Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Prevenir As Varizes

Prevenir As Varizes

Categoria: Saúde
Prevenir As Varizes

Toda mulher gosta de mostrar as pernas, sobretudo nos dias quentes em que as saias e shorts vira quase que figurino obrigatório. Mas, além da vaidade, as varizes podem se tornar inimigas do seu bem-estar. Sensação de pernas pesadas, dores, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo são alguns sintomas das varizes, um problema que afeta 38% da população brasileira, sendo que o número de casos é muito mais frequente nas mulheres do que nos homens.

A explicação para isso pode estar nas alterações hormonais pertinentes às mulheres e, especialmente durante a gravidez, quando o aumento do útero dificulta o retorno do sangue venoso.

Outros os motivos também são apontados para a ocorrência de varizes são excesso de peso, o uso de anticoncepcionais, bem como terapias de reposição hormonal e algumas atividades de trabalho que demandam longos períodos em pé ou sentado. Além disso, a hereditariedade ainda aparece como fator preponderante para o surgimento do problema, pois a pessoa já nasce com maior propensão de dilatação das veias.

De acordo com Gilberto Narchi Rabahie, cirurgião vascular do HCor, as varizes aparecem quando as válvulas venosas - por onde o sangue retorna das extremidades do corpo para o coração - perdem a elasticidade e dilatam de modo a não conseguir mais cumprir sua função. O sangue passa, então, a refluir, o que provoca mais dilatação e refluxo, levando à formação de varizes. "Uma vez dilatadas, sua função fica comprometida e pode levar a sintomas como dor, cansaço, inchaço, peso nas pernas e cãibras, devido à retenção do sangue nestas veias com dilatação. Além destes sintomas, o paciente tem também um desconforto estético", explica.

Nem precisamos falar que, do ponto de vista estético, as varizes criam limitações até mesmo na hora de escolher a roupa, já que as mulheres evitam modelitos mais curtos, evitando deixar as pernas de fora. No entanto, o tratamento das varizes é fundamental somente para a melhora estética, mas sim dos sintomas e, principalmente para evitar maiores complicações. "Hoje, existem as mais modernas tecnologias como o Laser Vascular, que torna a cirurgia de correção de varizes menos invasiva. Na cirurgia com Laser as veias não são removidas, mas cauterizadas, trazendo benefícios como redução do trauma cirúrgico, proporcionando excelente recuperação pós-operatória e o retorno às atividades habituais é mais precoce do que a técnica convencional", esclarece Rabahie.

O procedimento correto para quem tem varizes é procurar um cirurgião vascular, para diagnosticar qual é o melhor tratamento para o seu caso. Se houver alguma contraindicação ao procedimento cirúrgico, medidas paliativas podem ser aplicadas como uso de meias elásticas compressivas e medicações que melhorem o retorno venoso. As meias elásticas são uma ótima iniciativa pois servem para diminuir os sintomas e o inchaço. "As meias indicadas são as de média compressão e devem ser colocadas pela manhã antes mesmo de descer da cama, ou após um repouso de 5 a 10 minutos caso não as coloque antes de levantar", declara o cirurgião.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas). "Os fatores genéticos e hereditários não podem ser ignorados, pois são fatores que também influenciam no desenvolvimento de varizes", afirma o médico.

Quer aprender algumas formas simples de prevenir as varizes e manter as pernas lindas? O cirurgião vascular dá algumas dicas:

- Evite excesso de peso, adotando uma alimentação equilibrada;
- Evite usar salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue;
- Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações;
- Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;
- Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação;
- Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;
- Não fume, pois o cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes;
- Use meias elásticas;
- Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.


Miguel Pereira

Título: Prevenir As Varizes

Autor: Miguel Pereira (todos os textos)

Visitas: 0

507 

Comentários - Prevenir As Varizes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios