Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Massagem para curar e relaxar

Massagem para curar e relaxar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Massagem para curar e relaxar

Quando se fala em curar, quase sempre associamos a uma doença física que atormenta alguém.

Quando se fala em relaxar quase sempre associamos a férias ou praia.
Mas há outras formas de curar e relaxar ao mesmo tempo.

Podemos prevenir uma doença, antecipando-nos à sua aparição ou detectá-la numa fase muito precoce, curando-a na sua essência, partindo da harmonização de todos os órgãos do corpo.

Muito resumidamente este é um dos princípios da medicina ayurvédica, em que privilegia o conhecimento (ou a ciência) da vida.
Este conceito desenvolveu-se durante milhares de anos no ceio do povo indiano e muito provavelmente está na base de toda a medicina moderna.
Quando falamos em medicina, falamos numa área muito abrangente da doença e da cura. Essa também é a abrangência da medicina ayurvédica.

Obviamente, pela sua complexidade, que incidiria por exemplo na alimentação, na rotina diária, na meditação, na actividade física, etc. não se pode falar de toda esta abrangência num pequeno texto como este. Fico-me pela massagem que é uma pequenina parte dessa área tão vasta.
Comecemos pela palavra Ayurveda: em sânscrito é a conjugação de outras duas palavras: ayus ou vida e veda ou conhecimento. Temos, portanto, o conhecimento da vida.

Quando falamos especificamente na massagem ayurvedica e partindo deste principio, conhecimento da vida, devemos ter logo presente o dosha do paciente. Trata-se da característica psicofísica da pessoa. Cada ser é único e possui características só dele. Os doshas podem ser de três tipos: Vata, Pitta e Kapha.

Podemos referir muito superficialmente que a presença de Vata revela sintomas no nosso corpo como secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insónia. Pitta revela sintomas de azia, fezes soltas, calor no corpo, suor, pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritação e agressividade. Kapha revela sintomas de aumento de peso, lentidão, preguiça, oleosidade e secreções.

Ninguém é puramente Vata, ou puramente Pitta ou puramente Kapha. Todos nós temos um bocadinho de cada, contudo, caracterizamo-nos por ter características mais de um do que dos outros.

Podem ser determinados através inquéritos breves e simples, dando uma ideia ou orientação do dosha dominante no indivíduo ou de outros mais complexos e profundos que podem dar uma indicação mais objectiva.
Após o conhecimento do dosha dominante, a terapia ayurveda, nesta vertente da massagem, com a aplicação do óleo mais adequado e com a ajuda do terapeuta, vai tentar equilibrar os doshas, criando uma verdadeira harmonia ao nível do corpo, mente e espírito.

A massagem ayurvedica, além de um excelente meio de descontracção e relaxamento, proporciona ao mesmo tempo a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito da pessoa.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são"), do poeta romano Juvenal.


Vitor Serro

Título: Massagem para curar e relaxar

Autor: Vitor Serro (todos os textos)

Visitas: 0

627 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoManuel

    10-07-2012 às 12:18:27

    Acho que estou a precisar de uma massagem dessas...

    ¬ Responder

Comentários - Massagem para curar e relaxar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios