender ...(900)
    te mando fotos
    meu e-mail [email protected]
    vendo de barbada

    ¬ Responder
  • Carlos 17-04-2010 às 03:19:59

    muito util sua informação, obrigado-Carlos-Florianopolis/Brasil

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios